Conhecida como “a cidade das sete colinas” Castelo, Graça, Monte, Penha de França, San Pedro de Alcantara , Santa Catarina e Estrela.
Lisboetas são muitas vezes referidas como “alfacinhas” um termo que vem da primitiva Lisboa que era famosa pelo cultivo de alface. Há também historiadores que pensam que, durante um cerco à cidade, as alfaces eram os únicos alimentos que podiam comer.
A música tradicional de Lisboa é o fado , uma canção nostálgica acompanhada por uma guitarra portuguesa. A maioria das lojas de fado estão localizadas em Alfama, que é um motivo de alguns turistas retornarem somente para desfrutar de um fado.
Uma das atrações menos conhecidas, são as enigmáticas galerias romanas em A Baixa , que abrem para o público apenas três dias por ano.
A cidade tem uma população de 545.245 habitantes e sua área metropolitana é de 2.244.984 em uma área de 2.957,4 km². Esta área contém 27% da população do país.
Lisboa é a cidade mais rica de Portugal com um PIB per capita acima da média européia. Sua economia é baseada principalmente em serviços, sendo as principais indústrias da capital têxteis, calçados, móveis e cerâmicas.
A estátua de Cristo Rei, na margem esquerda do rio, é uma cópia do Cristo Redentor do Rio de Janeiro, tem uma altura de 28 metros e o monumento no total chega a cem metros. Suas origens remontam a 1934, quando o Cardeal de Lisboa visitou o Rio de Janeiro e ficou tão impressionado com a estátua colossal que, em Portugal, promoveu a ideia de um monumento semelhante.
A Ponte 25 de Abril foi inaugurada em 1966. Naquela época o ditador António de Oliveira Salazar era o primeiro-ministro de Portugal, por isso a ponte chama-se Puente Salazar. Após a Revolução de 1974 (Revolução dos Claveles), a democracia foi estabelecida em Portugal e a ponte tomou seu nome atual, comemorando aquele dia histórico.
A ponte tem uma extensão total de 2,2 km. dos quais 1,2 km. Suspenda no rio a 70 metros acima do nível da água.
A empresa responsável pela construção foi a mesma que projetou a Ponte Golden Gate de São Francisco
Praça do Comércio Lisboa
A ponte Vasco da Gama foi inaugurada em 4 de Abril, 1998 e a ponte é a mais longa na Europa, com 17,2 km (12345 m e 4840 m de viadutos acessos), dos quais 10 são na água do estuário do rio Tejo. A largura da pista é de 30 metros.
Em Lisboa há uma grande cultura do café e há muitos nomes para designar os diferentes tipos: bica, pingado, garoto, gaúcho, cortado, carioca, italiana, abatanado, curto …
Lisboa comunica-se com o exterior através do Aeroporto da Portela, o maior em Portugal localizado a 7 km do centro, na zona nordeste da cidade. Atualmente, está em construção outro aeroporto na margem sul do rio Tejo, em Alcochete.
O porto de Lisboa é uma parada para numerosos cruzeiros e um dos principais portos turísticos europeus.
A cidade tem uma rede ferroviária urbana e suburbana com 8 linhas (4 das quais são metrô e 4 trens suburbanos) e 118 estações (48 metropolitanas e 70 suburbanas).
Lisboa também mantém 5 linhas de bonde, sendo uma rede muito mais ampla. Quatro destes são operados com veículos que parecem antigos, mas novos, o que é uma atração turística .
Em 1 de novembro de 1755, um terremoto destruiu quase toda a cidade, matando 40.000 pessoas e se sentindo tão longe quanto a Escócia ou a Noruega.
Outro infortúnio recente abalou a cidade, em 1988, com o incêndio do Chiado que custou a vida de duas pessoas e causou 75 feridos graves. Quase 20 edifícios históricos e uma área de 10.000 metros quadrados foram destruídos neste incêndio, cujas tarefas de extinção não foram encerradas até 11 dias após o seu início.
Lisboa foi a Capital Europeia da Cultura em 1994.
A Expo 1998 foi celebrada coincidindo com a comemoração dos 500 anos da viagem de Vasco da Gama à Índia. Este evento, localizado no atual Parque das Nações , foi usado para realizar uma remodelação na cidade.
O Castelo de São Jorge, na colina mais alta do centro histórico, era originalmente conhecido simplesmente como Castelo dos Mouros. O recinto do castelo tem aproximadamente 6000 m².
Na área de Belém existem dois edifícios classificados pela Unesco como Património Mundial: o Mosteiro dos Jerónimos Manuelino e a Torre de Belém, uma construção militar que vigiava a entrada do Tejo.
Esperamos que este passeio pelos pontos turísticos de Lisboa tenha sugerido ainda que apenas parte do interesse e atracções desta cidade de gosto e memória tão especial.
.
Quer aprender a trabalhar em casa e sem riscos? CLIQUE AQUI.