Dicas para a adaptação das crianças no novo país

No momento em que você der aos seus filhos a notícia de que irão mudar de país, as reações podem ser diversas, de medo à empolgação. Com certeza irão surgir inúmeras questões dos pequenos em relação à mudança: onde fica? Que língua falam? Lá tem crianças? Como vai ser minha escola? Você deve estar preparado pra responder a essas perguntas.

Uma das primeiras atitudes que podem ser tomadas para acabar com essas dúvidas, antes mesmo da mudança, é se sentar com a criança em frente ao computador e fazer pesquisas na internet com base nas perguntas dela, mostrando a ela imagens, como por exemplo, do clima, pontos turísticos, escolas, bairro onde irão morar, etc.

Outra dica que fará toda a diferença é você falar coisas positivas sobre a mudança, e não o contrário. A criança irá notar pela sua atitude se a mudança é vantajosa e motivo pra se animar, ou se é um problema. Procure sempre transmitir positividade para seus filhos a respeito da vida em Portugal, isso irá tranquilizá-lo e ajudará a afastar o medo.

Será impossível levar todos os brinquedos e itens pessoais que seu filho gosta para o novo país. Você deve explicar isso a ele, e juntos vocês selecionarão os objetos favoritos da criança. Assim, quando chegar no novo país, a criança terá lembretes de que está em casa, isso ajudará na adaptação.

Você pode também ajudar seu filho a manter contato com os velhos amigos do Brasil. Utilize as redes sociais, como o Facebook e WhatsApp, para permitir que ele converse com os amigos que deixou. A criança certamente irá querer dividir com os amigos as novidades da vida em Portugal, e isso também a ajudará a ver os pontos positivos da mudança. Conforme a criança for fazendo novas amizades na escola ou na vizinhança, convide os novos amiguinhos para ir à sua casa, e permita que seu filho visite a deles também.

Quando estiverem em Portugal, procure fazer passeios com seu filho pela cidade com frequência. Isso fará com que ele se familiarize com o ambiente novo e se adapte ao local com mais facilidade.

Uma grande vantagem de mudar para Portugal com as crianças, é que o idioma falado lá também é o português, o mesmo que ela falam no Brasil. Esse fator faz com que a socialização e adaptação na nova escola ocorra com muito mais naturalidade. E se você ainda tem dúvidas sobre pra qual país da Europa quer se mudar, considere o fator idioma como um grande ponto a favor de Portugal.

Por fim, saiba que as crianças costumam se adequar à novidades com muito mais facilidade do que os adultos. Elas aprendem rapidamente. Tenha fé na força dos seus filhos!




Saiba como Morar em Portugal Passo à Passo

Conheça o GUIA Oficial Morar em Portugal

Morar em Portugal é um guia completo para quem deseja trabalhar, residir ou passear na terra de Cabral.

Ao acessar o guia, você terá acesso as informações abaixo:

    1. Planejamento de moradia
    2. Emissão de passaporte comum
    3. Emissão de passaporte de emergência
    4. Quanto levar em dinheiro?
    5. Como escolher passagens aéreas?
    6. Como escolher hotel barato?
    7. Que documentos autenticar no Brasil?
    8. Documentos necessários para apresentar na Imigração
    9. Média de custos para os primeiros meses de moradia
    10. Despesas básicas
    11. Que documentos preciso ter para morar em Portugal?
    12. Onde morar?
    13. Como consigo vagas de emprego em Portugal para brasileiros?
    14. Matriculas escolares para filhos
    15. Como faço para me legalizar?
    16. Como tirar habilitação em Portugal?
    17. Comprando carro barato em Portugal
    18. Como estudar em uma universidade portuguesa?
    19. E muito mais!



Cadastre-se em nossa Lista

Patrícia Alves

Fundadora e proprietária do site Morar em Portugal. Mãe, esposa, web marketeer e imigrante em Portugal. Mora em Cascais com o marido e as filhas.Clique no ícone do Facebook para acessar meu perfil

Website: https://moraremportugal.com