Como faço para levar meu cão ou gato para Portugal?

Esse tem sido um dilema de muitas famílias que decidem vim morar ou somente passear em Portugal e não quer deixar seu animalzinho sozinho, saiba que é possível levar seu pet consigo basta seguir Passo a passo o procedimento abaixo:

1º) Implantação do Microchip ISO 11784 ou ISO 11785 (Recebe o Certificado de Microchipagem)

2º) Aplicação da Vacina da Raiva (pode ser aplicada já no minuto seguinte a aplicação do Microchip, não esquecer de pedir para o DR. colar o lote da vacina no cartão de vacina, assinar e carimbar).

3º) Espera 30 dias após a vacina.

4º) Após os 30 dias coletar o sangue com veterinário de sua confiança para o exame de sorologia que é feito em São Paulo (resultado sai de 30 a 60 dias).

5º) Após receber o resultado, caso seja aprovado no exame, esperar o prazo de 90 dias após a data da coleta do sangue.

 

6º) Após os 90 dias agendar na vigiagro (Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional) que fica no aeroporto da Capital da cidade onde o pet vive para a emissão do CZI (Certificado Zoosanitário Internacional ), esse agendamento deve ser em até 10 dias antes da viagem, em algumas unidades da vigiagro pedem para ser com 5 dias antes da viagem.

7º) Chegado o dia de ir na Vigiagro para a emissão do CZI, documentos que devem ser apresentados: Passaporte do proprietário do pet, Certificado de Microchipagem, exame de sorologia, cartão de vacina do animal, atestado de saúde do animal de preferência da mesma data ou de um dia anterior, não esquecer endereço do animal no Brasil e também o endereço em Portugal.

Foto: Arquivo Pessoal – Willk Cripelo

8º) O CZI é emitido no mesmo dia ou em até 2 dias.

9º) Com o CZI em mãos é só ligar para a empresa aérea e reservar a vaga do seu pet.

10º) Animais que pesam até 8kg somado com a caixa e transporte vão na cabine, a partir de 9kg vão no porão, não esquecer de procurar uma caixa de transporte nos padrões internacionais da IATA.

11º) Valor da passagem: até 8kg 150 Euros, de 9kg até 32kg 200 Euros, de 33kg até 45kg 300 Euros (se o animal pesar juntamente com a caixa mais de 45kg, deve ser feito o despacho aduaneiro do animal com o auxílio de um despachante).

12º) O último passo é passar um e-mail para a o veterinário em Lisboa ou no Porto com 2 dias e antecedência para comunicar a chegada do animal anexando os documentos do animal e informar horário de chegada e número do voo, o e-mail de Lisboa é piflisboaa@dgav.pt e o e-mail o Porto é pifportoa@dgav.pt

 

Folheto informativo sobre o órgão responsável pela entrada de animais em Portugal

Clique aqui para ter acesso ao folheto

.

Quer trabalhar com a internet e sem correr riscos? CLIQUE AQUI.