Dicas para a adaptação das crianças no novo país

3274

No momento em que você der aos seus filhos a notícia de que irão mudar de país, as reações podem ser diversas, de medo à empolgação. Com certeza irão surgir inúmeras questões dos pequenos em relação à mudança: onde fica? Que língua falam? Lá tem crianças? Como vai ser minha escola? Você deve estar preparado pra responder a essas perguntas.

Uma das primeiras atitudes que podem ser tomadas para acabar com essas dúvidas, antes mesmo da mudança, é se sentar com a criança em frente ao computador e fazer pesquisas na internet com base nas perguntas dela, mostrando a ela imagens, como por exemplo, do clima, pontos turísticos, escolas, bairro onde irão morar, etc.

Outra dica que fará toda a diferença é você falar coisas positivas sobre a mudança, e não o contrário. A criança irá notar pela sua atitude se a mudança é vantajosa e motivo pra se animar, ou se é um problema. Procure sempre transmitir positividade para seus filhos a respeito da vida em Portugal, isso irá tranquilizá-lo e ajudará a afastar o medo.

Será impossível levar todos os brinquedos e itens pessoais que seu filho gosta para o novo país. Você deve explicar isso a ele, e juntos vocês selecionarão os objetos favoritos da criança. Assim, quando chegar no novo país, a criança terá lembretes de que está em casa, isso ajudará na adaptação.

Você pode também ajudar seu filho a manter contato com os velhos amigos do Brasil. Utilize as redes sociais, como o Facebook e WhatsApp, para permitir que ele converse com os amigos que deixou. A criança certamente irá querer dividir com os amigos as novidades da vida em Portugal, e isso também a ajudará a ver os pontos positivos da mudança. Conforme a criança for fazendo novas amizades na escola ou na vizinhança, convide os novos amiguinhos para ir à sua casa, e permita que seu filho visite a deles também.

Quando estiverem em Portugal, procure fazer passeios com seu filho pela cidade com frequência. Isso fará com que ele se familiarize com o ambiente novo e se adapte ao local com mais facilidade.

Uma grande vantagem de mudar para Portugal com as crianças, é que o idioma falado lá também é o português, o mesmo que ela falam no Brasil. Esse fator faz com que a socialização e adaptação na nova escola ocorra com muito mais naturalidade. E se você ainda tem dúvidas sobre pra qual país da Europa quer se mudar, considere o fator idioma como um grande ponto a favor de Portugal.

Por fim, saiba que as crianças costumam se adequar à novidades com muito mais facilidade do que os adultos. Elas aprendem rapidamente. Tenha fé na força dos seus filhos!

.

Quer trabalhar com a internet e sem correr riscos? CLIQUE AQUI.