Tomadas e voltagem em Portugal

43010
Tomadas em Portugal

Meus aparelhos eletrônicos e eu, viajando por Portugal!

Vai para Portugal e está em dúvida sobre as tomadas e a voltagem por lá para utilizar seus eletrônicos? Fica tranquilo que nós vamos te ajudar. Normalmente as pessoas se preocupam apenas com a voltagem do local, esquecendo dos hertz.

Sobre a corrente elétrica em Portugal, as tomadas são 220v (volts) e 50Hz (hertz). Aparelhos como celulares e computadores possuem sua fonte bivolt, 110-220v e 50-60Hz, ou seja, provavelmente funcionarão normalmente.

O que talvez seja preciso para utilização dos seus equipamentos eletrônicos, é um adaptador, devido aos diversos tipos de plugues existentes e diferentes espalhados pelo mundo. Abaixo alguns exemplos que podem ser encontrados ao longo do mundo. O modelo em destaque é o atualmente exigido e utilizado no Brasil, logo após, da esquerda para a direita temos o modelo europeu, arredondado e levemente mais largo que as entradas convencionais, é o modelo mais utilizado, em aproximadamente 45% da população mundial e em mais de 100 países.

Tomadas e voltagem em Portugal

Vamos ver mais de perto o modelo utilizado de fato em Portugal, de norte a sul, incluindo em Lisboa, Porto e também ilhas dos arquipélagos dos Açores e Madeira. A voltagem não muda, lembrando que é 220v – 50Hz e que não possui o terceiro pino (o pino do meio), conforme há no Brasil. O plugue de Portugal é este logo abaixo:

Tomadas e voltagem em Portugal

Lembre-se da preocupação com os equipamentos não universais, como secadores de cabelo, chapinhas, alguns tipos de barbeadores elétricos, babyliss, depiladores portáteis recarregáveis, etc. Tanto sobre suas voltagens, quanto sobre seus plugues, caso sejam dos modelos atuais do Brasil, que contém 3 pinos.

Mas pode se animar e colocá-los na mala também, a questão é apenas atentar-se a um pequeno detalhe. Leve com você um “T” ou Benjamin, ou ainda o “queridinho” Adaptador Universal de plugues, facilmente encontrados em ferragens e casas de material de construção.

Segue o modelo de ambos logo abaixo:

Tomadas e voltagem em Portugal

Agora que já viu como é quando se trata de voltagem e tomadas em Portugal, separe seus equipamentos eletrônicos bivolts ou 220v, coloque um adaptador de sua preferência na mala, para não ter problemas com os plugues e não deixe de utilizá-los onde quer que fique. Aproveite a viagem!

.

Quer aprender a trabalhar com a internet e sem correr riscos? CLIQUE AQUI.