Portugal é o terceiro país mais pacífico pra se viver

O Global Peace Index (GPI) é um estudo feito pelo Instituto para Economia e Paz (IEP) que avalia e faz um ranking dos esforços pela paz a nível global, assim, é o Índice Global da Paz. Em 2017 a pesquisa analisou 163 países em 23 indicadores diferentes, entre eles os conflitos nacionais e internacionais, a segurança e a proteção na sociedade e o nível de militarização dos países, classificando as nações em uma escala que vai de 1 a 5. Por exemplo, quem recebe o número 1, representa mais proximidade do estado de paz, já o país que recebe o número 5, distanciamento do estado de paz. Portugal atingiu a marca de 1,258, segundo o IEP.

Dos países lusófonos classificados na tabela em 2017, Portugal fica em primeiro lugar, considerado o mais pacífico destes.

Conforme o documento, a Europa é o continente mais pacífico do mundo, tendo seis países entre os sete primeiros do ranking. À frente de Portugal estão somente a Islândia e Nova Zelândia, os dois primeiros, respectivamente.

 

Em 2016, Portugal estava em quinto lugar. Um dos indicadores que contribuíram para a subida de Portugal no ranking foi a diminuição da instabilidade política. O Brasil foi um dos 39 países do mundo que apresentaram piora nesse tópico.

No ranking dos países mais pacíficos para se viver em 2017 o Brasil está na 108ª posição. No ranking de 2016 o Brasil estava na 105ª posição, ou seja, apresentou uma considerável decadência. A marca do país é de 2.199, uma enorme diferença em relação à Portugal.

Portugal, que há menos de cinco anos ocupava a décima sexta posição no ranking, teve uma ascensão meteórica, que se deve, sobretudo, à notável recuperação que a economia portuguesa tem registrado dos abalos da crise econômica mundial. Portugal teve a maior melhoria da região européia no documento.

.

Quer trabalhar com a internet e sem correr riscos? CLIQUE AQUI.