Águeda e seus guarda-chuvas coloridos

0
14493

O município de Águeda é internacionalmente conhecido pelo seu famoso festival de artes, o AgitÁgueda, criado em 2006 com a ideia de animar as noites de verão de quem vive ou passa por lá. O festival, que obteve um crescimento exponencial nos últimos anos, tornou-se um evento de sucesso e vencedor de muitos prêmios, graças à sua aposta musical de qualidade e à promoção de artes urbanas, tendo celebrizado os chapéus-de-chuva coloridos do “Umbrella Sky Project”, que se tornaram uma imagem de marca da cidade e do concelho e que ampliaram ainda mais o turismo no município.

O “Umbrella Sky Project “, é uma instalação que foi apresentada pela primeira vez no ano de 2012, e desde lá tornou-se parada obrigatória do AgitÁgueda, um dos principais eventos deste simpático município, senão o principal, e que já vem ultrapassando fronteiras. O Umbrella Sky Project, tem uma proposta vinda do exterior e sua montagem já feita na Espanha.

Trata-se de um projeto artístico que levou além da arte urbana, mais cor para as ruas de Águeda. Suas várias instalações artísticas distribuídas pela cidade, tem como referência um lindíssimo céu de guarda-chuvas, isso mesmo! Os idealizadores do projeto, dizem, que o objetivo é distribuir cor nos cantos cinzas da cidade e arrancar sorrisos dos seus visitantes diversos, bem como deixar registrado momentos de diversão e alegria. O mesmo foi inspirado na própria cultura portuguesa, em elementos tradicionais como os azulejos, predominantes em todo o país, as “rendas” nos guarda-chuvas da Rua Miguel Maria Veloso, elementos marinhos que recordam a conexão dos portugueses ao mar na Rua Vasco da Gama, com guarda-chuvas listrados, decorados com boias, âncoras e até sardinhas 3D.

Pelos bancos de jardim, lindos por sinal, há personagens emblemáticos, como Amália Rodrigues (famosa fadista, falecida em 1999) ou Cristiano Ronaldo. O projeto é montado em parceria com a Câmara Municipal, e leva cerca de 2 semanas para que sejam montadas todas as instalações, pois além de todos os guarda-chuvas, ainda tem as pinturas pela cidade, decoração de postes elétricos e escadarias, um sofá gigante entre as ruelas, entre outras coisas.

Dois dos principais eventos em Águeda:

  • Agitágueda– ocorre durante o mês de julho (mas os guarda-chuvas coloridos ficam de julho a setembro). Artes de rua, pinturas artísticas e muitas outras exposições de arte.
  • Festa do Leitão da Bairrada e Mostra de Artesanato e Gastronomia– ocorre na primeira semana de setembro (quarta-feira a domingo). Em 2018 será a 25ª Festa do Leitão da Bairrada e a 21ª Mostra de Artesanato e Gastronomia.

A atração artística dos “chapéus de guarda-chuvas”, espalhados por Águeda é com toda a certeza o cartão de visita da cidade. Tanto é o seu destaque, que Águeda está se tornando também, referência internacional. Sua última referência foi através da CNN, que considerou Águeda como uma das 25 cidades mais coloridas do mundo. Isso tem atraído centenas de milhares de turistas, e mesmo o AgitÁgueda tendo como data o mês de julho, os seus guarda-chuvas permanecem até o final do mês de setembro. São dezenas de atrações e concertos gratuitos, tasquinhas, feira de artesanato, arte urbana e o tão procurado espaço Agitakids.

Quer saber como ir para Portugal e desfrutar destes e outros passeios? Clique aqui e anote tudo direitinho para realizar esse sonho.