Tradições natalinas em Portugal

0
78

Não é novidade que no dia 25 de dezembro se comemora o nascimento de Cristo, essa celebração envolve tradições e celebrações em Família, cujo intuito é aproximar à todos. Cada País têm suas tradições e Portugal não foge a regra.

.⦁ Do pinheiro ao presépio:
Assim como em muitos outros lugares do Mundo, o pinheiro é quase um elemento obrigatório na decoração natalina dos portugueses, os pinheirinhos são enfeitados com bolas, pisca-pisca, a estrela no topo, entre outros enfeites que pra nós, brasileiros, já são comuns mas não perdem sua essência. A árvore de Natal de Lisboa costuma ser montada próxima ao dia 28 de novembro, e assim se torna mais uma das atrações turísticas da cidade.
Os presépios são tradicionalmente montados com Maria, José, os três Reis Magos e os animaizinhos. O que difere de nossa cultura é o fato de o Menino Jesus ser colocado na manjedoura somente após a Missa do Galo, realizada na noite do dia 24 para o dia 25. Para os portugueses, um presépio bem montado deve conter musgo em sua base, para isso alguns vão até os campos para colher o musgo e assim manter mais essa tradição.
⦁ Da Missa do Galo à Ceia:

 

A missa do Galo é algo de suma importância para as famílias católicas que residem em Portugal, muitas delas vão á missa, celebram o nascimento de Cristo e após partilham a Ceia. A missa também é transmitida nos canais televisivos do País, assim como no Brasil.
A Ceia de Natal é conhecida pelos Portugueses como “Consoada”, esse termo não se refere somente a Ceia, como também a entrega de presentes realizada pelas famílias nesta data. Os pratos da Ceia costumam variar de acordo com a região do País, mas o que costuma ser mais visto são os Perus e Polvos assados e o bacalhau. Já as rabanadas, sonhos, azevias, broas e coscorões são alguns dos doces típicos desta época e algumas das sobremesas escolhidas para a ceia. O principal objetivo da Consoada é a família celebrar o tempo de Paz e Amor.

⦁ Do “Papai Noel” à troca de presentes:

Em Portugal não se diz “Papai Noel” mas sim “Pai Natal” . As crianças escrevem cartas para ele, contam o que desejam ganhar de presente neste natal e as deixam nos pinheiros. O mais comum no país é que o Pai natal deixe os presentes á noite e as crianças só os abram no dia 25 pela manhã, mas também existem as famílias que preferem fazer a abertura dos presentes deixados por ele por volta da meia-noite do dia 25.
Assim como no Brasil, é comum o amigo secreto e a troca de presentes em família, normalmente esta celebração é feita após a ceia natalina, fazendo com que assim a Consoada esteja completa.

Quer morar em Portugal? Acesse AQUI

⦁ O calendário do Advento:

Pra finalizar, falaremos sobre uma das tradições mais diferentes do natal português; O calendário do advento é como uma contagem regressiva para o natal, onde em cada um dos dias do mês de dezembro que antecedem o natal deve ser feito algo novo, seja para ajudar ao próximo ou a si mesmo. Têm os que coloquem chocolates dentro de caixinhas especificas para cada dia do mês para que assim, após a tarefa realizada, eles possam sentir o doce gosto da paz que reina no natal e do ano que está por vir.

Você deve estar achando tudo muito igual à suas tradições de Natal. Mas existe uma diferença e é na CEIA!

Em Portugal a ceia natalina é servida desta forma:
Consoada:  também aqui o prato típico da noite de consoada é o bacalhau cozido com couve portuguesa ou enriquecido com grão e cenoura cozidos.
Almoço de Natal: o prato de carne que encontramos nesta região no dia de Natal é o tenro cabrito assado no forno, com deliciosas batatinhas assadas.
Doces: na Estremadura, as fatias douradas, a aletria, broas castelar ou de batata doce, filhós e as azevias que podem ser de grão ou batata doce enchem as mesas de Natal desta zona de Portugal.

Tradições natalinas em Portugal
Rate this post
moraremportugal.com