Quer morar em Portugal? País pode facilitar sua entrada…
Boas notícias para quem quer morar em Portugal e para quem ainda não tem cidadania portuguesa! O governo português apresentou uma proposta para um novo tipo de visto que vai facilitar a entrada de estrangeiros que pretendam trabalhar e residir no país.
A nova medida pode ajudar milhares de brasileiros a buscar a cada ano uma melhor qualidade de vida e segurança em solo português. A proposta ainda está sendo aprovada pelo parlamento e não tem data de vigência.
Estrangeiros terão 6 meses para conseguir trabalho; se aprovada, lei trará mudanças relevantes para brasileiros…
Atualmente, para solicitar o visto de trabalho em Portugal, é necessário ter um contrato já assinado com a empresa empregadora, oque é muito dificil a muitos brasileiros.
Com isso, muitos brasileiros acabam entram no país como turistas ou com visto de estudo e, ao conseguir um emprego, regularizam sua estadia e obtêm o título de residência.
No novo projeto, o visto teria validade de 120 dias, podendo ser prorrogado por mais 60. Assim, os estrangeiros teriam quase seis meses para encontrar um emprego e conseguir a permanência no território português.
Caso não consiga um emprego nesse período, “o titular terá que deixar o país e apenas pode voltar a realizar um novo pedido de visto para este fim, um ano após expirar a validade do visto anterior”.
Uma outra parte da proposta de lei também tem a previsão da autorização de residência para cidadãos da CPLP.
O que é a CPLP?
A CPLP é uma comunidade constituída por nove países que possuem português como primeira língua, que são eles; Angola, Cabo Verde, Brasil, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.
Em julho de 2021, um acordo entre esses Países foi aprovado, prometendo facilitar a circulação de pessoas nos territórios do grupo, com concessões de visto e autorizações de residência. Agora, o objetivo é regulamentá-la em Portugal e faze-la entrar em vigor.
Caso a proposta seja aprovada, os cidadãos poderão conseguir um visto com validade inferior a um ano e renovável por igual período depois de já estar no País.
O acordo ainda inclui flexibilizações para a permanência de Empreendedores digitais, famílias e estudantes.
Empreendedores digitais: o texto contempla a concessão de visto para o exercício de atividade profissional subordinada ou independente aos profissionais que trabalhem remotamente para fora de Portugal. Neste caso, deve “ser demonstrado o vínculo laboral ou a prestação de serviços, consoante o caso”;
Famílias: o governo português também propõe simplificar a migração de famílias, com a concessão de vistos e autorizações de residência para quem acompanhar familiar já com vistou ou autorização de residência;
Estudantes: alunos matriculados em universidades portuguesas não precisarão solicitar o visto junto ao SEF, como é feito hoje….
A proposta agora precisa da aprovação da Assembleia da República e de sanção presidencial. De acordo com a agenda oficial, ela irá entrar em discussão pelos deputados portugueses no dia 21 de julho.
Segundo um relatório do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) de 2021, mais de 204 mil estrangeiros morando legalmente em Portugal são brasileiros, um aumento de 11,3% em relação ao ano anterior.
Leia também:11 DICAS PARA ARRENDAR CASA EM PORTUGAL
Trabalhos e residência em Portugal
Portugal é um dos principais destinos turísticos dos brasileiros em viagens internacionais, mas também um dos principais países para quem busca imigrar.
Nos últimos seis anos o número de brasileiros, que buscam melhor qualidade de vida e segurança, dobrou em Portugal. De acordo com o SEF eram 211 mil brasileiros legalizados vivem em terras lusas. Mas estima-se que cerca de 300 mil vivem por lá.
Para quem busca imigrar para lá segundo o governo português o país tem a necessidade de mais de 50 mil trabalhadores em diversas áreas, como a de: hotéis, restaurantes, agências de turismo e locadoras de veículos. O setor da construção civil e de TI também são destaque.
IMIGRAÇÃO BRASILEIRA
O Brasil é a maior comunidade estrangeira em Portugal. O último relatório do SEF (íntegra – 6 MB), com dados de 2021, mostra que existem 698.887 estrangeiros vivendo legalmente no país. Destes, 204.694 (29,3% do total) são brasileiros.
É um aumento de 11,3% com relação a 2020. O número de brasileiros em Portugal é ainda maior, visto que os dados oficiais não contabilizam quem tem cidadania de algum país da UE (União Europeia), nem imigrantes em situação irregular….

E por fim é isso! saiba todos os passos para você poder morar em Portugal Legalmente.
Veja mais artigos em nosso site e fique por dentro!



