Fui estudar em Portugal e hoje pretendo morar em Portugal

Conheça Everton Levi, um brasileiro que se apaixonou por Portugal e hoje planeja sua volta para moradia permanente em terras lusitanas.

Sempre tive vontade de morar e estudar fora do país. Algo como um “erasmos tardio”. Estava há mais de dois anos pesquisando sobre destinos. Em uma pós-graduação, ainda no Brasil, conheci um amigo de Soure, lá perto de Coimbra. Comecei a falar com ele, peguei algumas referências de instituições de ensino, escolhi, entrei em contato e fiz todos os trâmites burocráticos (de visto, matrícula até o pedido de demissão na empresa que estava atuando). Tudo se resolveu em 3 meses, no máximo.

Everton Levi morar em Portugal Foto: Divulgação

Morar em Portugal
Foto: Arquivo pessoal Everton Levi

Enfim, fui. Pós em Marketing Management, pouco dinheiro no bolso e uma casa indicada por um amigo (de um amigo). Entre outros detalhes. Posei em Lisboa. Fui morar em Anjos, com uma família de Cabo Verde (duas Senhoras) e um estudante de arquitetura, onde os chamo e os considero mama, vozinha e irmão angolano. Tive que trabalhar para me manter. Trabalhei em Lava jato, escritório de administração de valores e em agência de publicidade digital. Nesse caminho conheci grandes amigos. Laços que tenho e faço questão de manter para sempre. Conheci Coimbra, lugar que até o ar é diferente. Algarve, praia limpa, silenciosa e perfeita para meditar. E Lisboa, onde eu pegava meu tênis, minha garrafa d’água e ia desvendar e admirar tudo que pude, onde tenho até hoje detalhes desenhados em minha mente do que vi, desde as belezas do Tejo até os desenhos das cerâmicas antigas

Fazem 6 a 7 meses que estou no Brasil, totalmente desmotivado e me preparando para voltar o quanto antes. Encontrei paz em Portugal. Paz que se expande para todas as áreas da vida, por isso foi uma experiência completa. Virei “nativo” e não estava apenas morando fora de casa. Não odeio meu país, estou desapontado, mas amo Portugal e foi um amor inesperado, como realmente é bom de se viver.

Everton Levi

29 anos

Analista de Marketing

Caruaru / Pernambuco / Brasil

 

Cadastre-se em nossa Lista

Patrícia Alves

Fundadora e proprietária do site Morar em Portugal. Mãe, esposa, web marketeer e imigrante em Portugal. Mora em Cascais com o marido e as filhas.Clique no ícone do Facebook para acessar meu perfil

Website: https://moraremportugal.com