Minho, Portugal: uma região deslumbrante de história, cultura e gastronomia

388

Diversos itinerários de viagens em Portugal chegam apenas ao norte, até a adorável (mas inegavelmente turística) cidade do Porto. Não cometa esse erro! Continue um pouco mais e descubra a região histórica do Minho Portugal.

Aqui, vinhedos ondulantes, cidades charmosas e praias de areia dourada se combinam para criar o cenário para uma fuga romântica. Conhecida pela sua hospitalidade, a região do Minho é o local ideal para saborear Vinho Verde num café na calçada, viajar no tempo enquanto visita alguns dos marcos históricos de Portugal, ou mesmo desfrutar de um lindo pôr do sol.

Você sonha em Morar em Portugal Legalmente? Conheça Agora o Método Morar em Portugal – Passo a Passo Completo do ZERO pra você poder Morar em Portugal

A Região do Minho em Portugal

A Região do Minho pertence a província do noroeste de Portugal e recebe o nome do rio Minho. Considerado o berço de Portugal, o Minho é também a casa do famoso vinho português “Vinho Verde”.

É possível fazer uma viagem de um dia a algumas das principais atrações da região, Aqui está uma das principais opções para incluir em qualquer passeio a região do Minho:

Guimarães

Castelo de Guimarães – Portugal

Considerado o berço de Portugal , foi aqui que nasceu o venerado Rei D Alfonso Henriques, que posteriormente declarou a independência de Portugal. Visite o Castelo medieval de Guimarães para ver o local de nascimento de Alfonso, também o local de muitas batalhas importantes no início da história de Portugal.

Créditos: Wikipédia

Enquanto estiver por lá, não vai querer perder o Centro Histórico de Guimarães , Patrimônio Mundial da UNESCO, reverenciado pela sua beleza e preservação. Aconselhamos almoçar entre os edifícios góticos do encantador Largo da Oliveira e, em seguida, aproveitar para passear pelas muitas ruelas sinuosas.

Guimarães é um dos passeios excelente de um dia saindo do Porto, por isso, se quer conhecer a cidade sem os grupos turísticos, vale a pena passar uma noite. Em alternativa, visite no final do dia, quando muitos grupos turísticos se preparam para regressar ao Porto.

Você sonha em Morar em Portugal Legalmente? Conheça Agora o Método Morar em Portugal – Passo a Passo Completo do ZERO pra você poder Morar em Portugal

Coisas para fazer em Guimarães – o coração da histórica região do Minho

1. Castelo de Guimarães

Estima-se a data do século X, pensa-se que o Castelo de Guimarães foi a terra natal do primeiro rei de Portugal, Afonso Henriques – e por isso é amplamente considerado um santuário nacional.

2. Explore o Palácio do Duque de Bragança

Monumento nacional, este palácio localiza-se aos pés do Castelo de Guimarães. Remonta à década de 1420 e foi a casa dos primeiros duques de Bragança. Visite os requintados vitrais e a mobília do século 16 em exibição.

3. Largo da Oliveira

A praça histórica da Velha Guimarães também alberga algumas das atrações mais emblemáticas da cidade. Aqui encontra a Igreja de Nossa Senhora da Oliveira, antigo mosteiro que acolheu o Museu de Alberto Sampaio.

Em frente à igreja está o icônico Padrão do Salado, um santuário gótico do século 14 que comemora a Batalha do Rio Salado.

Viana do castelo

Viana do Castelo é uma cidade com muitos lugares para aproveitar e curtir o lazer com os amigos ou familiares. Se acompanhar a agenda cultural da Câmara Municipal de Viana do Castelo, você vai encontrar várias coisas para fazer, tais como concertos, exposições, sessões cineclubistas, feiras de artesanato, e muito mais.

Além disso, pode aproveitar as praias marítimas e fluviais, as cachoeiras ao redor da cidade, ir ao Santuário de Santa Luiza, tomar uma cerveja ou um café na Praça da República e frequentar os museus.

Você sonha em Morar em Portugal Legalmente? Conheça Agora o Método Morar em Portugal – Passo a Passo Completo do ZERO pra você poder Morar em Portugal

As melhores coisas para fazer em Viana do Castelo – a joia do Minho, Portugal

1. Praça da República

Não pode deixar de visitar esta grande praça da cidade no centro histórico da cidade de Viana do Castelo com a sua imponente fonte renascentista. I Praça da República é o ponto de partida perfeito para explorar ainda mais o Centro Histórico e sua mistura de edifícios históricos.

2. Navio Hospital Gil Eannes

Outrora um navio-hospital português a ajudar as frotas da pesca do bacalhau, o Gil Eannes é hoje um museu único no cais de Viana do Castelo. Vale a pena uma visita para entender a vida dos trabalhadores de hospitais no mar, bem como para saber mais sobre os 20 anos de serviço de Gil Eannes.

3. Praia do Cabedelo

Do outro lado do rio Lima, esta praia de areia dourada é ideal para esportes aquáticos ou banhos de sol. É considerada uma das mais belas praias da Região do Minho.

4. Santuário de Santa Luzia

A icônica Basílica mesmo à saída de Viana do Castelo. Vá até lá para ver as amplas vistas da costa, as florestas de pinheiros verdes e, é claro, para admirar a impressionante arquitetura de inspiração bizantina da igreja. O funicular (o mais longo de Portugal) é uma forma fácil e divertida de chegar.

Ponte de Lima

Ponte de Lima é considerada a vila mais antiga do país. A cidade é pequena, porém encantadora, com uma distinta ponte medieval que toca música durante o dia e se ilumina à noite.

A história da Ponte de Lima é única; quando os romanos estavam marchando pela primeira vez por Portugal, eles erroneamente acreditaram que o rio Lima era o rio do esquecimento, um rio lendário que diz limpar todas as suas memórias.

O capitão apenas convenceu o exército a cruzar dizendo que o feitiço seria quebrado se ele chamasse cada um de seus nomes. Claro, a ideia funcionou e a ponte foi construída mais tarde. Ao longo das margens do rio estão 24 esculturas de soldados que ainda comemoram os Legionários.

Você sonha em Morar em Portugal Legalmente? Conheça Agora o Método Morar em Portugal – Passo a Passo Completo do ZERO pra você poder Morar em Portugal

O que fazer na Ponte de Lima? – a vila mais charmosa do Minho, Portugal

1. A Ponte de Lima

Passeie por esta ponte medieval que data de 1368

2. Relaxe em um café à beira do rio

É na zona ribeirinha que grande parte da ação acontece na Ponte de Lima. Saboreie o Vinho Verde, a casta assinatura da Região do Minho, enquanto desfruta do ritmo descontraído da cidade.

Outros destinos populares na região do Minho, em Portugal

Com tempo limitado no Minho Portugal, não tivemos oportunidade de visitar todos os “imperdíveis”. Aqui estão alguns outros pontos de interesse a considerar adicionar ao seu itinerário de viagem em Portugal:

Braga

Terceira maior cidade de Portugal, Braga parece velha e jovem. É o lar de praças e igrejas históricas, bem como de uma movimentada universidade. Enquanto você estiver aqui, não perca:

– Comer nas Frigideiras do Cantinho. Datado de 1796, o restaurante mais antigo em funcionamento de Braga é também onde encontrará frigideiras cozinhadas na perfeição e segundo a receita centenária.

-Visitando a Sé de Braga. Catedral mais antiga de Portugal, esta joia arquitetônica no norte de Portugal é cercada por becos sinuosos de paralelepípedos

-Faça uma excursão ao Bom Jesus do Monte. Este santuário está localizado fora de Braga. O local de peregrinação é famoso por sua escadaria barroca de 116 metros

Você sonha em Morar em Portugal Legalmente? Conheça Agora o Método Morar em Portugal – Passo a Passo Completo do ZERO pra você poder Morar em Portugal