Quais são as danças típicas de Portugal?

0
2973

Portugal é, sem dúvida, um dos países com um folclore e uma cultura mais marcantes, com certeza você deve conhecer a sua música popular, o fado , porém você sabe alguma coisa sobre as suas danças? Estas são as danças típicas de Portugal.

As danças típicas de Portugal

Muitas são as danças típicas de Portugal se considerarmos que cada região tem a sua própria, que adiciona música tradicional cujas origens se perdem no tempo.

Mas talvez os melhores e mais populares exemplos de danças típicas de Portugal  são o Vira, A Chula, O Corridinho e Fandango , onde homens e mulheres executam uma coreografia animada com o som de palmas, batidas, guitarras e acordeões. Muitas dessas danças refletem as tradições de namoro e galante de cada região e são executadas com grande alegria e exuberância.

Vamos ver como essas típicas danças portuguesas são uma por uma:

Vira

É a dança da Rainha do Alto Minho.   Dispostos em uma roda, os casais estão com os braços levantados e giram lentamente no sentido anti-horário.  Os homens estão avançando e as mulheres estão recuando. 

A dança se desenvolve até que a voz de uma dançarina prevaleça, gritando “fora” ou “virada”. Os homens se viram por dentro e se encaram com a garota que os precedeu. 

Esse movimento está acontecendo até que todos mudem de parceiros, ao mesmo tempo em que a roda está girando, na mesma direção.

Chula

Uma dança nascido no campo e muitos dizem originou no Porto , a Chula é uma dança em que casais dispostos um por um no círculo gire em cinco dias , durante os quais os casais que se deslocam umas sobre as outras em passos mais largos. No final desses turnos , um salto é feito.

Há também uma outra versão desta dança que foi dançada nas aldeias, que teve uma coreografia diferente em que as mulheres e os homens se alinharam, frente a frente. Eles se aproximaram e se afastaram sucessivamente e bateram o ritmo com os pés. O final da dança aconteceu quando todos fecharam o volante e pularam.

Corridinho

No início do século XX, nasceu o famoso Corridinho (que pode ser traduzido como mel ou Corrido) que se originou a partir de um salão de baile nascido em meados do século passado, em algum lugar na Europa Oriental, e levou-a do Algarve por um espanhol chamado Lorenzo Alvarez Garcia, que decidiu para atrair jovens Loulé Maria Conceição, dando-lhe Azucena (polka). O corrido é então nascido como uma dança de namoro.

O instrumento fundamental do corridinho é o acordeão , que chegou à região do Algarve no final do século XIX.

O corridinho foi dançado com os casais, formando uma roda, as meninas do lado de dentro e os meninos do lado de fora. Quando a roda gira, os pares se movem para os lados. 

Conforme a música progride, os pés batem no chão com mais vigor, parando a roda, para prosseguir imediatamente. Mais tarde, os casais juntam-se à dança, mantendo a fiação no mesmo local, após o que a roda retoma a sua evolução, sempre para o lado direito.

Fandango

Dirija-se , corpo e luz pernas firmes, estes são os requisitos necessários para ser um bom fandangueiro. 

A dança tradicional de Ribatejo, é desenvolvido com influências de fandango espanhol, ser uma dança para casais. durante estes show de dança típica, os participantes apresentam trajes locais coloridos que refletem tanto vestido de campo ou trajes festivos.