Medidas contra Covid 19 Será suspensa em Portugal A partir do dia 01 de Outubro.

622

Você sonha em Morar em Portugal Legalmente? Conheça Agora o Método Morar em Portugal – Passo a Passo Completo do ZERO pra você poder Morar em Portugal

O primeiro-ministro português, António Costa, anunciou nessa quinta feira (23) que Portugal vai levantar quase todas as restrições à propagação do covid-19 no dia 1 de outubro.

Na prática, as pessoas que podem sentar-se juntas em cafés e restaurantes não terão mais restrições, e serão liberados casamentos, batizados e outros eventos culturais. Boates e bares fechados desde março de 2020 podem ser reabertos, mas é necessário um certificado de vacinação ou um teste negativo recente para a doença.

De acordo com o jornal Público, desde as sextas-feiras à noite e fins-de-semana, não é necessário apresentar passe de saúde em restaurantes, hotéis e ginásios. “À medida que a maior parte das restrições impostas pela lei desaparecerem, entraremos numa fase da responsabilidade de todos.

Não podemos esquecer que a pandemia ainda não acabou”, disse Costa em conferência de imprensa em Portugal.

Créditos: Pixabay

Entre as poucas medidas que ainda são eficazes, o uso de máscaras ainda é obrigatório no transporte público e eventos de grande porte, lares de idosos, hospitais, shopping centers e grandes supermercados. Na semana passada, eles não eram mais obrigatórios em espaços abertos. Portugal vacinou totalmente mais de 8,5 milhões de pessoas, o que representa 83,4% da sua população.

O país teve 885 novos casos e 5 mortes por covid – 19 na quinta-feira, elevando o número total de casos para 1.064.876 ou cerca de um em cada 10 portugueses e o número de mortos chegou a 17.938.

Você sonha em Morar em Portugal Legalmente? Conheça Agora o Método Morar em Portugal – Passo a Passo Completo do ZERO pra você poder Morar em Portugal

Turismo de Brasileiros a Portugal

Atualmente, os brasileiros com destino a Portugal ainda precisam apresentar PCR ou teste de antígeno negativo 72 horas e 48 horas antes do desembarque. No entanto, o governo português em breve poderá reconhecer os certificados de vacinação dos brasileiros e isentá-los do teste negativo para covid-19 quando chegarem ou entrarem em instituições no país.

Essa mudança ainda depende do governo brasileiro – que ainda exige exames para cada estrangeiro que aqui vier e permite que portugueses entrem sem exames. O Ministério do Interior anunciou nesta sexta-feira (17) que só reconhecerá a “validade dos certificados de vacinação ou reabilitação emitidos por terceiro país em condições de reciprocidade”.

Passaporte Vacinal

Atualmente, Portugal reconhece o “passaporte vacinal” de estrangeiros que tenham recebido imunizações aprovadas pela Agência Europeia de Medicamentos: Pfizer, Janssen, Moderna ou AstraZeneca (Vaxzevria).

Não está claro quando os dois países chegarão a um acordo sobre seus certificados, nem se Portugal reconhecerá os certificados de vacinação de brasileiros imunizados com o CoronaVac ou a versão AstraZeneca Covishield produzida no Brasil pela Fiocruz. Ele foi aprovado na Europa até agora.

A União faz a força!

A ministra do Turismo de Portugal, Rita Max, disse no dia 10 que os dois governos estão trabalhando em conjunto para o reconhecimento dos certificados de vacinação dos seus cidadãos. “Ambos os lados têm muita vontade, mas também devemos nos preocupar, isso é para proteger todo o trabalho que fizemos nesses 18 meses”

Ela ainda acha que o problema é complicado. “Eles têm vários certificados. Eles não têm um documento como o nosso na Europa. Um documento com um código QR pode garantir questões de segurança e privacidade”, disse ele sobre a dificuldade de correspondência de documentos. Embora cada estado tenha seu próprio cartão de vacinação, o certificado atual para viagens internacionais emitido pela ConnectSUS já fornece um código QR. Espera-se que as restrições sejam relaxadas em breve.

Você sonha em Morar em Portugal Legalmente? Conheça Agora o Método Morar em Portugal – Passo a Passo Completo do ZERO pra você poder Morar em Portugal