A mudança para outro país implica, naturalmente, uma mudança também de: hábitos, rotina, vida e de foco. Essas alterações podem ser, por muitas vezes, bruscas e podem causar um grande impacto, às vezes até mesmo trazer uma certa infelicidade e sensação de perda do próprio “eu”, entretanto, como diria Fernando Pessoa, “primeiro estranha-se, depois entranha-se”.
1- Cumprimentar e conversar com pessoas que não se conhece
“Tu conhece aquela pessoa?” “Não, mas ela ficou olhando para mim e eu cumprimentei”. Simples assim. No comum de acontecer, se alguém olhava para uma pessoa e a mesma baixava os olhos ou fechava a cara. Pode não ser falta de educação mas, existe muito medo, desconfiança, receio principalmente vindo de mulheres
Leia também: Comprar casa em Portugal vale à pena?
2- Comer sopa habitualmente
Todos os que vem visitar Portugal, começam a ter esse hábito. Nos restaurantes, é servida de entrada e no supermercado, existe sempre uma seção com vários tipos, combinações e sabores. Não dá para escapar.
3- Usar o celular na rua
Esse é um outro hábito que, é muito condicionado pela segurança. Em Portugal, você tem a total segurança para sair na rua usando o seu celular, o que acaba por ser diferente no Brasil, como sendo um país de pouca segurança para os habitantes, que, se andarem com o seu celular pelas ruas, correm o risco de o perder.
4- Assoar o nariz na frente das pessoas, sem pudor
Com a humidade e a presença definida das estações do ano, tem sempre alguém por perto que está ou resfriado ou com coriza. E em Portugal, não existe a historia de ficar ali se fungando, esperando um momento de privacidade para conseguir limpar e assoar o nariz. Você faz o que tem que fazer e ninguém tem a ver com isso, muito menos fica olhando e pelo contrario, todos agem como se nada tivesse acontecido.
5- Desapegar de marcas
Brasileiro tem o gosto e mania puxada para as marcas, sejam elas as marcas de carro, roupa, sapato e até mesmo de produto de limpeza. A população brasileira, muitas das vezes, chama o conteúdo pelo nome da marca e pode ser bastante desconfiada com marcas desconhecidas ou “barateiras”
Quer aprender a como trabalhar a partir da sua casa e sem correr riscos? CLIQUE AQUI.