Para tomar a decisão importante de se mudar do Brasil para Portugal é necessário perceber muito antes de compensar em termos financeiros essa decisão.
Por isso mesmo, o Morar em Portugal fornece agora as informações básicas para perceber se, na sua área de formação e trabalho, os profissionais em Portugal ganha muito acima da média no Brasil. Relembramos que com o nosso passo a passo atualizado para morar em Portugal todo o processo vai se tornar mais simples.
Remuneração média em Portugal
Sabemos que o salário mínimo é aquele estipulado por lei, e que muitas empresas acabam pagando um pouco mais para os seus funcionários.
De acordo com o Instituto Nacional de Estatística, a remuneração média em Portugal é de aproximadamente 860 euros (cerca de 4 mil reais).
Profissões bem pagas em Portugal
Sem falarmos daquelas profissões em que as pessoas já ocupam o topo das carreiras, como gerentes e chefes executivos, para trabalhar em Portugal e ganhar bem, o ideal é que você trabalhe em uma dessas áreas:
- Tecnologia;
- Marketing;
- Medicina;
- Direito.
Nessas áreas é possível receber salários acima dos 1500 euros (aproximadamente), passando assim os 8 mil reais.
Calculadora de salários para Portugal
Existe uma ferramenta muito útil, que mostra a média salarial de cada profissão em Portugal. É interessante dar uma olhada nessa calculadora de salários antes de vir trabalhar em Portugal, para ter uma noção do salário da sua profissão. Pesquise e se informe de todas as condições dos contratos apresentados pelas empresas.
Mas afinal qual é o salário médio dos portugueses?
“Jovens altamente qualificados, das áreas de engenharia, economia ou gestão, estão a entrar para as empresas com salários entre os mil e os 1.200 euros e isto é um salário muito baixo”, defende um especialista financeiro português, chamado Luís Mira Amaral.
E os 600 euros são um bom salário? “Socialmente é muito chato. Mas o drama é que para a produtividade que estes trabalhadores têm, a economia portuguesa não pode pagar muito mais”, defende.
O Governo está a negociar o aumento do salário mínimo com os parceiros sociais e já se mostrou disponível para firmar um acordo mais abrangente para conseguir o apoio das confederações patronais e sindicais.
Um dos grandes objetivos do aumento do salário mínimo, explica o secretário de Estado do Emprego, “passa por garantir dignidade aos trabalhadores que estão nos segmentos mais baixos da escala salarial e combater as desigualdades e a pobreza entre trabalhadores”. “É preciso não esquecer que Portugal tem diferenças salariais superiores à média europeia e que mais de um em cada dez trabalhadores em Portugal está em risco de pobreza“, sublinha Miguel Cabrita.
Aonde em Portugal se ganha melhor?
Caso queira ganhar muito acima da média portuguesa, a única resposta é ir trabalhar para Lisboa, capital portuguesa. Em regra, é em Lisboa que estão as remunerações mais altas. “Mil euros em Lisboa está abaixo do referencial”, adianta João Cerejeira, economista e professor.
Para encontrar um salário que fique já dentro das médias europeias, como é o caso de Espanha, foque em Lisboa, tentando ao máximo ter boas qualificações e procurar uma grande empresa para trabalhar. Pode também procurar se integrar em um dos setores que pagam melhor, como é a banca e os transportes
Vale a pena recordar que, devido às regras da União Europeia, nenhuma empresa portuguesa pode discriminar as pessoas quanto à sua nacionalidade, cor de pele ou crença, pelo que será sempre visto como igual no mercado de trabalho.
Se quiser viver nesse país maravilhoso, tenha suas dúvidas eliminadas. Faça parte da nossa enorme equipe que com nosso curso atualizado entrou e se legalizou em Portugal, tornando o processo rápido e simples.
Quer aprender a trabalhar em casa e sem correr riscos? CLIQUE AQUI.