Inspeção de segurança e embarque de PcDs em voos internacionais.

De acordo com as regras internacionais de segurança, para acesso ao portão de embarque, todos os passageiros deverão passar pelo detector de metais, por exemplo (exceto pessoas que possuírem marca-passo ou implante coclear auditivo). Um dos procedimentos padrão antes de passar pelo detector de metais e canal de raio-x, é retirar de si e de bolsos de calças e casacos, moedas, telefones celulares, relógios, chaves, cintos ou outros objetos de metal existentes em suas vestimentas. É possível também que seja solicitado a retirada dos sapatos, tanto masculinos quanto femininos, devido à possíveis metais existentes nos mesmos.

Ah também a revista física, que pode ocorrer mesmo após a passagem pelo detector de metais, e é importantíssima e utilizada como medida alternativa ou adicional de segurança. A revista deverá feita por policial ou agente de proteção da aviação civil de mesmo sexo do passageiro a ser revistado. E caso o passageiro solicite, pode ser feita em sala reservada com a presença de uma testemunha. Em caso de mulheres em fase gestacional (grávidas), as mesmas podem exigir a busca pessoal, que é a revista física individual ou uso do detector manual de metais.

Importante: OS PASSAGEIROS QUE SE NEGAREM A PASSAR PELA BUSCA PESSOAL NÃO TERÃO ACESSO À SALA DE EMBARQUE.

Sobre as bagagens de mão, não esqueça que estas fazem parte de seu deslocamento, e, portanto, são de sua responsabilidade, devendo também passar pela vistoria inspecionada por raio-x. Ao adquirir seus bilhetes, é possível solicitar no balcão da companhia aérea escolhida, a lista com os itens proibidos ou as orientações de como transportar seus itens pessoais, tanto em bagagem de mão, quanto na bagagem despachada no porão da aeronave. Lembrando que esses detalhes são importantíssimos antes de seu embarque e viagem, pois qualquer item proibido detectado em meio aos seus pertences, será imediatamente descartado no ato da inspeção, caso deseje decolar, claro.

Laptops, notebooks e equipamentos eletrônico portáteis devem ser retirados da bagagem de mão para passar pela inspeção, bem como qualquer volume da bagagem de mão, que poderá ser revistado na presença do passageiro, você.

Sobre viagem de pessoas com deficiência (PcD), saiba que pessoas com mais de 60 anos, gestantes, lactantes ou pessoas acompanhadas de criança de colo, são consideradas deste grupo. Assim como pessoas com mobilidade reduzida, ou por alguma condição específica que limite sua autonomia. Como passageiro, estas pessoas direito a atendimento especial.

No ato da venda da passagem, as empresas aéreas devem perguntar sobre alguma possível necessidade de atendimento especial, assim como o passageiro tem o dever de informar corretamente caso haja alguma (ajuda técnica, acompanhante, uso de oxigênio complementar por exemplo, limitações físicas, visuais ou auditivas também). Sobre o atendimento preferencial, sim, este público tem direito ao atendimento preferencial no check-in e no embarque, saem por último no desembarque, exceto em casos que o tempo de conexão é muito curto e não permite tal procedimento, ou algum outro motivo que justifique a priorização também do desembarque. Além disso, é permitido que o passageiro utilize cadeira de rodas, bem como outros auxílios técnicos, como bengalas, muletas ou andadores, desde que estes equipamentos passem pela inspeção de segurança, aquela que citamos no início do artigo (inspeção através do raio-x e detector de metais).

Outra medida fundamental para a qualidade de deslocamento e embarque de qualquer passageiro com necessidades especiais, é o deslocamento do balcão de check-in até a aeronave, por exemplo, passando pelo controle de fronteira e segurança, deslocamento necessário dentro da aeronave, acomodação no assento escolhido, acomodação de bagagens de mão e/ou no desembarque a prioridade com as bagagens, e todos os tramites para o desembarque em suas conexões e em seu destino final.

Informe-se sobre estes detalhes no ato da compra de seus bilhetes, solicite à companhia aérea os detalhes sobre as permissões e proibições sobre o que despachar, o que levar consigo na aeronave, informe suas necessidades especiais, solicite os auxílios necessários para uma viagem mais confortável e tranquila. Viagens internacionais são mais longas, quanto mais confortáveis e despreocupadas, melhor. E não esqueça do passaporte! Partiu conhecer Portugal?

 

Saiba como Morar em Portugal Passo à Passo

Conheça o GUIA Morar em Portugal

Morar em Portugal é um guia completo para quem deseja trabalhar, residir ou passear na terra de Cabral.

  1. Você vai ganhar tempo em ter que buscar todas as informações que estariam mastigadas na sua mão
  2. Você vai economizar dinheiro podendo fazer todas as questões burocráticas sem precisar de assessorias
  3. Vai ter acesso as experiências de outros brasileiros em Portugal
  4. Chegará em Portugal preparado sabendo tudo o que precisa.
  5. Terá acesso a um conteúdo atualizado constantemente ao invés de ficar procurando em páginas desatualizadas na internet
  6. Conteúdo digital com acesso em celular, tablet e computador para ler quando quiser a hora que quiser

Ao acessar o guia, você terá acesso as informações abaixo:

  1. Planejamento de moradia
  2. Emissão de passaporte comum
  3. Emissão de passaporte de emergência
  4. Quanto levar em dinheiro?
  5. Como escolher passagens aéreas?
  6. Como escolher hotel barato?
  7. Que documentos autenticar no Brasil?
  8. Documentos necessários para apresentar na Imigração
  9. Média de custos para os primeiros meses de moradia
  10. Despesas básicas
  11. Que documentos preciso ter para morar em Portugal?
  12. Onde morar?
  13. Como consigo vagas de emprego em Portugal para brasileiros?
  14. Matriculas escolares para filhos
  15. Como faço para me legalizar?
  16. Como tirar habilitação em Portugal?
  17. Comprando carro barato em Portugal
  18. Como estudar em uma universidade portuguesa?
  19. E muito mais!

 

 

Cadastre-se em nossa Lista

Fernanda Ferrari

Brasileira apaixonada por mochilas, malas e bolsas, e por todos os meios de transporte que a levem pelos mais variados lugares do mundo. Geminiana nata, que através da comunicação adora compartilhar as experiências daquilo que viu e pode sentir pelo caminho, e que com suas conquistas motiva as pessoas ao seu redor para que conquistem o mundo também."Quanto mais gente conquistando o mundo, mais gente feliz espalhada por todos os cantos!"

Website: https://moraremportugal.com