Vamos falar um pouco sobre Braga? Conheça agora 15 curiosidade sobre Braga – Portugal
Braga é uma cidade no norte de Portugal, que fica localizada na região do Minho.
É a terceira maior cidade de Portugal, com estruturações da história barrocas, comemorações e festivais populares no país, culinária deliciosa, ruas bonitas e mias prazerosas de se passear.
Além disso, tem uma história tão rica e importante por isso decidimos compartilhar algumas curiosidades sobre a cidade que encanta milhares de pessoas!
1 – Roma Portuguesa
Braga é um cidade com duas coisas com grandes quantidades: jardins floridos e igrejas.
Ok, talvez fora da temporada de primavera / verão não sejam tão floridos assim, mas as igrejas, capelas e santuários são mais de 15, ou seja, tem bastante na cidade!
O que é admirável porque a grande parte delas se encontram no centro histórico, que é pequeno e absolutamente possível de andar inteiro.
Isso é a razão, pelo título de “Roma Portuguesa” e não é uma questão aleatória, é uma questão de lógica mesmo.
É que, no século 16, o arcebispo da cidade retornou de Roma e achou que seria uma boa ideia criar diversas praças e igrejas assim como a capital italiana. Por isso, Braga é a cidade portuguesa com bem mais igrejas por metro quadrado.
2 – Bracara Augusta
Braga é a cidade mais antiquada de Portugal. Sua construção vem do período antes de Cristo, ou seja, ja fazem mais de 2 mil anos. A princípio, foi construída por uma população de origem celta, os Brácaros.
Entretanto, por volta do século 2 a.C. foi governada pelos romanos, que na época eram liderados pelo Imperador Augusto. Resultado? O nome da cidade passou-se a ser Bracara Augusta. E dessa forma foi por muitos e muitos anos, próspera, capital da região da Galécia (hoje, a Galícia e parte das Astúrias, na Espanha), até a diminuição do Império.
Infelizmente não há muitos lugares para se conhecer desse tempo, apenas a Fonte do Ídolo, as Termas Romanas da Cividade e o museu de Arqueologia.
Aparentemente abaixo de toda a cidade que observamos hoje há ruínas romanas e boa parte das igrejas do centro histórico ou tem fundação em algum antigo prédio romano – a Sé de Braga, por exemplo, foi edificada sobre as ruínas de um Templo da deusa Ísis.
Mas não é permitido realizar escavações nessa área porque os prédios medievais são monumentos nacionais tombados.
3 – Os dias da semana
Se você sempre se perguntou por que em português nós contamos os dias da semana de forma diferente do inglês e do espanhol, a solução está em Braga. É que no período de transição em meio o domínio romano e a obtenção cristã portuguesa, aconteceu uma grande transformação na aparência da cidade, até mesmo nos aspectos linguísticos: tudo que era considerado pagão necessitava ser transformado.
Dessa forma, os dias da semana, que antes era contatos como: Lunae dies, Martis dies, Mercurii dies, Jovis dies, Veneris dies, Saturni dies e Solis dies, ou seja, de acordo com os planetas e deuses romanos, começaram a ser Feria secunda, Feria tertia, Feria quarta, Feria quinta, Feria sexta, Sabbatum, Dominica Dies, o que derivou para a segunda-feira que citamos hoje na língua portuguesa.
4 – O Pudim Abade de Priscos
Uma das receitas mais conhecidas de Portugal é de Braga. O Pudim Abade de Priscos é um pudim típico e inventado pelo Abade de Priscos, um abade católico que ficou conhecido na história gastronômica por ter sido um excelente cozinheiro.
5 – Nossa Senhora da Piedade e dos Remédios
O Convento da Nossa Senhora da Piedade e dos Remédios, fundado em 1.544 foi a primeira edificação conventual da cidade de Braga. O convento chegou a ter cerca de 100 religiosas!
6 – Morte da ultima professora madre do convento
Em 1.898 faleceu a última professora madre do convento. E em 3 de abril de 1.911 foi realizada a última missa na igreja e, pouco depois, a demolição do convento.
7 – O convento
O convento é um monumento que já não existe, mas ainda há alguns vestígios dele pela cidade como a Fonte de Santa Bárbara no jardim de mesmo nome.
8 – Jardim de Santa Bárbara
O Jardim de Santa Bárbara é repleto de geométricos canteiros floridos, inspirados nos tapetes persas.
9 – Igreja dos Galos
A Igreja de Santa Cruz, também conhecida como Igreja dos Galos, tem na sua fachada uma das lendas mais românticas da cidade. Diz a lenda que quem conseguir encontrar os três galos em alto-relevo existentes na fachada, tem o seu casamento para breve.
10 – Santo do milagre das laranjas
Ao contrário do que muitos pensam, o padroeiro de Braga é São Geraldo – o santo do milagre das laranjas e não São João.
11 – Dança do Rei David
Em termos de tradições, o São João de Braga é o mais antigo, como por exemplo a Dança do Rei David.
12 – Gigantones e Cabeçudos
É no São João de Braga que acontece desde 1989 o Encontro Internacional de Gigantones e Cabeçudos. O encontro é formado por dezenas de gigantones e cabeçudos de Braga e outras cidades do norte de Portugal, Espanha e França.
13 – A Capital Europeia da Juventude
Em 2012, Braga foi eleita a Capital Europeia da Juventude, um título dado pelo Fórum Europeu da Juventude. Durante esse ano foram desenvolvidas várias ações culturais, sociais e políticas focadas na juventude.
14 – Noite Branca da Europa
A maior Noite Branca da Europa acontece durante o mês de setembro em Braga. Durante 48 horas a cidade é palco de shows, festas, feiras e várias outras atividades ligadas a arte, cultura e música.
15 – Palco dos Maiores Festivais de Música Eletrônica
Todos os anos, Braga é palco de um dos maiores festivais de música eletrônica e artes digitais: o Semibreve! Artistas nacionais e internacionais fazem shows nos lugares mais icônicos da cidade como o Theatro Circo, Gnration e Casa Rolão.
.
Quer aprender a trabalhar em casa e sem riscos? CLIQUE AQUI.