.
Sendo um dos 17 países do mundo a organizar e participar da edição nacional ‘’Global teacher Prizer’’, um prêmio de enorme relevância, que destaca um professor pelo seu ensino de qualidade e noção criativa. Portugal vai ser a sede deste evento em 2019, na quinta em Lisboa a premiação o prêmio vai ser de 30 mil euros. Pela segunda vez consecutiva Portugal está sendo a sede.
.
Já o prêmio internacional equivale a um milhão de euros para o professor e professora que ocorre também em Portugal. O professor Jorge teixeira que leciona ciências no ensino secundário em Chaves, já foi vencedor do exame nacional no ano passado e em 2019 concorre ao prêmio internacional, é um dos 50 finalistas.
.
Na edição nacional, com o professor Laborinho Lúcio como presidente honorário e o professor Afonso Mendonça Reis como presidente, podem candidatar-se de hoje, quinta-feira, até 3 de março professores de todos os níveis de ensino em Portugal, seja público ou não. O vencedor é anunciado em 24 de abril. Segundo um comunicado da organização esta quinta-feira divulgado as candidaturas são feitas através da página www.globalteacherprizeportugal.pt e o objetivo do prêmio é ressaltar a importância dos professores, partilhar boas práticas de evolução e mudança, e promover um debate sobre o futuro da educação. De acordo com o documento, 15% dos 30 mil euros do prêmio podem ser usados como o premiado quiser, mas o restante deve ser investido em projetos de âmbito pedagógico.
.
Quer saber como morar legalmente em Portugal? CLIQUE AQUI
.
O fato é que ao longos dos últimos anos Portugal vem se destacando muito bem nos rankings de educação, Conhecida como uma referência em educação no mundo, Portugal conseguiu ultrapassar a Finlândia na modalidade de matemática, sendo assim ficando na 27 posição geral que antes era 33. O ranking é baseado em testes efetuados em áreas como matemática, ciências e habilidades linguísticas a cada três ou quatro anos e, por isso, apresenta um cenário com atraso estatístico frente à realidade atual. A última atualização do ranking foi divulgada em setembro de 2018.
.
Notas de Portugal:
- 501 em Ciências (22º no ranking de 70 países);
- 498 em Leitura (21º)
- 492 em Matemática (29º)
.
Notas do Brasil:
- 401 pontos em Ciências (ficando no 63º lugar)
- 407 em Leitura (59º)
- 377 em Matemática (66º).
.
Em 2015 ocorreu a primeira edição do evento, teve cerca de 5 mil inscritos e destaca a suma importância do professor na sociedade.
.
.
Quer aprender a trabalhar em casa e sem riscos? CLIQUE AQUI.