https://moraremportugal.com
Avançar para o conteúdo

Braga, cidade jovem e próspera de Portugal!

Lhes apresentaremos Braga, uma linda cidade portuguesa localizada na região norte do país. Fundada no ano de 16 a.C, pelo imperador César Augusto, Braga passou, até chegar aos dias de hoje, por inúmeras transformações. Apesar de ser a cidade mais antiga do país, é uma cidade composta de muitos jovens e com isso, de espírito empreendedor jovem, popularmente conhecida como “a cidade da juventude”, em 2012 tendo recebido o título de Capital Europeia da Juventude.

Praça da República

Braga é hoje a terceira maior cidade de Portugal. De construções barrocas ricas em detalhes, festas e festivais famosos, ruas lindas e agradáveis de passear, além de comidas maravilhosas. Conhecida também como a “Roma Portuguesa”, por causa da transformação que existiu no período de transição entre o domínio romano e a conquista cristã portuguesa, Braga possui duas coisas em abundância: jardins e igrejas. A quantidade de igrejas, capelas e santuários realmente é grande, em sua maioria localizadas na região central da cidade, e este fato impressiona bastante, uma vez que o Centro é relativamente pequeno, tanto que se pode conhecer inteiro caminhando.

Avenida Liberdade – Centro de Braga

A Roma Portuguesa não foi chamada assim por acaso, e essa transição deixou as origens romanas ricas ainda pela cidade, e o domínio cristão ao se fundir deixou à cidade esta herança, por isso Braga é a cidade portuguesa com mais jardins, praças e igrejas construídas por metro quadrado.

Sé de Braga

A Sé de Braga, lindíssima e com sua fundação documentada, segundo a tradição, por São Tiago Maior. É considerada como um centro de irradiação episcopal e um dos mais importantes templos da arte romântica no país, a Sé de Braga abriga os túmulos de Henrique de Borgonha (Conde de Portugal) e sua esposa Teresa Leão, pais de D. Afonso Henriques.

Sé de Braga – igreja principal

Apesar dos mais de 2000 anos de história e de tanta religiosidade, Braga é conservada como cidade jovem, dado o índice de habitantes mais novos ser mais alto comparado em relação aos idosos. Braga é também uma cidade universitária, e isso também colabora muito para estes dados. A Universidade do Minho (UM), teve o início de suas atividades em 1975, e tem uma sólida referência de aprendizagem e ensino elevadas, não somente a nível Português, mas também Europeia e Mundial.

Edifício da Reitoria da Universidade do Minho

Com a fixação da universidade na cidade, o setor industrial, comercial e econômico se tornaram bastante dinâmicos. As áreas de tecnologia, engenharia civil, turismo, indústria e artesanato estão sempre aquecidas. Outra curiosidade dentro das tradições religiosas, é a grande produção de imagens de santos, paramentarias e os sinos, isso mesmo. Os sinos de Braga estão espalhados por todo o mundo, tendo como um de seus destaques a Catedral de Notre-Dame de Paris, com o sino Emmanuel, responsável por anunciar grandes solenidades como o Natal, Páscoa, Pentecostes, Todos os Santos, entre outras datas.

sino Emmanuel – Catedral de Notre-Dame, Paris

Para encerrarmos sobre esta cidade tão histórica e charmosa, falaremos sobre algumas das comidas deliciosas do local e algumas festividades. Na gastronomia, por exemplo, o bacalhau é assumidamente o prato de peixe favorito dos moradores, sendo a cidade famosa por suas inúmeras receitas de bacalhau, como o bacalhau à moda de Braga, bacalhau à Narcisa, entre outros. Há também o arroz de pato e o bolo rei escangalhado – com passas e amêndoas.

Bacalhau à moda de Braga e Bolo Rei Escangalhado

Sobre o calendário festivo de Braga, os religiosos sem dúvida despontam as comemorações, tendo a Semana Santa – Páscoa, onde durante toda a semana os altares das igrejas são decorados com velas e flores, cada um deles invocando uma cena da Paixão de Cristo, ocorrem as tradicionais procissões noturnas e por último a Vigília Pascal, que ocorre na madrugada do domingo de Páscoa. A Festa de São João em Braga, que tem seus primeiros registros datados de 1515, é comemorada anualmente de 14 a 24 do mês de junho, com muita sardinha, músicas típicas, sessões de fogos de artificio, grupos folclóricos e religiosos.

Praça da República – decorada para as Festas de São João

Está esperando o quê? Quer conhecer Portugal, mas não sabe como? Já esteve em Portugal, mas não conheceu Braga ainda? Seja qual for a sua dúvida, anote em seu roteiro de viagens conhecer esta cidade aconchegante e cheia de vida o ano todo, cheia de histórias para você descobrir.

.

Abaixo você verá uma série de matérias que possa te ajudar! 

CUSTOS DE VIDA 

Onde Viver ? 

Trabalhar Em Portugal 

Dicas para se Hospedar em Portugal? 

Filhos na Escola 

Salário Mínimo em Portugal? 

Vai Se Aposentar ? 

. 

Como os brasileiros tem conseguido juntar dinheiro para morar em Portugal?  SAIBA AQUI.