O que é e como tirar o número da Segurança Social

0
351

Quando você esta de mudanças para Portugal é extremamente importante você tratar da documentação, para que possa desfrutar de todos os serviços com maior praticidade. Uma das coisas que temos que ter em conta é o número de segurança social, principalmente para aquele que vão trabalhar.

O número de segurança social,Você sabe para que serve e onde temos que tirar? Veja aqui todos os detalhes.

Saiba agora, o que é o número de Segurança Social

É o número que detecta o cidadão diante da Segurança Social. Esse número é como se fosse a nossa inscrição no INSS no Brasil

Como saber o número de Segurança Social? Clique aqui e saiba mais.

Você sabe para que serve esse número?

O número de Segurança Social serve para que sejamos capazes de fazer as nossas colaborações para a Segurança Social (as colaborações são obrigatórias para os cidadãos que desempenhem atividade remunerada).

Ok, mas e agora? Qual contribuição devo fazer?

A contribuição para a Segurança Social para aquele que trabalham por conta de outro, é correspondente a 11% do seu ordenado (salvo alguns casos relacionados) já descontado instantaneamente pelo empregador. Normalmente é assim que se inicia, mas se o empregador não fizer o desconto, o empregado tem que ver o que está ocorrendo. Para saber mais detalhes, é importante visitar o site da segurança social.

Como se faz para ter o Número de Segurança Social? é Difícil?

No caso de trabalhadores por conta de outra pessoa, quem faz o pedido para a obtenção do número de Segurança Social é a organização empregadora. Quando uma empresa emprega alguém, eles têm que comunicar a segurança social e espontaneamente solicitar a emissão do número.

Já se você é um trabalhador autônomo, a administração fiscal responsável pronuncia à instituição de Segurança Social qualificada o início de atividade, oferecendo todos os elementos de identificação.

Quais documentos são necessários

  • Passaporte válido;
  • NIF (Número de Identificação Fiscal);
  • Contrato de trabalho assinado pelo empregador;
  • Documento de identificação do empregador;
  • Formulário da Segurança Social preenchido.

E quais são os benefícios de estar inscrito na Segurança Social

Após você ter um número de Segurança Social e passar a fazer colaborações, você começa a ter alguns direitos (como trabalhador por conta de outrem), como incentivos e pensões em casos de desemprego, doença, morte, invalidez, velhice, parentalidade e encargos familiares.

Como posso entrar em contato com a Segurança Social

Se você já possuir o número de Segurança Social, você poderá tratar dos seus interesses em relação à essa entidade através da app segurança social direta, ou tirar as suas dúvidas no site da Segurança Social.

Além disso, se quiser tratar de algum assunto presencialmente, pode procurar um balcão da Segurança Social perto da sua casa. O ideal é chegar bem cedo, pois as senhas de atendimento tendem a acabar rapidamente.

Será que é mesmo necessário ter esse número?

Além de ser exigido para trabalhadores por conta de outrem (pois quando forem assinar o contrato devem ter um número de Segurança Social, para poder realizar as contribuições), ter este número nos ajuda também quando não estamos trabalhando

Por exemplo, se estivermos trabalhando por contra própria, passando recibos verdes, temos que fazer as colaborações para a segurança social (salvo casos de isenção). E é também possível fazer a contribuição através do seguro social voluntário.

independentemente da condição em que você se enquadre, ter o número de segurança social e realizar as colaborações é bom para o nosso futuro e para garantir os nossos direitos.