Você sabia? Portugal tem uma das universidades mais velhas do mundo!

3100

Existem instituições de ensinos no mundo que foram fundadas séculos antes de Pedro Álvares Cabral pisar em solo brasileiro. É o caso da universidade de Bologna, na Itália, por exemplo. Quando o Brasil foi descoberto, em 1500, a universidade existia havia 412 anos. Hoje, a faculdade de Bologna tem pouco mais de 900 anos.

Porém, hoje iremos abordar a Universidade de Coimbra!
Conheça um pouco sobre ela.

Universidade de Coimbra

País: Portugal.

Ano de fundação:
1290.

Tamanho:
quase 25 mil estudantes.

Curiosidades:
a instituição foi realocada várias vezes, aos sabores das vontades dos reis de Portugal, finalmente sendo fixada em Coimbra, a terceira maior cidade do país.

Posição no ranking: entre a 401ª e 410ª melhores universidades do mundo.

Vamos falar um pouco sobre a Universidade de Coimbra…

A Universidade de Coimbra (UC) GCSE é uma universidade pública localizada na cidade de Coimbra, em Portugal. É uma das universidades mais antigas do mundo ainda em operação, sendo a mais antiga e uma das maiores do país.[2] Composta por 3 polos, 8 faculdades e 18 museus, a instituição conta ainda com o Jardim Botânico e o Estádio Universitário de Coimbra em um espaço com 24,815 alunos em 2010, o que provavelmente esses números são bem maiores.

Hoje, a Universidade de Coimbra conta com oito Faculdades (Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física) e cerca de 25 mil alunos.

Atualmente a Universidade espalha-se por três grandes polos: A alta universitária, Polo I, onde se situam a reitoria e os serviços administrativos, partilhando o edifício histórico da Universidade com a Faculdade de Direito.

Ainda na Alta Universitária, situam-se as Faculdades de Letras e de Psicologia, bem como os Departamentos de Arquitetura, Ciências da Vida, Química, Física, Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC).

Completam o conjunto o edifício da Biblioteca Geral e Arquivo. O Polo II, ou Polo de Engenharia, onde se situam os departamentos de engenharia da FCTUC.

Departamentos:

Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Departamento de Engenharia Informática, Departamento de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Química, Departamento de Engenharia Mecânica, Departamento de Ciências da Terra

O Polo III, ou Polo das Ciências da Saúde, onde se situam a Faculdade de Medicina e Faculdade de Farmácia e são lecionados os cursos pré e pós graduados da área da saúde, incluindo o Mestrado Integrado em Medicina e o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, entre muitos outros.

Situam-se aqui ainda alguns laboratórios de investigação associados às faculdades, como o CNC (Centro de Neurociências e Biologia Celular), CEF (Centro de Estudos Farmacêuticos), AIBILI (Association for Innovation and Biomedical Research on Light and Image), entre outros. A Faculdade de Economia, situada num palacete da Avenida Dias da Silva, está afastada dos outros 3 polos, e foi criada em 1972.

Fonte: Wikipédia
Obs: Alguns dados podem sofrer alterações!

 

.

Quer aprender a trabalhar em casa e sem riscos? CLIQUE AQUI.