Os melhores vinhos portugueses. Harmonizando diferentes tipos de refeições e ocasiões.

Que Portugal é também conhecida como a terra dos vinhos, já sabemos, mas será que sabemos harmonizar uma refeição ou sabemos aplica-los à uma determinada ocasião? Vamos descobrir alguns tipos de vinho “curinga”, com quais pratos combinam mais e qual servir em ocasiões específicas.

Quando se trata de um universo tão plural como o vinícola, não podemos estabelecer regras, pois é sempre perigoso seguir regra cegamente, quando na verdade tudo é uma questão de gosto e tudo se torna muito pessoal. Mas estarmos um pouquinho por dentro da cultura dos vinhos, pode ser essencial e bastante divertido também.

Muitos são os tipos de vinho existentes e cultivados pelos exuberantes vinhedos de Portugal. Já falamos em artigo anterior, sobre o Vale do Douro, que fica ao norte de Portugal, e é a primeira região vinícola demarcada do mundo desde 1756. Falaremos um pouco sobre os mais popularmente conhecidos tipos de vinho e suas harmonizações gastronômicas, que serão os vinhos tintos, dentro de um apanhado geral, pois tem suas subclassificações, os vinhos brancos e rosé, e a tão admirada espumante.

Bastante apreciados e muito versáteis, os vinhos tintos vão bem quando servidos acompanhando carnes vermelhas, queijos, massas e pizzas. Rapidamente destacamos que se o vinho for tinto seco, combina bem também massas ao molho vermelho ou de ervas e queijos brancos ou amarelos. Já um vinho tinto mais encorpado, combina bem com carnes assadas, e queijos mais duros e fortes como o provolone. Preferencialmente devem ser servidos entre 12 a 18°C, dependendo de sua categoria.

Para os vinhos brancos, sejam eles jovens e frutados ou encorpados e fermentados, nada melhor do que quando harmonizados com deliciosos peixes e frutos do mar. Combinam bem também com saladas, massas de molhos leves e queijos brancos, quase nunca são combinados com comidas muito temperadas ou carnes vermelhas. Sua temperatura ideal, se mais doce de 4 a 6°C, se mais seco e menos encorpado de 5 a 12°C, e se mais envelhecido e encorpado de 12 a 14°C.

Os vinhos rosé são excelentes para acompanhar carnes grelhadas e magras, pratos mais leves, como verduras gratinadas, pequenas entradas e omeletes ou tortilhas. Outra excelente combinação do vinho rosé, é com frutas da estação ou com pratos mais picantes e apimentados, como um peixe escabeche ou suflês. Uma boa temperatura para servi-lo é, para todos os seus tipos, de 6 a 12°C.

Onde quer que exista uma comemoração especial, seja a virada do ano, um aniversário, formatura ou outra comemoração de importância particular, lá está ela a espumante. A elegância e sofisticação dos vinhos espumantes, são notáveis e por sua versatilidade caem bem com diversos pratos, desde carnes de porco mais gordas como com entradinhas e queijos de massa mais branca, como o Brie ou o Camembert. Outra deliciosa combinação é com pratos à base de salmão. Harmonizando muito bem também com doces e bolos, bastante apreciada no verão e incrivelmente convidativa para preparo de coquetéis diversos e refeições completas. A temperatura ideal varia de 4 a 12°C, desde a demi-sec ou mais doce, à brut e mais amarga.

Abaixo temos uma lista de vinhos Top 10, selecionados em fevereiro deste ano (2017), pelos melhores especialistas na Essência do Vinho, maior feira de vinhos de Portugal, que ocorre no Porto. Nesta lista foram escolhidos 2 vinhos brancos, 5 tintos e 3 fortificados (que tem uma bebida destilada adicionada à sua composição).

TOP 10 VINHOS PORTUGUESES:

1º vinho branco = Alves de Sousa Pessoal 2008, Domingos Alves de Sousa, Douro.
2º vinho branco = Quinta de Santiago Alvarinho Reserva 2015, Nenufar Real, Vinhos Verdes.

1º vinho tinto = Passagem Grande Reserva 2009, Quinta das Bandeiras, Douro.
2º vinho tinto = Menino António Alicante Bouschet 2014, Herdade da Malhadinha Nova, Regional Alentejano.
3º vinho tinto = Quinta da Touriga Chã 2014, Jorge Rosas, Douro                                                                         4º vinho tinto (empate técnico) = Chriseya 2014, Symington Family Estates, Douro e
5º vinho tinto = Pedra Cancela Amplitude 2013, Pedra Cancela, Dão.

1º vinho fortificado = Barbeito 30 Anos Malvasia Vó Vera, Vinhos Barbeito, Vinho da Madeira
2º vinho fortificado = Kopke Colheita 1957, Sogevinus Fine Wines, Vinho do Porto
3º vinho fortificado = Bacalhôa Moscatel de Setúbal Superior 20 Anos 1995, Bacalhôa Vinhos de Portugal, Península de Setúbal

Dito tudo isto, não se deixe limitar. O vinho, assim como quase tudo na vida, é uma questão de gosto. O melhor a fazer é seguir os seus instintos e tentar novas experiências. Use o seu bom senso, molde a harmonização ao seu gosto e de seus convidados, quando houver. Sempre evoluindo aos poucos e no final se permita novas descobertas, é um vasto universo.

 

Saiba como Morar em Portugal Passo à Passo

Conheça o GUIA Morar em Portugal

Morar em Portugal é um guia completo para quem deseja trabalhar, residir ou passear na terra de Cabral.

  1. Você vai ganhar tempo em ter que buscar todas as informações que estariam mastigadas na sua mão
  2. Você vai economizar dinheiro podendo fazer todas as questões burocráticas sem precisar de assessorias
  3. Vai ter acesso as experiências de outros brasileiros em Portugal
  4. Chegará em Portugal preparado sabendo tudo o que precisa.
  5. Terá acesso a um conteúdo atualizado constantemente ao invés de ficar procurando em páginas desatualizadas na internet
  6. Conteúdo digital com acesso em celular, tablet e computador para ler quando quiser a hora que quiser

Ao acessar o guia, você terá acesso as informações abaixo:

  1. Planejamento de moradia
  2. Emissão de passaporte comum
  3. Emissão de passaporte de emergência
  4. Quanto levar em dinheiro?
  5. Como escolher passagens aéreas?
  6. Como escolher hotel barato?
  7. Que documentos autenticar no Brasil?
  8. Documentos necessários para apresentar na Imigração
  9. Média de custos para os primeiros meses de moradia
  10. Despesas básicas
  11. Que documentos preciso ter para morar em Portugal?
  12. Onde morar?
  13. Como consigo vagas de emprego em Portugal para brasileiros?
  14. Matriculas escolares para filhos
  15. Como faço para me legalizar?
  16. Como tirar habilitação em Portugal?
  17. Comprando carro barato em Portugal
  18. Como estudar em uma universidade portuguesa?
  19. E muito mais!

 

 

Cadastre-se em nossa Lista

Patrícia Alves

Fundadora e proprietária do site Morar em Portugal.
Mãe, esposa, web marketeer e imigrante em Portugal.
Mora em Cascais com o marido e as filhas.

Clique no ícone do Facebook para acessar meu perfil

Website: https://moraremportugal.com