Compra de carta convite é CRIME!

Compra de carta convite é CRIME!

Quando se trata de procedimentos para entrada em Portugal o assunto é sério.

Um dos documentos solicitados pela imigração na sua entrada em Portugal, caso não tenha reserva de hotel é uma Carta convite. A carta convite é um documento que substitui a reserva de hotel, comprovando nela que você tem onde ficar e com quem vai ficar enquanto estiver em Portugal.
Este documento é feito geralmente por um amigo ou parente que vai receber visitas em sua casa em Portugal.

Na imigração, caso apresente a carta convite, os agentes poderão fazer várias perguntas sobre o relacionamento que você tem com a pessoa que lhe enviou a carta…

Podem perguntar a quanto tempo se conhecem, onde cada um mora, pode ligar para a pessoa que lhe emitiu a carta convite… e fazer perguntas pessoais e variadas para comprovar o vínculo que possuem.




A carta convite realmente é um facilitador para quem vem visitar Portugal.

Recebi uma denuncia ontem, de uma pessoa que VENDE carta convite por R$ 500.00… e se o imigrante passar pela imigração paga mais 5mil reais pela entrada em Portugal. Conforme está provado na imagem abaixo.
Foram ocultados os dados e o plano de fundo do Whatsapp para não comprometer a imagem da vítima. Chega a ser triste, mas pelo que parece até o administrador do grupo defendia o ato e influenciava as pessoas a comprarem a carta convite dizendo que é uma forma de ajuda.

Comprar carta convite é crime, a pessoa que comete este delito vai a tribunal e pode ser presa.

 

Vamos ver o que a lei portuguesa diz:

1 — Quem favorecer ou facilitar, por qualquer forma, a entrada ou o trânsito ilegais de cidadão estrangeiro em território nacional é punido com pena de prisão até três anos.

2 — Quem favorecer ou facilitar, por qualquer forma, a entrada, a permanência ou o trânsito ilegais de cidadão estrangeiro em território nacional, com intenção lucrativa, é punido com pena de prisão de um a cinco anos.

3 — Se os factos forem praticados mediante transporte ou manutenção do cidadão estrangeiro em condições desumanas ou degradantes ou pondo em perigo a sua vida ou causando-lhe ofensa grave à integridade física ou a morte, o agente é punido com pena de prisão de dois a oito anos.

4 — A tentativa é punível.

5 — As penas aplicáveis às entidades referidas no n.º 1 do artigo 182.º são as de multa, cujos limites mínimo e máximo são elevados ao dobro, ou de interdição do exercício da atividade de um a cinco anos.

… podemos incluir aqui, por exemplo, obtenção de documento fraudulento; protecção ao esconderijo ou acolhimento em casa do agente, etc.)…

 

O infrator envia para as vítimas uma cópia do modelo que ele tem, com todos os seus dados. Estes dados já foram repassados ao SEF e a PJ conforme informações do membros do grupo.

Eles se aproveitam da falta de conhecimento das pessoas para praticar o crime.
Fico triste em saber que existem Brasileiros fazendo este tipo de “maracutaia” em um país que nos recebe.

Por isso vou deixar aqui a dica

Não compre nenhum documento! Isso não existe.

Não compre carta convite, nem contrato de trabalho.
Se você fizer o que é certo não terá dores de cabeça.

Se você tem uma denuncia a fazer, faça diretamente ao Portal do SEF CLICANDO AQUI

 




Fundadora e proprietária do site Morar em Portugal.
Mãe, esposa, web marketeer e imigrante em Portugal.
Mora em Cascais com o marido e as filhas

Clique no ícone do Facebook para acessar meu perfil

Saiba como Morar em Portugal

Coloque o seu email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Suas informações estarão protegidas

Comments are closed.
%d bloggers like this: