Como é morar em Lisboa legalmente?

Nos últimos dois anos, o número de brasileiros que decidem morar em Lisboa tem crescido bastante. E não é por menos, a cidade é rica em história e vida cultural, cheia de energia e com uma vida noturna muito ativa. É um berço para artistas e pessoas atreladas ao mundo das artes. Com todos esses detalhes, não faltam canais do YouTube, jornais e revistas vendendo o sonho de morar na cidade.

Como é morar em Lisboa legalmente

No entanto, como em todos os lugares, morar em Lisboa pode ser tão delicioso quanto complicado. Neste artigo trazemos informações sobre o que as pessoas não contam a respeito de morar em Lisboa. O custo de vida não é tão barato assim.

Com o aumento turístico e a crescente especulação imobiliária os valores dos alugueis tem crescido constantemente. Existem bairros que não ofertam imóveis para aluguel residencial, apenas turístico. Além disso, outros empecilhos acabam atingindo os imigrantes: sem comprovação de renda e/ou fiador, acabam se sujeitando a preços mais elevados, adiantamentos de aluguéis ou ainda a boa vontade dos senhorios, já que existem pessoas que não alugam casas para brasileiros.

Existe a possibilidade de morar nas cidades vizinhas de Lisboa ou bairros mais afastados do centro. A vantagem é que os alugueis são mais baratos, porém, os transportes para fora são menos eficientes. Funcionam com menos frequência, trabalham em horários reduzidos, o que faz com que o passe chegue a atingir 89 euros mensais.



Regularização da situação de imigrante

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) não está dando conta do volume de estrangeiros tentando se regularizar no país. Dessa forma, enquanto esperam os processos de regularização, muitas pessoas ficam com a “vida suspensa” sem poder trabalhar, tirar documentos, etc.

Ao contrário do que parece, este post não é para desencorajar sua decisão de morar em Lisboa. É uma forma realista de apresentar os fatos para que você vá sabendo um pouco o que irá enfrentar. Muitos brasileiros voltam para o Brasil por não ter conseguido se encaixar na rotina em Lisboa.

Mas, nada como enfrentar desafios, afinal, as qualidades de Lisboa podem superar problemas existentes, vale a pena!

.

Quer aprender a trabalhar com a internet e sem correr riscos? CLIQUE AQUI.