11 DICAS PARA ARRENDAR CASA EM PORTUGAL

0
767

Você tem planos de morar em Portugal? Então precisa saber que lá muitas coisas são diferentes do Brasil. A burocracia e as possibilidades na hora de alugar um imóvel são alguns exemplos, a começar por algumas palavras e siglas diferentes que encontramos nos anúncios imobiliários. Há várias opções: casas vazias, com mobília, com eletrodomésticos e até com contas inclusas.

Se neste texto você está buscando as primeiras informações sobre o assunto, ou leu alguns anúncios, deve ter se deparado com expressões que causaram estranhamento. Então, vamos aos significados:

  • Arrendar significa alugar.
  • Morada que dizer residência.
  • O “T” sempre vem seguido de algum número, que indica a quantidade de quartos do imóvel. Assim, T0 corresponde a um imóvel sem quarto, daqueles que possuem apenas um cômodo, mais cozinha e banheiro, como um estúdio ou kitnet. T1 para um quarto, T2 para dois quartos e assim por diante. Caso tenha “kit” escrito após o indicativo do número de quartos, como T2 kit, quer dizer que sala e cozinha dividem o mesmo cômodo, ou seja, são integradas.
  • Mobilado significa que no imóvel há mobília (mobiliado, para nós). E é comum nesses casos que estejam incluídos também roupas de cama, talheres, louças, panos de prato… Ao fechar contrato de um apartamento mobilado, é importante verificar e listar todos os objetos que já estavam ali antes da sua mudança, a fim de evitar qualquer problema no momento da entrega do imóvel. Tire fotos, descreva a quantidade, o estado de conservação e teste o funcionamento dos eletrodomésticos, como uma vistoria, antes de se mudar e envie por e-mail ao senhorio (assim chamam o proprietário), ou à imobiliária, caso estes não o tenham feito. Depois disso, peça que um deles, preferencialmente o senhorio, confirme os dados, ou minimamente responda ao e-mail confirmando seu recebimento. Desta forma, você cria um documento que vai auxiliar no momento da entrega do apartamento/casa e evita mal entendidos. Lembre-se de que você deverá devolver o local com todos os objetos. Então, caso quebre um copo, é preciso colocar outro no lugar, por exemplo.
  • Apartamento equipado, ou casa equipada indica que o imóvel já possui alguns eletrodomésticos, geralmente os mais básicos, como fogão, geladeira (chamado de frigorífico), máquina de lavar roupas, por vezes televisão etc.

Com essa pequena lista já ficou mais fácil de compreender os anúncios e fazer uma pesquisa sobre o valor médio do imóvel que pretende arrendar. Segue uma lista dos principais sites de anúncios imobiliários, para ir se familiarizando com essas expressões e tendo uma ideia dos valores:

www.imovirtual.com

www.idealista.pt

www.olx.pt

www.erasmusu.com

www.uniplaces.com

www.custojusto.pt

11 Dicas para alugar casa em Portugal

 Informação e planejamento são essenciais nesse momento. Siga essas dicas para encontrar o melhor imóvel para você e ainda reduzir gastos!

1- O preço do arrendamento vai variar muito de acordo com a região que se deseja morar. Geralmente o aluguel é mais caro em cidades turísticas e nos grandes centros urbanos, como Lisboa e Porto. Muitas vezes vale a pena buscar nas cidades vizinhas à que se tem a intenção de morar, estudar ou trabalhar. Se estiver disposto a pegar ônibus (chamado de autocarro), metro (se lê “métro”) ou trem, pode conseguir arrendar um imóvel maior e mais barato. Tenha sempre em mente: em Portugal o transporte público é de qualidade!

2- A internet é muito útil para fazer o levantamento dessas informações. Busque sites sobre as cidades, assista a vídeos sobre pessoas que estão vivendo na área que você deseja ir, vagas de emprego, escolas, leia muitos anúncios…(essa parte vai depender dos seus objetivos com a ida a Portugal) a partir disso, defina as localidades que atendem suas necessidades e cujo valor cabe no seu orçamento. No Google Maps é possível ver o comércio nos bairros selecionados, transportes disponíveis e o tempo estimado de deslocamento.

3- Apesar de haver essa possibilidade, não é aconselhável negociar ou fechar um contrato de aluguel pela internet. É sempre melhor visitar, para que você possa ver todos os detalhes do lugar. Além disso, algumas localidades têm recebido muitos estrangeiros, o que aumentou a buscar por arrendamento. Então, por vezes, o imóvel pode ser alugado no mesmo dia. Será muito melhor reservar antes da viagem um apartamento pelo Airbnb ou um quarto de hotel barato para as duas primeiras semanas em Portugal. Assim, você terá estes primeiros dias para marcar visitas e conhecer melhor os bairros que pretende morar.

4- Exija contrato de aluguel. Nunca feche negócio sem um contrato. E assegure-se de que o contrato está detalhado o suficiente. Faça perguntas, verifique se deseja incluir mais algum. Vários estrangeiros têm sido vítimas de golpe, ou sofrido prejuízo por não ter documentado as regras e prazos para o uso do imóvel. Fique bastante atento a isso!

5- Tenha no mínimo o valor de cerca de 3 a 6 meses das parcelas do aluguel pretendido. Isso porque costumam pedir fiador ou caução. Se está indo para trabalhar, estudar ou se mudando com a família dificilmente terá fiador. Então nos resta pagar o adiantamento, que, na maioria das vezes, é de três meses, conforme indicado na lei portuguesa. Porém há casos em que o senhorio pede mais meses como caução. Este valor deve ser devolvido no fim do contrato, caso não tenha ocorrido nenhum dano ao imóvel. Ainda sim, pode ser que peçam outras formas de garantir que você tem como honrar o compromisso que quer assumir. Caso já tenha contrato de trabalho, pode anexar uma cópia como forma de garantia. Há relatos de brasileiros que optaram por também apresentar um extrato bancário. O ideal nesses casos é conversar com o senhorio.

6- Para o contrato de arrendamento são exigidos alguns documentos. Então, é fundamental agilizar a emissão logo nos primeiros dias. Geralmente, são os seguintes:

-BI (bilhete de identificação), autorização de residência e/ou cópia do passaporte.

– Contribuinte (NISS)

– Comprovante de rendimentos

– NIF (número de identificação fiscal, o que equivale ao nosso CPF)

– Cópia dos documentos do fiador, se houver

7- Fique atento a todas as cláusulas e vigência do contrato. Em alguns casos, existe um prazo mínimo que o imóvel deve permanecer ocupado, que pode ser de 1 ano, ou até mais. Se o inquilino resolver entregar antes, perde o direito à devolução do caução.

8- Se no contrato estão incluídas algumas contas, como luz e água (às vezes até telefone e internet já estão no pacote), é possível que nos primeiros meses sejam considerados os consumos dos meses anteriores à sua mudança. Esse valor pode ser maior ou menor que o seu consumo, e pode ficar desse modo por uns 3 ou 4 meses, até que seja feita a correção necessária e venham os valores referentes à diferença de consumo. Se você consumiu menos do que pagou, receberá um desconto, mas se o consumo foi maior, virá na conta, somado ao valor daquele mês a diferença dos meses anteriores, o que pode aumentar muito os seus gastos e impactar no orçamento. Assim, é bom estar preparado! Se for possível, faça a medição do consumo de água e luz e envie às empresas competentes. Isso pode agilizar o processo de ajuste da conta.

9- Caso precise de móveis, roupa de cama e objetos, há opções de lojas muito baratas. A mais indicada se chama Ikea. Os móveis são mais em conta, mas o comprador fica responsável por sua montagem.

10- Verifique a ventilação, vedação e sistema de aquecimento do imóvel. Em alguns, há quartos e banheiros sem janela. Em outros, não bate sol. Como faz mais frio que no Brasil, é possível que as janelas fiquem mais tempo fechadas, e pode ser que fique muito escuro. Algumas lojas, como a Leroy Merlin, oferecem vedação, o que vai influenciar bastante na temperatura interna.

11- Peça que o contrato de arrendamento seja registrado no Departamento de Finanças. Isso pode ser requisitado ao senhorio ou à imobiliária. Quem vai morar em Portugal deve fazer uma espécie de declaração de imposto de renda, chamado de IRS. Se o seu contrato estiver registrado nas Finanças, você receberá desconto nos impostos pelos gastos com moradia.

Quer saber como morar em Portugal com todos os passos necessários? CLIQUE AQUI

 

11 DICAS PARA ARRENDAR CASA EM PORTUGAL
4.2 (83.33%) 6 votes