Você sabia? Portugal tem uma das universidades mais velhas do mundo!

0
1519

Existem instituições de ensinos no mundo que foram fundadas séculos antes de Pedro Álvares Cabral pisar em solo brasileiro. É o caso da universidade de Bologna, na Itália, por exemplo. Quando o Brasil foi descoberto, em 1500, a universidade existia havia 412 anos. Hoje, a faculdade de Bologna tem pouco mais de 900 anos.

Porém, hoje iremos abordar a Universidade de Coimbra!
Conheça um pouco sobre ela.

Universidade de Coimbra

País: Portugal.

Ano de fundação:
 1290.

Tamanho: 
quase 25 mil estudantes.

Curiosidades: 
a instituição foi realocada várias vezes, aos sabores das vontades dos reis de Portugal, finalmente sendo fixada em Coimbra, a terceira maior cidade do país.

Posição no ranking: entre a 401ª e 410ª melhores universidades do mundo.

Vamos falar um pouco sobre a Universidade de Coimbra…

Universidade de Coimbra (UCGCSE é uma universidade pública localizada na cidade de Coimbra, em Portugal. É uma das universidades mais antigas do mundo ainda em operação, sendo a mais antiga e uma das maiores do país.[2] Composta por 3 polos, 8 faculdades e 18 museus, a instituição conta ainda com o Jardim Botânico e o Estádio Universitário de Coimbra em um espaço com 24,815 alunos em 2010, o que provavelmente esses números são bem maiores.

Hoje, a Universidade de Coimbra conta com oito Faculdades (Letras, Direito, Medicina, Ciências e Tecnologia, Farmácia, Economia, Psicologia e Ciências da Educação, Ciências do Desporto e Educação Física) e cerca de 25 mil alunos.

Atualmente a Universidade espalha-se por três grandes polos: A alta universitária, Polo I, onde se situam a reitoria e os serviços administrativos, partilhando o edifício histórico da Universidade com a Faculdade de Direito.

Ainda na Alta Universitária, situam-se as Faculdades de Letras e de Psicologia, bem como os Departamentos de Arquitetura, Ciências da Vida, Química, Física, Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCTUC).

Completam o conjunto o edifício da Biblioteca Geral e Arquivo. O Polo II, ou Polo de Engenharia, onde se situam os departamentos de engenharia da FCTUC.

Departamentos:

Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores Departamento de Engenharia Informática, Departamento de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Química, Departamento de Engenharia Mecânica, Departamento de Ciências da Terra

O Polo III, ou Polo das Ciências da Saúde, onde se situam a Faculdade de Medicina e Faculdade de Farmácia e são lecionados os cursos pré e pós graduados da área da saúde, incluindo o Mestrado Integrado em Medicina e o Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas, entre muitos outros.

Situam-se aqui ainda alguns laboratórios de investigação associados às faculdades, como o CNC (Centro de Neurociências e Biologia Celular), CEF (Centro de Estudos Farmacêuticos), AIBILI (Association for Innovation and Biomedical Research on Light and Image), entre outros. A Faculdade de Economia, situada num palacete da Avenida Dias da Silva, está afastada dos outros 3 polos, e foi criada em 1972.

Fonte: Wikipédia
Obs: Alguns dados podem sofrer alterações!