Será que há coisa mais gostosa em Portugal, que ouvir um bom fado acompanhado de petiscos típicos?
É sabido que as Casas de Fado em Lisboa são uma tradição exibida com orgulho por qualquer cidadão português ou guia turístico da região. Atualmente já não é um gosto dividido pela idade e pode-se ver as casas de fado em Lisboa repletas de jovens, inseridos entre os apreciadores mais velhos deste estilo.
O fado é um estilo de música, conhecidíssimo, que caracteriza Portugal. Tanto que, é considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade, pela UNESCO, desde o ano de 2011.
Dentre as diversas cidades de Portugal para se ouvir fado, Lisboa é a cidade que atualmente mantém mais espaços com fado ao vivo, para além da música serem apreciados diversos pratos típicos portugueses.
Os fadistas (cantores de fado), acompanhados de seus músicos, geralmente dois, um com a guitarra clássica (a viola) e o outro com a tradicional guitarra portuguesa, com suas músicas melancólicas em sua maioria, com o “chorar das guitarras”, acompanham as refeições dos visitantes, fazendo delas inesquecíveis e agradabilíssimas, cantando o amor e também as alegrias e sinas da vida. Atualmente, Carlos do Carmo é um dos nomes mais conhecidos entre os cantores de fado português. Foi, em 2014, o primeiro português a ganhar o Grammy Latino de Carreira. Alguns outros fadistas bem conhecidos da região são: Aldina Duarte, Ana Moura, Camané, Carminho, Cristina Branco, Cuca Roseta, Dulce Pontes, Helder Moutinho, Marco Oliveira, Mafalda Arnauth, Mariza, Raquel Tavares e Ricardo Ribeiro, entre muitos outros
Abaixo citamos algumas Casas de Fado, típicas portuguesas, onde seus pratos e shows variam em um consumo entre 10 a 60€:
1 – Café Luso – Travessada Queimada, 10
2 – Faia – Rua da Barroca, 54-56
3 – Senhor Vinho – Rua do Meio à Lapa
4 – Adega Machado – Rua do Norte, 82-93
5 – Tasca do Chico – R. do Diário de Notícias 39, 1200-108
6 – Casa de Linhares – Beco dos Armazéns do Linho 2
7 – Clube de Fado – Rua de S. João da Praça, 92-94
8 – Marquês da Sé – Largo do Marquês Lavradio, 1
9 – Mesa de Frades – Rua dos Remédios, 139 A
10 – Parreirinha de Alfama – Beco do Espírito Santo, 1
Das sugestões acima, faça seu roteiro dentre as mais antigas, tradicionais e deliciosas casas de fado em Lisboa. Perca-se pelas ruelas e bairros lisboetas, simpáticos por natureza e convidativos para você reviver os séculos passados dos poetas e vozes fadistas, para que tenhas um dia bem português. Sinta a melancolia lusa através das vozes dos diversos fadistas que ainda alimentam a tradição do fado nas ruas típicas dos bairros de Lisboa. Aprecie e delicie-se com os aromas e sabores da comida tradicional portuguesa.
Dos ambientes requintados e mais sofisticados, às tradicionais tabernas sóbrias e em penumbra, ambientes acolhedores ganhando alma aos sons de piano e guitarras portuguesas. Entre os azulejos e capelas datadas do século XVIII, de acústica inigualável e vozes quase inaudíveis, pois tudo o que mais se quer ouvir são os fados e as vozes incríveis que tem os fadistas.
Portugal tem muitos roteiros boêmios, com toda a certeza, mas visitar uma ou mais de suas Casas de Fado, seja em Lisboa, Cascais, Coimbra, enfim, é querer encantar-se com a melancolia e o amor de suas letras, a doçura e firmeza de suas vozes e saborear verdadeiras delícias típicas que ultrapassam séculos.
Não deixe de viver este encanto de experiência únicos! Viva Portugal quando estiver nele, conte lindas histórias, recrie seus roteiros, convide sua família e seus amigos, e vivam momentos inesquecíveis.
E se quiser saber mais sobre como é viver e morar em Portugal, clica aqui e descubra.
“O Fado nasceu um dia, quando o vento mal bulia e o céu o mar prolongava, na amurada dum veleiro, no peito dum marinheiro, que estando triste cantava…” – José Régio
.
Quer aprender a trabalhar com a internet e sem correr riscos? CLIQUE AQUI