Conheça Évora, a cidade dos Reis

0
1800
Compartilhe!

.

Hoje vamos falar um pouco sobre Évora, também conhecida como a cidade dos Reis, melhor exemplo de uma cidade do auge da História de Portugal depois da destruição de Lisboa no terramoto de 1755. Inspirou a criação de outras cidades Brasileiras com sua arquitetura de casas brancas, azulejos e varandas. Separamos 5 dicas sobre esse lugar histórico.

.

.

Quanto custa o aluguel


O centro histórico de Évora é um dos mais ricos de Portugal, sendo classificado como Patrimônio Mundial desde 1986. O preço do aluguel pode variar de acordo com a região, um T2 apartamento de dois quartos no largo Luis de Camões localizado no centro histórico custa em média €700 por mês. Um T3 apartamento de três quartos no Arrendamento de Moradia em banda em Viana do Alentejo custa em média €450 por mês.

.

Transporte

Évora é uma cidade pequena, é possível chegar até o centro com apenas uma caminhada, mas se caminhar não for a sua vontade, você pode ir até a estação de comboios (trens) que te deixa bem próximo ao centro ou até a estação de autocarros (ônibus).

O transporte urbano é assegurado pela TREVO (Transportes Rodoviários de Évora), ligando os numerosos bairros da cidade com o centro e com as Zonas Industriais, Hospitais, Escolas, etc.

O transporte ferroviário faz-se por comboio em linha electrificada, ligando Évora a Lisboa e ao resto do país pelo serviço Intercidades.

A cidade dispõe também de um Aeródromo Regional, com pista asfaltada e iluminada, onde funcionam vários serviços, incluindo uma escola de Paraquedismo. O aeroporto internacional mais próximo é o Aeroporto Humberto Delgado em Lisboa, a cerca de uma hora da cidade.

.

Quer saber como morar em Portugal legalmente em 2019? CLIQUE AQUI

.

Saúde

Vale destacar o Hospital da Misericórdia de Évora fica a apenas 5 minutos do centro da cidade de Évora, contém uma unidade de internamento com lotação de 36 camas, um bloco operatório com 2 salas de operações, uma sala de pequena cirurgia, uma unidade de recobro com 3 camas e uma unidade de esterilização autônoma.

Uma boa alternativa é o Hospital de Espírito Santo, sua área de influência direta abrange o distrito de Évora, num total de 14 concelhos. A sua área de influência indireta correspondente a toda a região do Alentejo, num total de 33 concelhos (15 do distrito de Portalegre, 13 do Baixo Alentejo e 5 do Alentejo Litoral).

.

Emprego

É possível encontrar oportunidade de emprego em estabelecimentos comerciais; se tiver o seu diploma de técnico de enfermagem pode trabalhar em hospitais ou clínicas geriátricas; enfermeiro ou auxiliar veterinário, basta procurar que as oportunidades surgiram.

Um dos novos clusters aeronáuticos portugueses instalou-se em Évora, com a brasileira Embraer como âncora. Várias outras empresas ligadas à aviação já se instalaram ou vão instalar em breve unidades fabris no Parque de Indústria Aeronáutica de Évora. Existem também na cidade o Parque Industrial e Tecnológico de Évora, a Zona Industrial de Almeirim (Norte e Sul) e a Zona Industrial da Horta das Figueiras.

O comércio tradicional localiza-se sobretudo no centro da cidade, zona turística por excelência, enquanto que as grandes superfícies se concentraram maioritariamente na freguesia de Malagueira e Horta das Figueiras.

Desde hipermercados a lojas de retalho especializado, das grandes cadeias nacionais e internacionais, pode-se encontrar em Évora de tudo um pouco, servindo estas lojas não só o concelho, mas toda a região de Évora e do Alentejo Central.

.

Lugares para visitar

Templo Romano de Évora, Cromeleque dos Almendres, Sé Catedral de Évora, Igreja de São Francisco, Palácio de Dom Manuel, Museu de Évora.

.

.

Saiba como morar em Portugal passo a passo

Conheça o guia oficial morar em Portugal

Morar em Portugal é um guia completo para quem deseja trabalhar, residir ou passear na terra de Cabral.

Ao acessar o guia, você terá acesso as informações abaixo:

1. Planejamento de moradia

2. Emissão de Passaporte comum

3. Emissão de passaporte de emergência

4. Quanto levar em dinheiro?

5. Como escolher passagens aéreas?

6. Como escolher hotel barato?

7. Que documentos autenticar no Brasil?

8. Documentos necessários para apresentar na imigração?

9. Média de custos para os primeiros meses de moradia

10. Despesas básicas

11. Que documentos preciso ter para morar em Portugal?

12. Onde morar?

13. Como consigo vagas de emprego em Portugal para Brasileiros?

14. Matrículas escolares para filhos

15. Como faço para me legalizar

16. Como tirar a habilitação em Portugal?

17. Comprando carro barato em Portugal

18. Como estudar em uma universidade Portuguesa?

19. E muito mais! São maias de 50 aulas, vídeos e ebooks com informações preciosas sobre a imigração de Brasileiros para Portugal.

Para acessar o guia oficial Morar em Portugal CLIQUE AQUI

Facebook Comments