Estes Roteiros em Lisboa são ideais para quem visita pela primeira vez a capital portuguesa. Lisboa é cheia de conselhos (cidades) privilegiadas pela cultura e história, fazendo valer à pena esta jornada, tornando cada minuto um momento de descobrimento.
Seja bem-vindo à Lisboa!
Esse conteúdo foi feito em parceria com a Expedia. Aqui você pode conferir as dicas de Lisboa da Expedia Brasil
Roteiros imperdíveis em Lisboa: Visão geral
Estes roteiros imperdíveis em Lisboa são ideais para quem está visitando a cidade pela primeira vez e tem 3 dias para fazer isso. Inseri também algumas sugestões extras, para o caso de quem tenha mais tempo e queira visitar mais lugares.
Eu só escolhi os lugares que realmente valem a pena. Os guias da cidade vão dizer que você deve visitar todos os lugares, mas ninguém tem tempo (e dinheiro) para isso!
Nota: Estes roteiros incluem algumas caminhadas, eu acredito que esta é a melhor maneira de se conhecer uma cidade, especialmente por Lisboa ter pontos que são montanhosos, especialmente as ruas que ficam próximas aos castelos, Alfama e Chiado.
Estou deixando aqui também um mapa, onde você poderá ver todos os lugares que vou mencionar aqui. Fazendo com que seu roteiro se torne mais fácil.
Os pontos verdes são para o dia 1, amarelo para o dia 2 e vermelho para o dia 3. Em roxo, temos sugestões extras, se você tiver tempo.
Estes roteiros de Lisboa estão organizados nas seguintes seções:
Roteiros imperdíveis em Lisboa – DIA 1
O dia 1 é dedicado ao oeste de Lisboa.
Eu sempre gosto de começar a conhecer um lugar pelo ponto mais distante, no caso de Lisboa, começamos por Belém.
À tarde, passeie pelo moderno largo do Chiado antes de ver o pôr do sol com uma vista impressionante.
Torre de Belém
É uma das melhores atrações de Lisboa, a Torre de Belém está localizada no bairro Belém. Foi estrategicamente construído para proteger a capital do reino no século 16 e teve um papel muito importante na era dos descobrimentos portugueses.
Em breve também se tornou o primeiro ícone simbólico para exploradores que partem daqui até lugares do Brasil, Índia e África.
Além de ser uma joia arquitetônica por si só, o cenário é simplesmente incrível, perto da foz do rio Tejo. Em dias ensolarados, há uma incrível quantidade de luz solar refletida no rio, fazendo o rio brilhar. Confie em mim, é uma visão deslumbrante.
Cuide seu dinheiro! NÃO vale a pena entrar (opinião pessoal) é uma verdadeira armadilha turística pagar para entrar na torre. Não há muito para ver e a torre está cheia de turistas, o que significa grandes filas e um tempo de espera para entrar gigantesco. Para algumas pessoas pode parecer interessante subir em escadarias estreitas dentro de uma torre de 500 anos. Mas lá dentro não há nada de especial para ver. Se quer uma vista sobre a cidade de Belém eu indico entrar e subir pelo Padrão dos Descobrimentos, uma opção bem melhor!
Dicas para Torre de Belém
- Horário: aberto durante a época alta entre as 10:00 e as 18: 30h.
- Preço: de acordo com 2018, o bilhete padrão é de 6 euros. Você pode comprar um bilhete combinado com o Mosteiro dos Jerónimos por 12 euros.
- Super dica: Nos domingos de manhã, não há taxa de entrada.
- Site da Torre de Belém
Para chegar a Belém, pegue o comboio ou o eléctrico E15 em Cais do Sodré. Você também pode levar os 27, 28, 29, 43 e 49 ônibus que seguem a mesma rota.
Você conhece o nosso Método? Método Morar Em Portugal – é um Passo a Passo completo para você que deseja Morar Em Portugal – Clique Aqui
Mosteiro dos Jerónimos
Mosteiro dos Jerónimos foi construído como uma comemoração do regresso seguro de Vasco da Gama em sua viagem à Índia.
O projeto inicial era construir algo pequeno. Mas a medida que a riqueza das colônias durante a era dos descobrimentos crescia, eles decidiram superar seus próprios planos e construíram esculturas incrivelmente detalhadas em mármore, enormes claustros e uma linda capela
Hoje é um mosteiro em mármore maciço altamente ornamentado. Uma verdadeira joia da arquitetura portuguesa. É impossível não ficar deslumbrado com toda a arquitetura de um lugar que tem 500 anos.
Dicas para o Mosteiro dos Jerônimos
- Horas: Aberto durante o período máximo entre as 10:00 e as 18: 00h (fechado às segundas).
- Quanto: de acordo com 2017, o bilhete padrão para entrar no mosteiro é de 7 euros. No entanto, a capela principal é gratuita.
- Super Dica: Nos domingos de manhã, não há taxa de entrada.
- Site: Mosteiro dos Jerónimos
Padrão dos Descobrimentos
O Padrão dos Descobrimentos está localizado exatamente no antigo porto onde a maioria das viagens de descobertas portuguesas começou. O fluxo do rio foi alterado desde então e hoje o monumento está no passeio marítimo de Belém.
Uma característica de design interessante do Padrão dos Descobrimentos é que se assemelha à proa de um navio quando visto de lado e como cruz cristã quando visto de trás para trás.
A estrutura é dedicada a todos os exploradores e aventureiros que estabeleceram Portugal como uma superpotência do século XIV. Estes são os homens esculpidos no monumento com Infante D. Henrique na frente. Ele praticamente começou essa louca ideia de navegar para o desconhecido.
Meu lugar favorito, no entanto, é o enorme mapa do mundo medieval no chão de mármore. Uma ótima maneira visual de aprender que, literalmente, o METADE DO MUNDO foi descoberta pelos portugueses ao redor dos anos 1400. Estranho pensar que uma vez fomos a nação mais rica do mundo, como as coisas mudam!
Dicas para Padrão dos Descobrimentos
- Horário: aberto durante o horário de pico entre as 10:00 e as 19: 00h.
- Quanto: O bilhete padrão para entrar no monumento é de 5 EUR (preços de 2018).
- Site: Padrão dos Descobrimentos
MAAT
O MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia – é o complemento mais recente da cena cultural.
A qualidade da visita dependerá muito de suas exposições temporárias e seu interesse pessoal.
Mas, mais do que o interior, MAAT merece uma visita de fora.
Lindamente localizado ao lado do rio em Belém, os visitantes podem até caminhar sobre o telhado, pois o edifício arqueado foi projetado para ser uma continuação do passeio. Os ladrilhos de esmaltes 15k refletem a luz solar e a superfície do rio, fazendo com que ele mude a cor ao longo do dia.
Dicas para MAAT
- Horário: aberto durante o período máximo entre as 12:00 e as 20: 00h (fechado às terças).
- Quanto: Os ingressos são preços de 5 EUR. A entrada é gratuita no primeiro domingo de cada mês.
- Super Dica: se você está interessado em fotografia, volte durante o pôr do sol ou o nascer do sol para ver MAAT e o rio em todo o seu esplendor.
- Site: MAAT
Largo de Camões (Praça Camões)
Tempo para voltar ao centro da cidade de Lisboa! Se você vier de trem, sair em Cais do Sodré e subir Rua do Alecrim. Você encontrará a famosa rua rosa – um ponto de vida noturna – à sua esquerda.
Localizado na convergência dos bairros do Bairro Alto, Chiado e Bica , o Largo de Camões é um ponto de encontro popular em Lisboa. A estátua no centro é em homenagem a Luís de Camões, um icônico poeta do século XVI que escreveu Os Lusíadas.
Esta praça tem tudo o que uma típica praça portuguesa deve ter: arquitetura pitoresca, pavimento de paralelepípedos padronizado, quiosques de café e várias pastelarias que vendem pastéis de nata.
Não perca e faça exatamente o que eu digo. Compre uma generosa dose de pastéis de nata saindo do forno em Manteigaria e leve-os como um lanche de recompensa para a sua última parada do dia, um miradouro. Me agradeça depois. J
Você conhece o nosso Método? Método Morar Em Portugal – é um Passo a Passo completo para você que deseja Morar Em Portugal – Clique Aqui
Uma coisa que eu sempre digo à quem visita Lisboa: Sempre que você ver uma placa com a palavra Miradouro, siga-o. Vai valer a pena. Miradouro = ponto de vista e em Lisboa é uma das melhores coisas que você pode fazer!
Para terminar o seu primeiro dia, existem 2 pontos de vista excelentes, mas muito diferentes, perto do Largo de Camões. Eu vou deixar você escolher o que você achar que lhe convém melhor.
Opção nº 1: Miradouro de São Pedro de Alcântara
Chegar aqui é fácil. Se você está de frente para o rio em Largo de Camões, caminhe pela subida da rua que está às suas costas (norte). Você passará o Elevador da Glória em uma das ruas à sua direita – o ponto de vista é logo depois.
Opção nº 2: Miradouro de Santa Catarina
Há um quiosque, um bar de terraço chamado Noobai e uma estátua de Adamastor, uma figura monstro mitológica. É um símbolo das adversidades que os navegadores portugueses tiveram que superar durante suas jornadas.
Se você está de frente para o rio em Largo de Camões, siga a sua direita (direção oeste) na rua com trilhas do elétrico. Você passará o Ascensor da Bica em uma das ruas da sua esquerda e levará a próxima à esquerda. Caminha até ver o ponto de vista.
Novamente, ambos têm ótimas vistas sobre a cidade e são uma ótima opção para terminar seu dia com uma bebida na sua mão. Dito isto, eu pessoalmente escolheria # 2 durante o pôr-do-sol simplesmente porque está de frente para o leste.
Roteiros imperdíveis em Lisboa – DIA 2
O segundo dia é dedicado a explorar o centro da cidade de Lisboa. Prepare-se para caminhar muito, tem que fazer esses dias valerem à pena!
Parque Eduardo VII
Sua próxima foto de capa do Facebook?
Um dos pulmões verdes da cidade, o Parque Eduardo VII é um lugar popular para os moradores locais para caminhar seus cachorros, correr ou simplesmente ir a uma caminhada do centro movimentado.
A razão para vir aqui é o ponto de vista. A partir daí você pode ver uma grande parte da cidade em perspectiva com jardins labirínticos verdes vivos e com o rio Tejo como pano de fundo. Definitivamente digno de um momento fotográfico. Que melhor maneira de dizer “Olá Lisboa!”
Avenida da Liberdade
Caminhe em direção ao coração da cidade – Baixa – através da avenida mais sofisticada de Lisboa. É aqui que estão localizadas todas as boutiques, lojas e hotéis sofisticados de Lisboa.
A avenida é praticamente toda coberta por árvores e mini-jardins. Cafés com espaço ao ar livre são perfeitos para um café rápido.
Elevador da Glória
Mais abaixo ao lado dos Restauradores, o Elevador da Glória é um dos 3 funiculares de Lisboa. Trabalhando desde 1885, proporciona uma maneira rápida para turistas e moradores subirem a rua até o Bairro Alto. O brilhante icónico amarelo dos veículos faz uma oportunidade de fotografia, mas é uma vergonha que tenham sido vandalizados por grafiteiros.
Rossio
Também conhecido como D.Pedro IV Square, o Rossio é o coração de Lisboa . É aqui que os trabalhadores protestam contra o governo, onde estudantes de primeira faculdade tomam banho nas fontes como um ritual de iniciação, onde e os turistas comem refeições exageradas em um espaço ao ar livre.
Durante o século XIX, toda a praça foi pavimentada com a típica calçada portuguesa (pavimento de paralelepípedo português) que criou um interessante efeito vertiginoso inspirado nas ondas no chão.
Convento do Carmo
O convento foi destruído (cerca de 85%) pelo terremoto de 1755. Dos edifícios em Lisboa, esta igreja gótica recentemente renasceu para brilhar do topo da colina do Carmo.
Eles decidiram não reconstruí-la e manter as ruínas assombradas como um memorial para lembrar as pessoas do que aconteceu. É por isso que a igreja está sem telhado – algo que você não vê todos os dias. Um ótimo lugar para tirar uma foto (use uma GoPro).
Dicas para Convento do Carmo
- Horário: aberto durante o horário de pico entre as 10:00 e as 19: 00h.
- Quanto: de acordo com 2017, a taxa padrão para entrar no mosteiro é de 4 EUR.
- Site: Convento do Carmo
Elevador de Santa Justa
Santa Justa é um elevador de ferro fundido construído em 1902 para conectar a Praça do Carmo com as ruas mais baixas da Baixa. Na época, este elevador era uma grande inovação e um símbolo da Era Industrial em toda a Europa.
Com o tempo, o elevador evoluiu a partir de uma máquina funcional para se tornar uma atração única. Existe uma plataforma de observatório com vistas panorâmicas.
Dicas para Elevador de Santa Justa
- Horas: Aberto todos os dias entre as 7:00 e as 23: 00h.
- Preço: de acordo com 2018, a taxa é de 2,80 EUR para o passeio de elevador. Existe um acesso GRATUITO às escadarias para um dos andares superiores através do Convento do Carmo. A partir daí você pode acessar a plataforma superior através de uma escada para 1,5EUR. Sem filas.
- Super dica: Usar a entrada ao lado das ruínas do Carmo vai economizar tempo e dinheiro!
Arco da Rua Augusta
Arco da Rua Augusta está localizado no extremo sul da rua mais movimentada de Lisboa. Este arco de triunfo ornamentado branco é o símbolo final do renascimento de uma nova Lisboa após a tragédia de 1755, quando um terremoto + fogo + tsunami destruiu a maior parte da cidade.
A estrutura ficou completa apenas em 1875 e contém várias esculturas de mármore de figuras históricas, incluindo Vasco da Gama (que descobriu a rota do mar para a Índia) e Viriatus (que resistiu à conquista romana de Portugal).
Praça do Comércio
A Praça do Comércio é a maior das praças de Lisboa e uma das maiores da Europa. Historicamente, essa era a porta de entrada para a cidade, onde os bens das colônias eram negociados.
Você conhece o nosso Método? Método Morar Em Portugal – é um Passo a Passo completo para você que deseja Morar Em Portugal – Clique Aqui
Ribeira das Naus
A área da Ribeira das Naus foi onde a maior parte dos navios exploradores portugueses foram construídos durante o período do século XIV e XVI. Depois de ter sido abandonado por muitos anos, um recente projeto de regeneração queria “devolver o rio aos cidadãos de Lisboa”.
Um passeio de rio completamente novo nasceu e foi um sucesso imediato para os locais e visitantes que vêm aqui para ler, andar de bicicleta, correr ou simplesmente relaxar. Não fique empolgado demais, não é permitido nadar.
Roteiros imperdíveis em Lisboa – DIA 3
Dia final destes roteiros. Eu escolhi uma área completamente diferente para mostrar um lado futurista e moderno de Lisboa que muitos saem sem experimentar.
Para melhorar esse sentimento de contraste, a tarde é dedicada ao distrito mais tradicional da cidade. Para terminar a sua viagem, a mais deslumbrante vista panorâmica de Lisboa.
Parque das Nações
Esta é a área moderna de Lisboa: um enorme contraste de qualquer outro lugar da cidade. É exatamente por isso que eu acho que vale a pena visitar. Muitos deixam sem conhecer esta perspectiva vanguardista da capital portuguesa. Todos os edifícios aqui foram construídos para a Exposição Universal de 1998 (Expo’98), incluindo o showtopper Gare do Oriente.
Literalmente emergindo da água, o Oceanário é um dos maiores aquários de interior da Europa. Com um total de 16k animais – incluindo níveis extremamente elevados de lontra e pinguim cuteness – é provavelmente a melhor atração para crianças na cidade.
Baixa
Em contraste com o resto da cidade, o centro da cidade de Lisboa – Baixa Pombalina – ordenou ruas e edifícios majestosos ao redor. Esta área é geralmente onde os turistas gastam mais tempo. Se você é um fã ou arquitetura, o distrito inteiro é uma delícia para caminhar, mas você pode achar isso também turístico. Hoje em dia, existe uma enorme concentração de lojas de souvenirs, estátuas humanas e restaurantes exagerados (sério, não coma lá!).
Ah, sobre os homens que oferecem ” haxixe ” – apenas diga “Não”, evite fazer contato visual com este tipo de pessoa.
Sé Catedral de Lisboa
A catedral de Lisboa foi construída logo após o primeiro rei de Portugal – D. Afonso Henriques – conquistou a cidade aos mouros em 1147. Ele queria um símbolo imediato do cristianismo como uma prova definitiva de sua vitória.
Quase um milênio depois e tendo sobrevivido a incêndios e a vários terremotos, a Sé ainda é um destaque na paisagem do distrito de Alfama.
Dicas para Sé de Lisboa
- Horas: Aberto todos os dias entre as 9:00 e as 19: 00h.
- Quanto: de acordo com 2017, a entrada para a própria catedral é gratuita. No entanto, há uma taxa para entrar no tesouro e no claustro (4 euros).
- Super dica: Caminhe em vez de pegar o eléctrico nº 28 como qualquer outro turista da cidade. Há muitos carteiristas a bordo e a caminhada muitas vezes é muito mais rápida do que esperar nas filas.
Distrito de Alfama
Não perca algumas das melhores vistas: Miradouro de Santa Luzia ou o meu favorito Miradouro das Portas do Sol. Tenha calma, pegue uma cerveja ou um copo de vinho e aproveite a vista sobre os telhados de Alfama com o Tejo em segundo plano.
Você conhece o nosso Método? Método Morar Em Portugal – é um Passo a Passo completo para você que deseja Morar Em Portugal – Clique Aqui
Castelo de São Jorge
Este é o tipo de visão que inspira artistas. Vai ser sincero: as ruínas NÃO são o ponto mais forte deste site. Não tenha suas expectativas muito altas. Mas a sensação “go-back-in-time” e a visão aberta sobre Lisboa são definitivamente a pena IMHO. A taxa de bilhete padrão é de 8 euros em 2017 e está aberta até as 21:00 durante a alta temporada para que todos possam desfrutar de um pôr-do-sol de verão memorável.
Miradouro da Nossa Senhora do Monte
A boa notícia: Este ponto de vista tem a visão mais incrível de Lisboa. Você pode ver praticamente toda a cidade, incluindo o castelo à esquerda, os bairros da Baixa e Chiado abaixo. E, claro, o rio como pano de fundo.
Não há melhor maneira de terminar seu dia em Lisboa!
Dicas de primeira viagem
- Evite pegar táxi, principalmente se você acabou de chegar em Lisboa. Existem opções mais confiáveis, se pegar táxi exija ligarem o taxímetro.
- Os comerciantes de “droga” na Baixa são completamente inofensivos. Na verdade, a maioria deles nem vendem drogas reais. Diga NÃO e continue com sua vida.
- Comece o seu dia com estilo português, com um café (café) e um pastel de nata em qualquer café ou pastelaria. Repita após o almoço e o jantar, se desejar.
- Sempre que você vê um sinal dizendo miradouro, siga-o. Você será recompensado com excelentes vistas.
- Itens de entrada em restaurantes – azeitonas, queijo, pão, etc. – não são itens gratuitos. Na verdade, eles podem ser muito caros. Se você não quiser, apenas diga não, assim que o garçom chegar.
- NÃO coma em qualquer restaurante com os vendedores ambulantes que o convidam.
- A gorjeta é completamente opcional. Você faz isso somente se você acha que seu serviço foi muito mais do que o esperado.
.
Quer aprender a trabalhar com a internet e sem correr riscos? CLIQUE AQUI