Top 10 – Profissões mais procuradas em Portugal

Portugal é um país que oferece empregos em muitas áreas. Porém, sabemos que sempre há a famosa “skilled occupation list” como em outros países que, nada mais é, do que uma lista de profissões em ascensão, e que, muitas vezes, não contam com o número suficiente de profissionais qualificados para a área.

Veja abaixo quais são as 10 principais áreas de conhecimento que estão em crescimento em Portugal e precisam de profissionais especialistas

10 – Recursos Humanos

Você tem formação e experiência na área de RH? Então consulte os sites portugueses de emprego e veja muitas oportunidades. Dos profissionais mais procurados, Recursos Humanos representa 7%.

9 – Consultores

Quem trabalha com consultoria também tem boas chances de se dar bem em solo português. Os consultores experientes e com boas referências encontram emprego com facilidade. A procura por esse tipo de profissional representa 8%.

8- Automação

Na área de automação, os técnicos em robótica, programadores CNC de máquinas robotizados e programadores de automação estão sendo muito procurados por empresas e instituições portuguesas representa 9%.

7- logística

O aumento das exportações em Portugal é um dos fatores responsáveis por aquecer o mercado de logística. A procura por profissionais dessa área representa 10%.

6 – Financeiros

Gestores de risco, controllers de gestão e outros profissionais da área de economia estão em alta em Portugal. Em tempos de crise econômica pelo mundo, o profissional dessa área estuda a produção e a distribuição de bens e serviços na sociedade em geral. A área de finanças também gera empregos em Portugal, sendo assim uma ótima oportunidade para quem tem formação e experiência na área. O percentual de busca por profissionais do setor financeiro é de 12%.

Método completo para Morar em Portugal: CLIQUE AQUI

5 – Administrativos/suporte

Quem tem experiência no setor administrativo tem boas chances de trabalhar em Portugal. A procura por profissionais dessa área representa 13%.

4 – Comunicação e marketing

Você é publicitário? Então saiba que o mercado de trabalho português tem boas oportunidades para essa área. Grandes agências contratam os comunicadores, assim como as empresas que desejam alavancar o departamento de marketing. Das profissões mais procuradas em Portugal, 13% são da área de comunicação e marketing relacional e e-comerce.

3 – Tecnologia da Informação

Dentro das áreas da engenharia e tecnologia, algumas profissões se destacam como técnico de redes, programadores, analistas de sistemas, analista de TI entre outros.

Quem tem diploma de nível superior na área de Tecnologia da Informação (TI) possui boas chances de se dar bem em Portugal. A cada ano, as empresas desse segmento aumentam o número de contratações. Por conta disso, os especialistas em TI representam 23% dos profissionais mais buscados no país.

2 – Engenheiros

Portugal contrata engenheiros em diferentes áreas, especialmente para trabalhar nas cidades de Lisboa, Coimbra, Porto e Braga. Grandes empresas são responsáveis pelas contratações no país, como é o caso da Bosch, Oracle, Deloitte e Siemens. A procura por engenheiros no território lusitano representa 28% do total.

1 – Comerciais

O mercado de trabalho português está aquecido para quem tem interesse em trabalhar com comércio. Os “comerciais” representam uma generosa fatia de 45% dos profissionais mais procurados no país.

E os setores saturados?

Em Portugal, há alguns setores com baixo nível de recrutamento, ou seja, que não geram tantas oportunidades. São eles: Construção Civil e Setor Público.

Faça um currículo com informações claras e objetivas

É importante especificar no currículo a disponibilidade para residir em Portugal por tempo indeterminado. Além disso, as empresas portuguesas prezam pela experiência profissional do candidato, se candidate para cargos que você já ocupou no Brasil ou para aqueles que fazem parte da sua área de formação.

Domínio da Língua Inglesa

Além de falar o português corretamente, ainda que seja para vagas que exigem apenas o nível médio de escolaridade, o candidato deve dominar a Língua Inglesa ou qualquer outro idioma predominante na Europa. As empresas consideram essa uma das características essenciais para que brasileiros possam ocupar as vagas ofertadas, já que as regiões do país que mais contratam são as de Lisboa e Porto, cidades que recebem muitos turistas.

.

Quer aprender a trabalhar com a internet e sem correr riscos? CLIQUE AQUI.