Portugal está entre o top 10 dos países mais democráticos do mundo

0
1644

Os dados foram retirados e examinados pelo programa Variedades da Democracia (V-Dem). Em um total de 210 países examinados em diversos setores sociais, a melhor posição de Portugal é referente à democracia.

O estudo anual ‘Democracy For All?’ (‘Democracia para Todos?’, em português), desenvolvido pelo programa V-Dem da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, Insere Portugal dentre os 10 países democráticos que mais respeitam os direitos e as liberdades da população local.

A relação é liderado pelo País: Noruega. Em seguida surge a Suécia e finalizando essa colocação, está a Estônia. A 4ª posição esta sendo ocupada pela Suíça que é seguida pela Dinamarca, Costa Rica, Finlândia, Austrália e Nova Zelândia.

E fechando o top 10 está o país Portugal. Vale lembrar que nos dez primeiros lugares estão apenas três países não-europeus.

No que diz respeito aos parâmetros de liberdades e igualdades sociais e eleitoral, Portugal diminui uma posição para o 11.º lugar, No entanto, a queda é consideravelmente maior quando o parâmetro em análise é a participação política. Neste quesito o nosso país fica-se pela 38.ª posição.

Numa análise mais global, os escritores do relatório alertam para o crescimento da autocracia em países como o Brasil, os Estados Unidos da América, a Índia, a Rússia e a Turquia.