Duas belas cidades pequenas para viver em Portugal
Embora o tamanho seja pequeno em comparação com outros países da Europa, Portugal tem muito nas suas fronteiras. De cidades movimentadas como Lisboa no coração do país e Porto no norte, as joias costeiras na região sul do Algarve como Albufeira, o país tem algo para todos.
Mas o que você não pode perder são as pequenas cidades, cada uma com seu próprio sabor, que oferecem tanto aos turistas quanto aos que procuram se estabelecer no país. Embora existam tantas pequenas cidades adoráveis que vale a pena mencionar em Portugal, vamos dar uma olhada em apenas duas.
Águeda
Conhecida por muitos como “a cidade guarda-chuva”, a cidade de Águeda fica a duas horas de carro ao norte de Lisboa, no distrito de Aveiro . Enquanto muitos visitantes param na vizinha Aveiro, conhecida como a “Veneza de Portugal”, pelos seus canais e barcos coloridos, Águeda ocupa um lugar especial no coração de muitos.
Todo verão a cidade se transforma em um dossel de cores caleidoscópico quando mais de 3.000 guarda-chuvas são suspensos acima das ruas criando um brilho colorido e um sorriso para todos que passam por baixo deles.
Tudo começou em 2011 como o Umbrella Sky Project, parte do Festival de Arte Ágitagueda que permite que os artistas locais desfilem e deixem uma marca fantasiosa na cidade. Pouco ou nenhum espaço é deixado intocado na vila, com um arco-íris de gráficos pintados em bancos, paredes, latas de lixo, passarelas e até escadas, dando-lhe uma vibração artística espetacular.
Águeda é uma paragem na perna portuguesa do famoso Caminho de Santiago de Compostelo que entra em Espanha . No dia em que visitamos, conversamos com peregrinos em um café ao ar livre que descansavam os pés cansados para a noite.
Muitas lojas e restaurantes locais se alinham nas ruas principais da vila, enquanto mercearias, hospitais e clínicas maiores nas proximidades oferecem muito de tudo para tornar esta uma opção habitável para os expatriados . O centro da cidade é plano, facilitando a caminhada e apartamentos de dois quartos aqui podem ser encontrados por US $ 600 por mês. Com tantos turistas que passam por muitos dos habitantes locais falam inglês, mas esta é uma verdadeira cidade portuguesa de trabalho pintada com charme artístico.
A apenas quinze minutos de carro do Porto, os imigrantes que optam por morar em Águeda nunca estão longe da vida da cidade grande, instalações médicas maiores, ótimos vinhos e comida, muita cultura e uma grande comunidade de expatriados estabelecida.
Vila Real de Santo Antonio
Na ponta leste da região do Algarve, no sul de Portugal, fica a cidade fronteiriça de Vila Real de Santo António. A majestosa praça principal da cidade foi construída pelo Marquês de Pombal em 1774, depois de ter sido destruída no grande terramoto de 1755.
No centro da grande praça encontra-se um obelisco de D. José I, com um padrão starburst de azulejos pretos e brancos estendendo-se até as lojas e restaurantes caiados de branco que a cercam. O cheiro adocicado das laranjeiras permeia a praça que serve de ponto de encontro para eventos, feiras e festas ao longo do ano.
Este estilo de arquitetura pombalina, como mais tarde foi chamado em homenagem ao homem que o projetou, tem uma notável semelhança com a área da Baixa de Lisboa, dando à pequena cidade uma vibe de cidade grande.
Perto dali, uma enorme ponte de quatro pistas atravessa o rio Guadiana, o ponto de passagem para Ayamonte, na Espanha. Os imigrantes que moram aqui têm fácil acesso a ambos os países, oferecendo-lhes o melhor dos dois mundos.
Leia também: 7 profissões que mais ganham dinheiro em Portugal
Os amantes da natureza vão deliciar-se com a Mata Nacional das Dunas, uma floresta costeira composta por pinheiros e dunas com trilhos para caminhadas e ciclismo que se estendem até à cidade vizinha de Monte Gordo.
Respire o aroma fresco de pinheiros e plantas de curry e tente avistar um dos famosos camaleões da região se escondendo. Abaixo da floresta, o lindo trecho de praia com bandeira azul apresenta areias brancas e macias que emolduram algumas das águas do mar mais quentes do país.
Como a cidade é cercada por água em três lados, é o refúgio perfeito de canais, pântanos e salinas para os observadores de pássaros avistarem espécies como a cegonha branca, flamingos e pernilongos ao longo do ano.
Todos os anos, durante a época natalícia, a cidade produz o maior e mais impressionante presépio interior de Portugal. São necessários quarenta dias e mais de 2.500 horas de trabalho duro para dar vida ao projeto. Os voluntários trazem vinte toneladas de areia, mais de seis mil quilos de cortiça e mais de 5.600 figuras, muitas das quais ganham vida com movimento. O custo para visitar a vila de Natal é de apenas cinquenta centavos e algo que não deve ser esquecido.
Ao contrário de algumas das cidades caras do Algarve, aqui é possível alugar um apartamento de dois quartos por $ 788, mas ainda estar a uma curta distância da praia, lojas e restaurantes. Grandes mercearias podem ser encontradas junto com clínicas médicas e odontológicas.
A cidade vizinha de Faro , a apenas 30 minutos de carro, oferece hospitais públicos e privados, mega-shoppings e um aeroporto internacional. Para mais conforto doméstico, os expatriados podem optar por cruzar a fronteira para a Espanha para fazer compras em um armazém da Cosco em Sevilha, a cerca de duas horas de distância.
O paraíso de expatriados popular de Tavira , a apenas vinte minutos de distância, tem uma grande comunidade de expatriados estabelecida que realiza eventos durante todo o ano.
Assim, para quem deseja viver no Algarve mas quer evitar as multidões no verão, Vila Real de Santo António pode ser para si. A sensação tranquila desta cidade portuguesa oferece uma sensação mais sonolenta, mas ainda está perto de praias, lojas, restaurantes e, como ainda é o Algarve, muitos habitantes locais falam inglês.
Portugal tem muitas cidades pequenas e habitáveis que podem oferecer aos expatriados uma vida excelente e acessível, com cuidados de saúde de alto nível, conveniências modernas e muito o que fazer. Tudo depende do que você quer. Pequenas cidades, grandes cidades, vida costeira, ou algo no meio.
Gostou desse Artigo? Compartilhe com seu amigos!