Costumes de Portugal que lembram os do Brasil

Dentre os diversos povos que formaram o Brasil, aqueles que exerceram maior influência na cultura brasileira foram os europeus, principalmente os que tinham origem portuguesa. O território foi colonizado por Portugal durante 322 anos, isso implicou na transplantação da cultura da metrópole para as terras brasileiras.

Na época do Ciclo do Ouro, por volta do século XVIII, o número de colonos portugueses aumentou drasticamente. Por esse motivo, muitos costumes portugueses podem lembrar o Brasil. Até no nosso idioma, que é quase o mesmo falado nas terras lusitanas – salvo, é claro, as diferenças que surgiram ao longo dos anos.

Muitas coisas em Portugal podem lembrar o Brasil, principalmente o nome das ruas, a arquitetura das casas, além de ter bandeira do Brasil em alguns lugares.

Conheça alguns costumes portugueses que foram trazidos ao nosso país no período colonial.

  1. O catolicismo

Profundamente arraigado em Portugal, o catolicismo permanece, junto com a linguagem, como umas das principais heranças herdadas da cultura portuguesa. Além dos rituais religiosos, calendário religioso e boa parte das festas e procissões, tão características do interior do país.

  1. Folclore Popular

O folclore brasileiro também herdou uma série de seres mágicos em que os portugueses acreditavam, como o lobisomem, a cuca, o fandango e o bicho papão.

  1. Festas Populares

Festas que achávamos que tinham origem inteiramente brasileira, como o carnaval (conhecido internacionalmente) e a festa Junina, originaram-se em Portugal.

  1. Cantigas de roda

As cantigas de roda, bastante conhecidas entre os brasileiros, eram extremamente comuns em Portugal. Escravos de Jó, Rosa Juvenil, Roda Pião, Sapo Cururu, O Cravo e a Rosa, Atirei o Pai no Gato e a famosa Ciranda-cirandinha são todas de origem portuguesa.

  1. Culinária

O pastel de nata, muito apreciado pelos portugueses, é bastante parecido com o Pastel de Belém. Como resultado de adaptações da culinária lusitana às condições do Brasil Colonial, surgiram muitos pratos típicos brasileiros, são alguns exemplos: feijoada, cachaça, a bacalhoada, além, é claro, do café.

  1. Nas artes

Símbolo do interior brasileiro, a viola caipira também foi trazida pelos portugueses, assim como os estilos artísticos: Rococó e o Barroco.

E estes são alguns dos hábitos e costumes portugueses que lembram muito o Brasil, além da evidente herança portuguesa deixada aos brasileiros, o idioma.

.

Quer trabalhar com a internet e sem correr riscos? CLIQUE AQUI.