Como é o ano novo em Portugal dicas e curiosidades

0
1408

Planejando vir para cá e quer saber como é o ano novo em Portugal?

Vem com a gente, pois vamos te dar dicas de lugares para passar o réveillon e contar algumas curiosidades locais!

Portugal tem se tornado um destino cada vez mais procurado e como não tem um inverno tão rigoroso pode ser uma ótima opção de lugar para passar o ano novo na Europa, além de ser bem divertido!

Como é o ano novo em Portugal?

Aqui não existe a tradição de se vestir de branco. Aliás, essa cor praticamente nem é usada durante o inverno; eu diria que é quase “mal visto” vestir branco nessa época do ano. O que você verá são pessoas de preto ou com alguma cor escura.

Ano novo em Portugal em relação ao uso de roupas, é basicamente entre as mulheres, usar uma calcinha azul para trazer sorte, e só!

Outra prática bem comum é comer uva-passa durante as 12 badaladas, e essa também é usada no Brasil, pois afinal, foi de Portugal que veio essa tradição, 🙂

E como sabemos, comer bem em Portugal é algo culturalmente importante e, claro, no ano novo não poderia ser diferente. É tradição ter uma farta ceia de ano novo, seja em casa ou em algum restaurante.

Para quem está de viagem, indico procurar um bom local para ter essa experiência gastronômica, ainda que ela não seja muito barata. Aqui, em lugares básicos, uma ceia sairá em torno de 6o euros por pessoa; podendo facilmente chegar aos 150 euros, caso se trate de um restaurante mais famoso.

Apesar do valor, saiba que está tudo incluído: bebidas, entrada, prato principal, sobremesa, uva-passa e espumante para a meia noite. É divertido e come-se muito bem!

Seria chato ficar sentado numa mesa a noite toda? A boa notícia é que não é bem assim. A ceia em geral começa por volta das 22 horas (pode chegar antes, se quiser) e, como são vários pratos, demanda-se um certo tempo comendo.

Na hora da virada do ano o restaurante vira uma grande festa e, em muitos casos, há um DJ que anima o restante da noite. Outra opção é ir para alguma festa depois da ceia, que acontecem em boates ou até mesmo na rua, com shows ao ar livre!.

Atenção: reserve com antecedência a ceia! Se for um daqueles restaurantes badalados, pode começar a marcar hoje, ou, se não for o caso, tente umas 2 semanas antes. Se não sabe onde procurar, peça ajuda ao hotel onde irá ficar hospedado, pois eles com certeza saberão te dar muitas sugestões.

Ano Novo em Lisboa

Além da tradição da ceia e festas em locais fechados, que acontecem no país todo, algumas cidades oferecem festa de réveillon ao ar livre, como é o caso de Lisboa.

O boom do ano novo em Lisboa acontece na Praça do Comércio, com shows ao vivo e uma queima de fogos que dura cerca de 10 minutos.

Ano Novo no Porto

No Porto, a festa é na Avenida dos Aliados, bem em frente à Câmara Municipal. O Porto se gaba de ter uma das melhores queimas de fogos do país e, além disso, também tem a noite animada por vários shows! Apesar de ser uma cidade mais fria que Lisboa, pelo fato de ficar tão lotada, acaba que não se sente tanto a temperatura baixa, afinal, há bastante calor humano.

Outra alternativa interessante é optar pela virada do ano na Ribeira do Porto ou num barco no rio Douro.

Ano Novo no Algarve

O Algarve é uma região de praias e a mais quente do país. Seu inverno quase não se percebe e, talvez por isso, seja um lugar tão procurado por quem quer passar o ano novo em Portugal.

Há várias opções de cidades para onde ir, mas as mais procuradas e que, em geral, preparam as melhores festas, são: Albufeira, Faro, Tavira, Lagos, Vila Real de Santo António, Portimão e Quarteira.

Ano Novo em Coimbra

Aqui também tem a ceia em casa ou em algum restaurante e, depois, queima de fogos e shows à beira do rio Mondego. A concentração é na Ponte de Santa Clara e Largo da Portagem. Fica bem cheio e é bem divertido!

Além disso, as dezenas de boates e bares da cidade oferecem festas que vão até o amanhecer. Boa parte delas está concentrada na região da Praça da República.

Dicas práticas sobre ano novo em Portugal

No dia 31 de dezembro todo o comércio e atrações turísticas fecham suas portas por volta das 18 horas. Então, programe-se para fazer tudo o que precisar antes.

No dia 1º de janeiro praticamente tudo está fechado, incluindo atrações e restaurantes. Há exceções? Sim, há, mas são muito poucas!

E atenção: não deixe para reservar nada de última hora, pois as melhores opções de hospedagem e de ceias se esgotarão logo.

Então, animado para passar o ano novo em Portugal?! 🙂

Feliz ano novo!

Saiba como Morar em Portugal Passo à Passo

Conheça o GUIA Oficial Morar em Portugal

Morar em Portugal é um guia completo para quem deseja trabalhar, residir ou passear na terra de Cabral.

Ao acessar o guia, você terá acesso as informações abaixo:

  1. Planejamento de moradia
  2. Emissão de passaporte comum
  3. Emissão de passaporte de emergência
  4. Quanto levar em dinheiro?
  5. Como escolher passagens aéreas?
  6. Como escolher hotel barato?
  7. Que documentos autenticar no Brasil?
  8. Documentos necessários para apresentar na Imigração
  9. Média de custos para os primeiros meses de moradia
  10. Despesas básicas
  11. Que documentos preciso ter para morar em Portugal?
  12. Onde morar?
  13. Como consigo vagas de emprego em Portugal para brasileiros?
  14. Matriculas escolares para filhos
  15. Como faço para me legalizar?
  16. Como tirar habilitação em Portugal?
  17. Comprando carro barato em Portugal
  18. Como estudar em uma universidade portuguesa?
  19. E muito mais! São mais de 50 aulas, vídeos e ebooks com informações preciosas sobre a imigração de brasileiros para Portugal.