Como é morar em Porto?

Ao se falar em mudar de país fica claro que nem sempre é uma coisa fácil, principalmente na hora de escolher em qual cidade morar. Portugal pode ser uma escolha segura para os brasileiros por ter uma linguagem mais familiar. Pensando nisso, Porto, a segunda maior cidade do país, pode ser uma boa escolha.

Ponte D. Luis I

 

Vantagens de morar em Porto

Porto é a maior metrópole de Portugal depois de Lisboa, sendo a cidade que deu o nome do país. Localizada no litoral, com uma arquitetura clássica e contemporânea, Porto é uma cidade conhecida mundialmente pelo seu vinho. Ou seja, como alguns dizem: é uma cidade grande com sensação de cidade pequena.

A vista da cidade é linda, composta pelo litoral, mar e montanhas. No entanto, é uma das regiões mais frias do país, com invernos de baixa temperaturas e bastante chuvosos. Mas, em compensação, no verão, o calor é grande. Porém, como a cidade tem crescido consideravelmente, o custo de vida lá também tem aumentado.

É possível procurar por locais mais baratos para morar, onde os bairros ou freguesias ficam um pouco mais afastados do centro e o custo de aluguel acaba sendo um pouco menor, basta ter persistência para procurar. Além disso, Porto é uma cidade bastante segura. Quem tem preferência por transportes públicos, é preferível escolher locais que estão mais próximos do metrô, assim, a locomoção se torna muito mais fácil.

Morar na cidade de Porto também pode ser uma vantagem pela vasta opção de universidades localizadas na área. A qualidade de vida na cidade é muito boa, por mais que o custo de vida tenha aumentado devido ao Porto ter sido considerada mais de uma vez um dos melhores destinos da Europa.

Melhores pontos turísticos de Porto

É claro que os pontos turísticos não são os principais motivos de se morar na cidade de Porto. Porém, para quem é novo por lá, vale a pena dedicar alguns momentos fazendo um roteiro de alguns locais que quem gosta de passear, vale a pena conhecer. Para quem é fã de Harry Potter, pode visitar a Livraria Lello, que se encontra na Rua das Carmelitas. Esta livraria é famosa por ter uma arquitetura clássica e com uma pegada histórica. É uma das mais belas livrarias do mundo e inspirou a livraria em que Harry Potter se encontrou com Gilderoy Lockhart. Sabia que J. K. Rowling já morou em Porto?

Livraria Lello (aberta em 1906)

Já para quem gosta de ar livre, os Jardins do Palácio de Cristal são uma boa pedida. Afinal, com uma paisagem completamente verde e vasta, é um local perfeito para quem quer pegar um pouco de sol, andar, ler um livro ou fazer piqueniques. Estão localizados na freguesia de Massarelos.

Jardins do Palácio de Cristal – freguesia de Massarelos, Porto

Há também espaço para quem gosta de música. A Casa da Música, que fica na Avenida da Boavista é o principal local para concertos da cidade de Porto. Tem uma arquitetura moderna e bastante aclamada, possuindo dois auditórios principais, além um local especialmente feito para shows e restaurante.

Casa da Música – Av. da Boavista 604-610, Porto

Você é do tipo de pessoa que gosta de ver tudo de maneira rápida? Bom, tem um jeito para isso também. Na cidade de Porto têm os elétricos, o que no Brasil chamamos de bondinhos. Pela cidade há várias linhas espalhadas, que é possível visitar muitos outros pontos turísticos com uma sensação histórica rondando.

Linha 18: Massarelos-Carmo

Já está convencido de que Porto é uma das melhores cidades para se morar? O que não pode faltar é alegria, e Porto promete lhe dar alegria, paixão e vontade de nunca sair de lá!

 

Saiba como Morar em Portugal Passo à Passo

Conheça o GUIA Morar em Portugal

Morar em Portugal é um guia completo para quem deseja trabalhar, residir ou passear na terra de Cabral.

  1. Você vai ganhar tempo em ter que buscar todas as informações que estariam mastigadas na sua mão
  2. Você vai economizar dinheiro podendo fazer todas as questões burocráticas sem precisar de assessorias
  3. Vai ter acesso as experiências de outros brasileiros em Portugal
  4. Chegará em Portugal preparado sabendo tudo o que precisa.
  5. Terá acesso a um conteúdo atualizado constantemente ao invés de ficar procurando em páginas desatualizadas na internet
  6. Conteúdo digital com acesso em celular, tablet e computador para ler quando quiser a hora que quiser

Ao acessar o guia, você terá acesso as informações abaixo:

  1. Planejamento de moradia
  2. Emissão de passaporte comum
  3. Emissão de passaporte de emergência
  4. Quanto levar em dinheiro?
  5. Como escolher passagens aéreas?
  6. Como escolher hotel barato?
  7. Que documentos autenticar no Brasil?
  8. Documentos necessários para apresentar na Imigração
  9. Média de custos para os primeiros meses de moradia
  10. Despesas básicas
  11. Que documentos preciso ter para morar em Portugal?
  12. Onde morar?
  13. Como consigo vagas de emprego em Portugal para brasileiros?
  14. Matriculas escolares para filhos
  15. Como faço para me legalizar?
  16. Como tirar habilitação em Portugal?
  17. Comprando carro barato em Portugal
  18. Como estudar em uma universidade portuguesa?
  19. E muito mais!

 

 

Cadastre-se em nossa Lista

Fernanda Ferrari

Brasileira apaixonada por mochilas, malas e bolsas, e por todos os meios de transporte que a levem pelos mais variados lugares do mundo. Geminiana nata, que através da comunicação adora compartilhar as experiências daquilo que viu e pode sentir pelo caminho, e que com suas conquistas motiva as pessoas ao seu redor para que conquistem o mundo também."Quanto mais gente conquistando o mundo, mais gente feliz espalhada por todos os cantos!"

Website: https://moraremportugal.com