Vale do Douro, Rota do vinho do Porto ao norte de Portugal

3048

Em 1756, o Vale do Douro tornou-se a primeira região vinícola demarcada do mundo. Esta região oferece paisagens excepcionalmente belas com o rio Douro como protagonista de deslumbrantes cenários, tanto que está classificada pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. Além disso, a região oferece milhares e milhares de vinhas, onde se produz o célebre vinho do Porto, acompanhadas por prestigiosas caves de vinho, históricas fortalezas, casas medievais de pedra e terrenos de vinha localizados em inclinados territórios desta região.

O Douro é um rio forte, com ocasionais ondas, que carateriza esta paisagem única. Na sua foz está o Porto, a segunda maior cidade de Portugal. Visitar o Porto é indispensável se estiver de passagem pela zona norte do país, ou caso queira apreciar a exuberância deste destino. Sua herança está repleta de tradicionais caves do século XVIII, quintas apalaçadas, espetaculares catedrais, igrejas barrocas e interessantes avenidas de estilo moderno.

A melhor época para visitação desta região é durante os meses de junho, julho e agosto, pois é uma época de melhores temperaturas de calor e onde ocorrem menos períodos de chuva. Nestas alturas podes encontrar várias festividades e celebrações, como a Festa de São João, em 24 de junho, que se celebra com música, fogos de artifício e martelos de plástico; o Festival de Curtas em Vila do Conde, durante o mês de julho entre outros eventos.

Algumas das atividades mais interessantes para serem realizadas neste destino são:

1. Descobrir a histórica cidade do Porto passeando pelas suas ruas inclinadas, repletas de monumentos;
2. Realizar um pequeno cruzeiro pelo Douro, se possível;
3. Realizar diferentes degustações nas quintas do Alto Douro;
4. Perder-se entre as ruas medievais e passeios fluviais do bairro da Ribeira, no Porto;
5. Observar a arte do paleolítico no Parque Arqueológico do Vale do Côa.

Lugares para visitar na região do Douro:

1. Peso da Régua: Passe um dia inesquecível na cidade do Peso da Régua, o coração da região do Douro;

2. Vila Real: Descubra como é a localidade de Vila Real e desfrute de umas fantásticas férias no norte de Portugal;

3. Porto: Desfruta de umas inesquecíveis férias no Porto, uma das cidades mais encantadoras de Portugal;

4. Vila Nova de Gaia: Dedica pelo menos uma tarde a visitar Vila Nova De Gaia e as suas adegas, durante a tua passagem pelo Porto;

5. Lamego: Desfruta de um dia memorável na cidade de Lamego;

6. Pinhão: Visita a pitoresco vila de Pinhão na região do Douro.

Conhecer a região do Douro, a produção do vinho do Porto, suas encantadoras cidades preservadas, é uma gratificante e rica experiência, que ficará marcada, principalmente, pela receptividade dos portugueses que são sempre tão gentis e prestativos, demonstrando grande carinho pelo turista brasileiro.

Não deixe de conhecer esta região belíssima, que além de ser um patrimônio histórico, ainda reúne história, cultura e natureza.

.

Quer aprender a trabalhar com a internet e sem correr riscos? CLIQUE AQUI.