Alguns dos Castelos mais lindos de Portugal!

Sem dúvida alguma, os castelos de Portugal são atrações turísticas imperdíveis. Eles além de inúmeras histórias medievais, são lugares espetaculares para conhecer e deixar solta a imaginação. São centenas de fortificações erguidas na idade média e há castelos espalhados por todo o país. Vamos começar falando de um deles, uma linda fortaleza em uma pequena ilha, erguido sobre um afloramento de granito que fica a 18m acima do nível das águas, no curso médio do rio Tejo e localizado na Freguesia de Praia do Ribatejo.

Castelo de Almourol

O Castelo de Almourol, com início de sua construção no ano de 1171 e em junho de 1910 declarado como Monumento Nacional de Portugal. O castelo foi entregue ao exército português na segunda metade do século XIX, no início do segundo semestre de 2006 foram inaugurados dois novos cais para embarcações turísticas, na margem direita do Tejo e outra ao sul da ilha. Em 2013 foram iniciadas melhorias no castelo para a criação de um espaço museológico. Abaixo a vista do alto das muralhas sobre o rio.

Castelo de Almourol – vista do alto das muralhas

Outro castelo é o Castelo de Marvão, que fica no Alantejo, distrito de Portalegre, concelho de Marvão. Sua construção em estilo gótico, datada de 1299, aproximadamente a 850m do nível do mar. Também conhecido como Ninho de Águias por ser localizado em área de grande diversidade ecológica e por outrora ter havido ninhos de águias raras em seu topo.

Castelo de Marvão

Desde julho de 1922 o castelo encontra-se classificado como Monumento Nacional de Portugal. De 1938 até os dias atuais, o castelo vem sendo reparado, renovado e reconstruído, bem como desinfetado, limpo e repintado, sendo mantido em bom estado de conservação, tendo como referência suas visitas guiadas ao seu núcleo arqueológico de armaria, em suas dependências.

Castelo de Marvão

Por estar situado no pico mais alto da Serra de São Mamede e em um lindíssimo parque natural, a vista de lá é incrivelmente linda, e não deve ser perdida a possibilidade de visita-lo.

Dos castelos mostrados aqui, temos o Castelo de Arraiolos, também conhecido como Poço dos Alcaides, localizado na vila e concelho de Arraiolos, no distrito de Évora. Este castelo se destaca pela raridade de sua planta circular ser uma das únicas do mundo. Sua construção datada entre 1306 e 1310, teve o reinado de D. Dinis e foi doado a D. Nuno Álvaro Pereira, em 1387, quando recebeu o título de Conde de Arraiolos.

Castelo de Arraiolos

Por volta de 1640 e 1656, o muro da povoação e o seu castelo foram remodelados, poucos anos mais tarde, por volta de 1655 o castelo voltou a apresentar ruína, tendo um século mais tarde os danos aumentados com a ocorrência do terramoto de 1755. De qualquer forma, dada a sua estrutura, foi classificado como Monumento Nacional, tendo suas ruínas e muralhas parcialmente restauradas.

Castelo de Arraiolos – vista do pátio externo

E neste artigo, por último, falaremos sobre o Castelo dos Mouros. De paisagem única, localizado na vila de Sintra, freguesia de São Pedro de Penaferrim, no distrito de Lisboa, foi erguido sobre um terreno maciço e rochoso de um dos cumes da serra de Sintra. Por este motivo, do alto de suas muralhas vê-se toda a sua envolvência rural que é estendida até o oceano Atlântico.

Castelo dos Mouros

Com sua construção aproximada do século X, a configuração irregular deste forte se contrasta com a beleza da vista ao seu redor. Logo no interior do castelo, junto ao portão de armas, há uma igreja devotada a São Pedro, a igreja de São Pedro de Panaferrim, que foi erguida no século XII após a conquista do castelo por D. Afonso Henriques, foi também a primeira igreja paroquial de Sintra.

Castelo dos Mouros – vista do alto

Estes são apenas alguns dos castelos lindíssimos que Portugal acolhe. Visita-los é algo inesquecível e muitas vezes surreal. Anotem entre suas opções de passeios, e não percam a oportunidade de conhecer estes lugares, suas paisagens e suas histórias.

Saiba como Morar em Portugal Passo à Passo

Conheça o GUIA Morar em Portugal

Morar em Portugal é um guia completo para quem deseja trabalhar, residir ou passear na terra de Cabral.

  1. Você vai ganhar tempo em ter que buscar todas as informações que estariam mastigadas na sua mão
  2. Você vai economizar dinheiro podendo fazer todas as questões burocráticas sem precisar de assessorias
  3. Vai ter acesso as experiências de outros brasileiros em Portugal
  4. Chegará em Portugal preparado sabendo tudo o que precisa.
  5. Terá acesso a um conteúdo atualizado constantemente ao invés de ficar procurando em páginas desatualizadas na internet
  6. Conteúdo digital com acesso em celular, tablet e computador para ler quando quiser a hora que quiser

Ao acessar o guia, você terá acesso as informações abaixo:

  1. Planejamento de moradia
  2. Emissão de passaporte comum
  3. Emissão de passaporte de emergência
  4. Quanto levar em dinheiro?
  5. Como escolher passagens aéreas?
  6. Como escolher hotel barato?
  7. Que documentos autenticar no Brasil?
  8. Documentos necessários para apresentar na Imigração
  9. Média de custos para os primeiros meses de moradia
  10. Despesas básicas
  11. Que documentos preciso ter para morar em Portugal?
  12. Onde morar?
  13. Como consigo vagas de emprego em Portugal para brasileiros?
  14. Matriculas escolares para filhos
  15. Como faço para me legalizar?
  16. Como tirar habilitação em Portugal?
  17. Comprando carro barato em Portugal
  18. Como estudar em uma universidade portuguesa?
  19. E muito mais!

 

 


Cadastre-se em nossa Lista

Fernanda Ferrari

Brasileira apaixonada por mochilas, malas e bolsas, e por todos os meios de transporte que a levem pelos mais variados lugares do mundo. Geminiana nata, que através da comunicação adora compartilhar as experiências daquilo que viu e pode sentir pelo caminho, e que com suas conquistas motiva as pessoas ao seu redor para que conquistem o mundo também."Quanto mais gente conquistando o mundo, mais gente feliz espalhada por todos os cantos!"

Website: https://moraremportugal.com