Vida digna! Saiba o salário médio em Portugal e seu impacto no aluguel da casa

0
2768

Ao contrário do que poderia imaginar, o salário médio de Portugal permite que possa pagar o aluguel com relativa tranquilidade financeira. Relembramos que com o nosso passo a passo atualizado para morar em Portugal todo o processo vai se tornar mais simples.

De facto, Portugal, apesar do seu baixo custo de vida, em comparação com os restantes países da União Europeia, está com um salário médio que fica localizado bem no meio em toda a Europa. Contudo, o que fica mais atrativo é o que com seu salário médio português pode comprar e como o aluguel vai impactar seu orçamento mensal.

Mas com quanto dinheiro vai ficar após pagar o aluguel da casa?

Uma casa com 90 metros quadrados, que é a área média dos alojamentos familiares em Portugal, custará perto de 400 euros. O rendimento líquido médio nacional é de 856 euros.

Por isso mesmo, arrendar uma casa em Portugal custa perto de metade do salário líquido médio que é oferecido a cada trabalhador. O valor fica muito acima daquela que é taxa de esforço recomendada e chega até a níveis mais altos em algumas regiões do país.

Os dados inéditos divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística(INE) permitem, pela primeira vez, fazer um retrato do mercado de arrendamento em Portugal. E os números vêm comprovar aquela que já era a perceção no mercado: tanto os preços de venda como as rendas estão a atingir valores difíceis de comportar para o trabalhador médio.

A nível português, as rendas se fixaram, no ano passado, num valor mediano de 4,39 euros por metro quadrado. Segundo os últimos Censos realizados pelo INE, em 2011, a maioria dos alojamentos familiares clássicos em Portugal tinha entre 80 e 99 metros quadrados. Assumindo, assim, uma média de 90 metros quadrados por casa, pode assumir-se que uma renda terá um valor mediano de 395,10 euros.

O valor varia muito de região para região e dispara, sobretudo, nas áreas de Lisboa, Algarve e Porto, as mais caras do país. Na Área Metropolitana de Lisboa, ainda de acordo com os Censos de 2011, a maioria das casas também teria à volta de 90 metros quadrados. Aqui, com valor mediano de rendas de 6,06 euros por metro quadrado, a renda já seria de 545 euros por mês. Afunilando ainda mais a análise, as rendas no município de Lisboa fixaram-nos nos 9,62 euros por metro quadrado. No município, a maioria das casas já tem cerca de 70 metros quadrados, o que significa que a renda mediana, por uma casa deste tamanho na capital, rondará os 673 euros por mês.

Salário médio português é assim tão baixo como dizem?

Apesar da desvantagem em comparação com o salário médio europeu (1475 euros), existem 17 países cujo salário médio é inferior ao português (846 euros), enquanto que os restantes 22 têm remunerações superiores.

É possível classificar assim os países europeus em três grupos, segundo o nível do seu salário médio mensal. No primeiro grupo contam-se 21 países com um salário médio inferior a 1.000 euros por mês: excepto Portugal (846 euros/mês), todos eles são da Europa de Leste, estando entre os mais baixos: Ucrânia (190 euros), Moldávia (216 euros), Geórgia (293 euros), Biolorússia (320 euros), Albânia (347 euros), Macedónia (372 euros) e Sérvia (396 euros).

Existem doze países com remuneração média superior aos 1.000 euros, mas abaixo dos 2.500 euros mensais, que fazem parte do grupo de países com salários intermédios. A Irlanda lidera (2479 euros), seguindo-se Alemanha (2270 euros) e a França (2225 euros), entre outros.

Se quiser viver nesse país maravilhoso, tenha suas dúvidas eliminadas e faça parte da nossa enorme equipe que com nosso curso atualizado entrou e se legalizou em Portugal, sabendo de tudo para tornar o processo rápido e simples.