Nunca estará sozinho! Comunidade brasileira em Portugal cresceu e motivo é óbvio

0
1064

Não há dúvidas nenhumas que a comunidade brasileira em Portugal está crescendo muito. Segundo uma pesquisa recente, o motivo para isso é claro: a segurança de topo que se verifica nesse momento nesse país da União Europeia. Relembramos que com o nosso passo a passo atualizado para morar em Portugal todo oe processo vai se tornar mais simples.

Segundo as últimas pesquisas, Portugal é mesmo considerado o terceiro país mais seguro de todo o mundo, ficando também como um dos que mais aspetos positivos tem para os seus imigrantes. Vale a pena recordar que, além da enorme segurança e quase ausência de crime, a educação e a saúde, todas elas gratuitas, também estão bem no nível de excelência dos países da União Europeia.

Uma comunidade brasileira gigante, que não pára de crescer

Como garante o site “Exame”, mais de 80 mil brasileiros vão viver para Portugal na procura da sua enorme segurança. 

Basta caminhar alguns minutos pelas ruas de Lisboa para perceber a quantidade de brasileiros por todos os lados. Apenas em 2017, cerca de 870 mil turistas brasileiros visitaram o país. Mas não é só. Os brasileiros são a maior comunidade de estrangeiros residentes em Portugal. Oficialmente, são cerca de 80 mil pessoas, mas especialistas afirmam que este número é bem maior. Os dados foram divulgados pelo escritório de estatística da União Europeia.

Fugir da crise e da violência, buscar qualidade de vida e segurança são apenas alguns dos motivos que estão levando muitos brasileiros a fazerem as malas para viver em Portugal.

A migração de brasileiros para a “terrinha” não é de hoje e já sofreu mudanças significativas. A escritora Ana Silvia Scott, em seu livro Portugueses, relata como a migração mudou os sentimentos entre portugueses e brasileiros nas últimas décadas.

Depoimento de um brasileiro feliz e realizado em Portugal

O engenheiro Zwy e sua mulher vieram para Portugal com o mesmo visto que Lurdes. Ele conta que, após ter tomado um tiro em uma tentativa de assalto em São Paulo, chegou à conclusão de que não dava mais para viver no Brasil.

“Eu nunca tinha pensado em vir para Portugal, mas comecei a ler matérias que falavam do país. Então resolvi vir com a minha mulher, em março de 2016, para dar uma olhada. Eu adorei isso aqui e, em 24 horas, eu decidi: quero mesmo é ficar aqui, porque é muito legal! Entramos com processo (no Consulado), foi super rápido naquela época e em agosto a gente estava aqui”, conta Zwy.

Para o engenheiro a grande vantagem de viver em Portugal é a segurança. “A gente não tem esse tipo de preocupação aqui. Acho incrível isso aqui, não preciso olhar pro lado, não preciso olhar pra trás, não preciso achar que alguém vai aparecer e ferir a gente”.

Facilidade legal na hora de se naturalizar português

Os brasileiros foram os que mais receberam nacionalidade portuguesa no ano de 2016. Neste ano, a nacionalidade lusitana foi concedida a pouco mais de 25 mil pessoas, entre as quais estão 8 mil brasileiros, ou seja, 31% do total.

Entre os brasileiros que adquiriram, em 2016, nacionalidades europeias, 36,3% foram obtidas em Portugal; 27% na Itália e 15,4% na Espanha.

Se quiser viver nesse país maravilhoso, tenha suas dúvidas eliminadas e faça parte da nossa enorme equipe que com nosso curso atualizado entrou e se legalizou em Portugal, sabendo de tudo para tornar o processo rápido e simples.