Histórico! Portugal assina acordo com Brasil para a chegada de jovens brasileiros

0
35863

Portugal e Brasil estão tomando medidas importantes para facilitar a entrada de jovens nos dois países.

Por isso mesmo, muito recentemente, Portugal abriu as portas das suas Universidades e Politécnicos a milhares de jovens brasileiros, com um acordo que pode mudar a vida de muitos desses estudantes. Relembramos que com o nosso passo a passo atualizado para morar em Portugal todo o processo vai se tornar simples.

Acordo que vai mudar a vida de muitos jovens brasileiros

Como garante o site “Exame”, por meio de um acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Universidade Católica Portuguesa passará a aceitar os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para selecionar brasileiros interessados em estudar na instituição. Com o novo convênio, o Inep completa 28 acordos firmados com instituições portuguesas.

O primeiro convênio interinstitucional foi realizado em 2014, com a Universidade de Coimbra. As instituições portuguesas que usam o Enem têm liberdade para definir qual será a nota de corte para o acesso dos estudantes brasileiros aos cursos ofertados.

A revalidação de diplomas e o exercício profissional no Brasil dos estudantes que cursarem o ensino superior em Portugal estão sujeitos à legislação brasileira aplicável à matéria. Os convênios não envolvem transferência de recursos e não preveem financiamento estudantil por parte do governo brasileiro.

O Inep já tem convênios com as seguintes instituições portuguesas:

Universidade de Coimbra;
Universidade de Algarve;
Instituto Politécnico de Leiria;
Instituto Politécnico de Beja;
Instituto Politécnico do Porto;
Instituto Politécnico de Portalegre;
Instituto Politécnico do Cávado e do Ave;
Instituto Politécnico de Coimbra;
Universidade de Aveiro;
Instituto Politécnico de Guarda;
Universidade de Lisboa;
Universidade do Porto;
Universidade da Madeira;
Instituto Politécnico de Viseu;
Instituto Politécnico de Santarém;
Universidade dos Açores;
Universidade da Beira Interior;
Universidade do Minho;
Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário;
Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias;
Instituto Politécnico de Setúbal;
Instituto Politécnico de Bragança;
Instituto Politécnico de Castelo Branco;
Universidade Lusófona do Porto;
Universidade Portucalense;
Instituto Universitário da Maia;
Instituto Politécnico da Maia
Universidade Católica Portuguesa

Universidades portuguesas estão no topo do Mundo

Como garante o site “Idealista”, há sete universidades portuguesas entre as melhores do mundo, sendo que duas delas, a do Porto e a de Lisboa, mantêm-se entre as 400 melhores da lista, embora com uma pontuação mais baixa.

Em causa està o QS World University Rankings de 2019, que foi divulgado esta quarta-feira (6 de junho). Na lista encontram-se, além das universidades do Porto e de Lisboa, a Nova de Lisboa, de Coimbra, de Aveiro, do Minho e a Católica Portuguesa de Lisboa. O ranking contempla as 1.000 melhores universidades de 85 países, contando com uma análise de mais de 4.500 instituições, escreve o Expresso.

A Universidade do Porto (328º lugar) e a Universidade de Lisboa (355º) são as duas que se mantêm entre as 400 melhores, apesar de terem descido algumas posições: ocupavam a 301ª e 305ª em 2018, respetivamente.

“As quedas registadas pelas instituições portuguesas ocorrem principalmente devido à deterioração da sua classificação no indicador de reputação entre empregadores”, explica a entidade responsável por este ranking. “O indicador de proporção de professores/alunos, que fornece informações sobre o tamanho das turmas nas universidades presentes nos rankings, fez cinco das sete universidades receberem uma pontuação mais baixa”, acrescenta, referindo que há nas universidades portuguesas, em média, 14 alunos por professor, um valor abaixo da média de 12 alunos por docente na Europa Ocidental.

Se quiser viver nesse país maravilhoso, tenha suas dúvidas eliminadas e faça parte da nossa enorme equipe que com nosso curso atualizado entrou e se legalizou em Portugal, sabendo de tudo para tornar o processo rápido e simples.