Brasileiro precisa de visto para ir para Portugal?

Uma das dúvidas mais frequentes quando se quer ir para Portugal é: brasileiro precisa de visto, afinal? Hoje essa dúvida será sanada, de forma que você saiba de tudo o que precisa antes de sair do país e, melhor ainda, com segurança.

Precisa de visto para entrar em Portugal?

Em resumo, a resposta é: não! Mas calma! Não se apresse, isso é apenas para alguns casos específicos, fique atento a cada um deles.

De acordo com o Consulado de Portugal, você pode permanecer no país apenas por 90 dias e em casos de turismo, negócios, cobertura jornalística e missão cultural. Ou seja, para qualquer outra situação, como estudar, por exemplo, precisa de visto sim. Então, tudo o que você precisa fazer é ir até no Consulado de Portugal no Brasil mais próximo e solicitar o seu visto. Por sorte Portugal e Brasil têm uma boa relação, não é?

Atenção: lembre-se que Portugal faz parte da União Europeia, e apesar de não precisar de visto para entrar no país, talvez com os países vizinhos não seja a mesma coisa. Sendo assim, caso queira visitar outros países na sua estadia em Portugal, procure saber o que cada um exige para entrada.

 

Quais documentos são exigidos para entrar em Portugal?

Agora aliviados que nós brasileiros não precisamos de visto para entrar em Portugal, não podemos deixar de lado algumas formalidades exigidas pelo país. Porém, não é nada muito complicado. Pegue caneta e papel para anotar tudo e não esquecer, hein?

Primeiramente você irá precisar de um passaporte com validade mínima superior de três meses da estadia prevista. Ou seja, se você pretende ficar 90 dias, você precisa de um passaporte com validade de seis meses.

Além disso, você precisa da passagem aérea em mãos tanto para a ida quanto a volta. Como você não está indo para ficar, eles querem se certificar que você realmente irá voltar. Precisará também de comprovante de onde você irá se alojar por toda a sua estadia.

Você irá precisar também de um documento que comprove que você tem vínculo laboral (empregatício) ou de atividade profissional no Brasil. Esse documento é uma declaração emitida pelo local onde você trabalha, sendo público ou provado, mas que deve ser reconhecido pelo cartório e autenticado no Consulado de Portugal mais próximo de você.

Por fim, você precisa comprovar que tem meios financeiros para sustentar a sua estadia, sendo 75 euros por entrada no território de Portugal e mais 40 euros por cada dia que irá permanecer lá. Porém, essa comprovação de valor diário pode ser dispensada caso você consiga uma carta de convite ou termo de responsabilidade emitido por um cidadão português ou estrangeiro que possua visto de residência.

Por mais que pareça muita coisa, não é tão difícil. O importante é não esquecer nada. Quando será sua próxima viagem para Portugal?

 

 

Saiba como Morar em Portugal Passo à Passo

Conheça o GUIA Morar em Portugal

Morar em Portugal é um guia completo para quem deseja trabalhar, residir ou passear na terra de Cabral.

  1. Você vai ganhar tempo em ter que buscar todas as informações que estariam mastigadas na sua mão
  2. Você vai economizar dinheiro podendo fazer todas as questões burocráticas sem precisar de assessorias
  3. Vai ter acesso as experiências de outros brasileiros em Portugal
  4. Chegará em Portugal preparado sabendo tudo o que precisa.
  5. Terá acesso a um conteúdo atualizado constantemente ao invés de ficar procurando em páginas desatualizadas na internet
  6. Conteúdo digital com acesso em celular, tablet e computador para ler quando quiser a hora que quiser

Ao acessar o guia, você terá acesso as informações abaixo:

  1. Planejamento de moradia
  2. Emissão de passaporte comum
  3. Emissão de passaporte de emergência
  4. Quanto levar em dinheiro?
  5. Como escolher passagens aéreas?
  6. Como escolher hotel barato?
  7. Que documentos autenticar no Brasil?
  8. Documentos necessários para apresentar na Imigração
  9. Média de custos para os primeiros meses de moradia
  10. Despesas básicas
  11. Que documentos preciso ter para morar em Portugal?
  12. Onde morar?
  13. Como consigo vagas de emprego em Portugal para brasileiros?
  14. Matriculas escolares para filhos
  15. Como faço para me legalizar?
  16. Como tirar habilitação em Portugal?
  17. Comprando carro barato em Portugal
  18. Como estudar em uma universidade portuguesa?
  19. E muito mais!

 

 

 

 

Cadastre-se em nossa Lista

Patrícia Alves

Fundadora e proprietária do site Morar em Portugal. Mãe, esposa, web marketeer e imigrante em Portugal. Mora em Cascais com o marido e as filhas.Clique no ícone do Facebook para acessar meu perfil

Website: https://moraremportugal.com