Conheça Évora, a cidade dos Reis

.

Hoje vamos falar um pouco sobre Évora, também conhecida como a cidade dos Reis, melhor exemplo de uma cidade do auge da História de Portugal depois da destruição de Lisboa no terramoto de 1755. Inspirou a criação de outras cidades Brasileiras com sua arquitetura de casas brancas, azulejos e varandas. Separamos 5 dicas sobre esse lugar histórico.

.

.

Quanto custa o aluguel


O centro histórico de Évora é um dos mais ricos de Portugal, sendo classificado como Patrimônio Mundial desde 1986. O preço do aluguel pode variar de acordo com a região, um T2 apartamento de dois quartos no largo Luis de Camões localizado no centro histórico custa em média €700 por mês. Um T3 apartamento de três quartos no Arrendamento de Moradia em banda em Viana do Alentejo custa em média €450 por mês.

.

Transporte

Évora é uma cidade pequena, é possível chegar até o centro com apenas uma caminhada, mas se caminhar não for a sua vontade, você pode ir até a estação de comboios (trens) que te deixa bem próximo ao centro ou até a estação de autocarros (ônibus).

O transporte urbano é assegurado pela TREVO (Transportes Rodoviários de Évora), ligando os numerosos bairros da cidade com o centro e com as Zonas Industriais, Hospitais, Escolas, etc.

O transporte ferroviário faz-se por comboio em linha electrificada, ligando Évora a Lisboa e ao resto do país pelo serviço Intercidades.

A cidade dispõe também de um Aeródromo Regional, com pista asfaltada e iluminada, onde funcionam vários serviços, incluindo uma escola de Paraquedismo. O aeroporto internacional mais próximo é o Aeroporto Humberto Delgado em Lisboa, a cerca de uma hora da cidade.

.

Quer saber como morar em Portugal legalmente?CLIQUE AQUI

.

Saúde

Vale destacar o Hospital da Misericórdia de Évora fica a apenas 5 minutos do centro da cidade de Évora, contém uma unidade de internamento com lotação de 36 camas, um bloco operatório com 2 salas de operações, uma sala de pequena cirurgia, uma unidade de recobro com 3 camas e uma unidade de esterilização autônoma.

Uma boa alternativa é o Hospital de Espírito Santo, sua área de influência direta abrange o distrito de Évora, num total de 14 concelhos. A sua área de influência indireta correspondente a toda a região do Alentejo, num total de 33 concelhos (15 do distrito de Portalegre, 13 do Baixo Alentejo e 5 do Alentejo Litoral).

.

Emprego

É possível encontrar oportunidade de emprego em estabelecimentos comerciais; se tiver o seu diploma de técnico de enfermagem pode trabalhar em hospitais ou clínicas geriátricas; enfermeiro ou auxiliar veterinário, basta procurar que as oportunidades surgiram.

Um dos novos clusters aeronáuticos portugueses instalou-se em Évora, com a brasileira Embraer como âncora. Várias outras empresas ligadas à aviação já se instalaram ou vão instalar em breve unidades fabris no Parque de Indústria Aeronáutica de Évora. Existem também na cidade o Parque Industrial e Tecnológico de Évora, a Zona Industrial de Almeirim (Norte e Sul) e a Zona Industrial da Horta das Figueiras.

O comércio tradicional localiza-se sobretudo no centro da cidade, zona turística por excelência, enquanto que as grandes superfícies se concentraram maioritariamente na freguesia de Malagueira e Horta das Figueiras.

Desde hipermercados a lojas de retalho especializado, das grandes cadeias nacionais e internacionais, pode-se encontrar em Évora de tudo um pouco, servindo estas lojas não só o concelho, mas toda a região de Évora e do Alentejo Central.

.

Lugares para visitar

Templo Romano de Évora, Cromeleque dos Almendres, Sé Catedral de Évora, Igreja de São Francisco, Palácio de Dom Manuel, Museu de Évora.

.

.

Quer aprender a trabalhar em casa e sem riscos? CLIQUE AQUI.