Brasil está no fundo e Portugal no topo do mundo na liberdade dos mídia

0
816
Compartilhe!

Portugal subiu dois lugares para o 12.º posto no ranking de liberdade de imprensa e mantém-se em “boa situação”, enquanto o Brasil e Angola estão em “situação difícil”.

Esta é uma realidade maravilhosa de Portugal e mais um motivo para vir visitar ou viver aqui. Relembramos que com o nosso passo a passo atualizado para morar em Portugal todo o processo vai se tornar mais simples.

Relatório coloca Portugal entre os melhores do Mundo

O relatório divulgado hoje pela organização Repórteres Sem Fronteiras (RSF) faz uma pequena análise individual da situação em cada país, sendo que, em Portugal, o texto começa por referir que “apesar dos jornalistas serem mal pagos e haja um aumento de insegurança no trabalho, o ambiente investigativo é relativamente calmo”, condenando ainda os sistemáticos processos de difamação a jornalistas.

“No mundo do futebol, tanto treinadores como adeptos, continuam a ser muito agressivos para com os `media`, e os jornalistas costumam ser ameaçados com processos quando fazem cobertura de práticas questionáveis nos principais clubes do país”, pode ler-se no final do documento.

Conheça a realidade preocupante no Brasil

A eleição de Jair Bolsonaro “anuncia uma era sombria para a democracia e liberdade de imprensa no Brasil”, num país que desceu três lugares no `ranking` e ocupa agora o 105.º posto, mantendo a reputação do país como “um dos mais violentos da América Latina para os jornalistas”. Profissionais em cidades de pequena ou média dimensão são vítimas de ameaças, ataques físicos e homicídios, devido à cobertura relacionada com corrupção, política pública ou crime organizado.

“A propriedade dos media continua muito concentrada, principalmente nas mãos de famílias de grandes empresas, muitas vezes intimamente ligadas à classe política. A confidencialidade das fontes dos jornalistas está sobre constante ataque e muitos repórteres investigativos foram sujeitos a processos judiais abusivos”, acrescenta ainda o documento.

Se quiser viver nesse país maravilhoso, tenha suas dúvidas eliminadas. Faça parte da nossa enorme equipe que com nosso curso atualizado entrou e se legalizou em Portugal, tornando o processo rápido e simples.