Quer enviar dinheiro para Portugal? Saiba como!

0
656

Se você planeja mandar dinheiro para Portugal, existem inúmeras maneiras de realizar isso. Seja para um amigo ou para um familiar, normalmente quando aparece a necessidade de mandar dinheiro para Portugal ou qualquer país do mundo, surgem diversas dúvidas.

Seja em correspondência aos tributos e taxas, a porção permitida e outras questões que colhem o nosso sono, porém nós vamos lhe auxiliar a buscar a melhor maneira em meio a diversas possibilidades acessíveis no mercado.

Inúmeras formas para mandar dinheiro para Portugal

Se você planeja mandar dinheiro para Portugal, é possível realizar isso de inúmeras formas.

Instituições, casas de câmbio, bancos ou até portais e sites na internet oferecem serviços de envio dinheiro para qualquer país do mundo e isso tem se tornado cada vez mais, seguro, rápido e fácil.

Você poderá ir até uma casa de câmbio e fazer a solicitação de enviar ou até mesmo no seu banco, porém é necessário ter cuidado como a quantia será recebida no país de destino, neste caso em Portugal.

Outra forma de enviar dinheiro para Portugal é através de sites de empresas online, como a TransferWise, PayPal e Remessa Online.

Saiba agora sobre Câmbio e taxas

Caso você não é de reparar muito ao cenário político e econômico, suas chances de perder dinheiro quando for mandar dinheiro para Portugal são maiores. Isso pois a flutuação da taxa de câmbio se deve, sempre, aos acontecimentos e notícias vinculadas com a política e a economia.

Ou seja, é possível que por conta de uma declaração do Ministro da Fazenda, o euro dê um salto no seu valor em 5%, 10% ou até mais e isso vai fazer você perder dinheiro no período da transição da moeda de país para país. Então uma orientação é ter atenção nas notícias e localizar o momento ideal para comprar moeda estrangeira.

É de extrema importância, não deixe de negociar as taxas

Em relação as taxas, saiba que cada instituição financeira, banco, empresa ou site de envio de dinheiro para o exterior pratica valores diversos.

É possível que, em uma negociação, você consiga barganhar com quem está lhe abrangendo as taxas que serão cobradas e acredite, muitas empresas contém alguma gordurinha para queimar, então sente e negocie pois você pode sair ganhando com isso.

Quais são os Limites de envio

De acordo com o Banco Central do Brasil, o valor máximo de envio (por vez) de dinheiro para o exterior é de US$ 3 mil (três mil dólares).

A instituição financeira do governo brasileiro afirma ainda que essa remessa de dinheiro deve ser feita por empresas, sites, bancos e instituições que sejam autorizadas a realizar esse tipo de transação e a operar no mercado de câmbio.

Qual moeda usar?

Na hora de escolher a moeda de envio da sua transferência, sempre prefira fazer a conversão direta para a moeda local.

Exemplo:

Para envio de dinheiro do Brasil para os Estados Unidos, escolha enviar em dólar americano (USD). A conversão será feita de real (BRL) para dólar (USD).

Nem sempre é possível fazer uma transferência internacional na moeda local do país para onde o dinheiro será enviado. Nesse caso, você pode optar por enviar na moeda que é mais usada naquela região. Vale lembrar que a grande maioria dos países do mundo aceita recebimentos em dólar, mas o ideal é confirmar com o banco de destino qual moeda deve ser usada.

Quais informações são necessárias?

Assim como uma transação bancária comum, é preciso ter os dados do beneficiário para realizar um envio. Veja quais são eles:

  • Nome completo do beneficiário (que vai receber o dinheiro em outro país);
  • Nome e número da conta bancária no exterior;
  • Código IBAN, SWIFT/BIC ou ABA Routing Number do banco beneficiário no exterior. Esses dados são fornecidos pelos próprios bancos.

Atenção para as informações! Na hora de enviar dinheiro para o exterior, confira todas as informações de envio. A falta de preenchimento dos dados ou o preenchimento incorreto causam o estorno do valor enviado. Essa operação tem um custo, que é descontado do valor transacionado.

Quanto custa?

Sempre que for realizar um envio para o exterior é preciso prestar atenção na cotação da moeda no dia da operação. Dependendo da variação do câmbio, seu dinheiro pode valer mais ou menos em relação à moeda estrangeira que será enviada.

Por isso, o melhor momento para fazer uma remessa para o exterior é quando o dólar estiver em baixa. Já para fazer envios para o Brasil, o melhor é aproveitar a alta do dólar.

Enviar dinheiro é legal e seguro?

Enviar dinheiro para fora do Brasil é uma operação autorizada pelo Banco Central do Brasil (BACEN). As operações são fiscalizadas e existem regras nos procedimentos para evitar lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo.

Como saber se o correspondente é autorizado?

O Banco Central disponibiliza uma lista com todos os correspondentes autorizados a fazer envio de dinheiro para o exterior. A conferência é simples: acesse a área de
correspondentes em operações de câmbio do site do BACEN e procure pela razão social ou CNPJ da empresa. No caso da Remessa Online, os dados para consulta são:

Bee Serviços de Assessoria Financeira Tecnologia LTDA
CNPJ: 20338931/0001-01

Precisa declarar?

Isso varia de acordo com a natureza da remessa feita. Para a natureza de disponibilidade, aquela onde você envia dinheiro do Brasil para uma conta no exterior de mesma titularidade, a declaração só é obrigatória para transações acima de 140 reais.

O saldo da conta no exterior entra na categoria de bens e direitos, do programa de declaração anual da Receita Federal. O cálculo do valor declarado deve considerar o câmbio do dia 31 de dezembro do ano anterior.

Para naturezas como envio de dinheiro para familiares, pagamento de cursos no exterior ou manutenção de estudante fora do país, por exemplo, a declaração é facultativa. Porém, para quem opta pela declaração completa, esses pagamentos podem ajudar a engordar a restituição.

Você quer Morar Em Portugal e não sabe como? faça como diversos brasileiros, garanta sua vaga em nosso curso Guia Morar Em Portugal, Ultimas vagas!