Furacão Ophelia de categoria 3 se aproxima de Portugal

O instituto de Meteorologia dos Açores acende o alerta vermelho por causa do furacão Ophelia. O furacão de categoria 3 se aproxima da costa Açoariana e o pico deve ser entre as 18h e 23h deste sábado, os ventos podem atingir acima dos 130km/h

A Agência Oceânica e Atmosférica Norte-Americana (NOAA) anunciou esta tarde que o furacão Ophelia foi classificado com categoria 3.

Assim um furacão de categoria 3 carateriza-se por apresentar ventos de velocidade entre 178 – 209 quilometros hora.




Lembre-se que a aproximação deste furacão Ophelia e a passagem de uma superfície frontal fria levou o IPMA a emitir vário avisos meteorológicos para sete ilhas dos Açores.Em São Miguel e Santa Maria o aviso vermelho para precipitação forte vigora entre as 18:00 e as 24:00 de hoje. Este é antecedido de um aviso laranja também para chuva a desde as 12:00 e por um amarelo até esta hora.Nestas duas ilhas vigora também aviso laranja para vento (entre as 12:00 de hoje e as 6:00 de domingo) e amarelo para agitação marítima, no mesmo período, e, ainda, de trovoada ao longo da tarde e noite.No grupo central, ilhas do Faial, Pico, Graciosa, Terceira e São Jorge, o aviso vermelho mantém-se entre as 12:00 e as 18:00 para chuva forte, mas antes está sob aviso laranja. Há ainda aviso amarelo para trovoada.

O aviso vermelho é o mais grave de uma escala de quatro e representa uma situação meteorológica de risco extremo. O aviso laranja é o segundo da escala e indica situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo é o terceiro da escala e revela uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Ainda hoje a TVI havia noticiado sobre a aproximação do furação

..

Quer trabalhar com a internet e sem correr riscos? CLIQUE AQUI.