Imóveis em Portugal, quais documentos, como encontrar, quais as regras para arrendar e comprar

0
962

A maior preocupação dos brasileiros, angolanos e outros imigrantes que estão de mudança para Portugal está relacionada ao arrendamento de imóveis no país.

Algumas pessoas procuram imóveis em Portugal mesmo antes de sua chegada no país. Sobre isso, nós já aconselhamos em nossas redes sociais da importância de fazer a procura diretamente com um profissional, seja ele quem for, para que não caia em armadilhas.

Nós sabemos que esta é uma parte fundamental e decisiva de sua mudança, por isso iremos te ajudar e te orientar a como encontrar, quais são as características, os preços, a parte burocrática (documentos) e falaremos também um pouco sobre os valores.

Quais são as características de um imóvel em Portugal?

Você precisa saber estes pequenos detalhes para fazer a sua escolha de acordo com aquilo que necessita. Esta é uma das partes (se não a mais importante) fundamentais na hora de escolher um imóvel em Portugal

A descrição dos imóveis em Portugal é um pouco diferente do que no Brasil, nós colocaremos aqui uma pequena tabela comparativa para que você consiga se orientar na hora de selecionar um imóvel.

Portugal Brasil
T11 quarto
Rés de chãoTérreo
RecuperadoRemodelado
Casa de banhoBanheiro
AssoalhadasCômodos (sem incluir banheiro e cozinha)
ArrecadaçãoDepósito
MobiladoMobiliado
+1Mais um cômodo (geralmente sem janela)

A partir de agora sua pesquisa está fácil!

Vou utilizar um exemplo para que você consiga compreender os anúncios

“Arrendo T3+1 nos arrendores de Lisboa, é um rés de chão, recuperado e mobilado, possui 2 casas de banho, 4 assoalhadas  no total e uma arrecadação.”

Traduzindo para o Brasileiro

“Alugo apartamento 3 quartos +1 comodo que pode ser utilizado como quarto ou escritório nos arredores de Lisboa, possui 2 banheiros, 4 comodos no total e um depósito.”

Algumas vezes você poderá encontrar a seguinte descrição “T0” ou “estúdio”, isso quer dizer que o apartamento ou casa, não possui quartos.

Como você vai encontrar imóveis em Portugal

Atualmente existem muitos sites de anúncios de imóveis, se você pretende fazer o arrendamento diretamente com o proprietário nós aconselhamos alguns sites para você efetuar sua pesquisa. Mas atenção, nós não orientamos que você faça negociações à distância com pessoas que não conhece.

Abaixo, deixarei alguns sites onde você poderá encontrar imóveis para arrendamento.

 

Sites de imobiliarias em Portugal

Quais os requisitos para arrendar imóveis em Portugal

  • Cópia do contrato de trabalho (se houver)
  • Comprovativo de residência;
  • Número de identificação fiscal (NIF);
  • Cópia da última declaração de IRS (se houver)
  • Cópia dos dois últimos recibos de pagamento
  • Se não houver contrato de trabalho ou recibos de pagamento se salário, tenha uma pequena poupança para investir num adiantamento de aluguel, para garantir o pagamento enquanto estiver sem trabalho. Isso significa que está garantindo seu compromisso.
  • Referências ( Se é recém chegado, mas possui amigos ou familiares passe o contacto deles)
  • Fiador (muitas vezes podem solicitar, mas nem sempre)
  • Caução (é o que garante o último mês de arrendamento ou alguma reforma)

Regras para compra de imóveis em Portugal

Cada vez mais os brasileiros pensam em comprar um imóvel em Portugal, alguns para investimento e outros para viverem no país de Cabral.
Saiba que investindo em um imóvel, dependendo do valor dele, estará apto para solicitar o Golden Visa e morar em qualquer país da Europa.

Documentos para comprar um imóvel em Portugal

  • Certidão do Registro Predial;
  • Número de Identificação Fiscal(NIF);
  • Licença de Utilização do Imóvel;
  • Caderneta Predial;
  • Ficha Técnica de Habitação.

Conselhos

Pesquise muito antes de fechar um negócio, eu compreendo que talvez você tenha pressa, porém hoje Portugal é o país mais querido e cobiçado por muitos emigrantes,  a procura de imóveis cresceu muito e os preços dos imóveis para compra elevaram, assim também aconteceu nos arrendamentos.

Os especialistas do setor chamam este fenômeno de “bolha imobiliária”, é um momento de alta, mas em algum outro momento o valor poderá baixar. Nós já sentimos uma pequena diferença quando as férias de verão terminam, a procura por imóveis diminui e com isso, os valores também.