São bem-vindos! Ministro anuncia novas medidas para aproximar Portugal ao Brasil

0
3312

Fica cada vez mais óbvio que existe um intenção do Governo de Portugal e do Brasil em aproximar os dois países irmãos. O objetivo também é com certeza facilitar a entrada e a saída das pessoas entre os dois países, sempre na busca de melhores oportunidades.

Nessa caso, o ministro brasileiro da Cultura, Sérgio Sá Leão, muito recentemente demonstrou uma enorme vontade pública de em termos culturais o Brasil e Portugal se conseguirem aproximar, tornando muito fácil por exemplo a integração dos brasileiros que decidiram morar em Portugal. Recordamos que com o nosso passo a passo atualizado para morar em Portugal todo esse processo vai se tornar ainda mais simples.

Objetivo é aproximar os dois países

Segundo o site “Observador”, o ministro da Cultura brasileiro, Sérgio Sá Leitão, considerou que é necessário medidas concretas para que seja efetivamente possível o aprofundar e o acelerar do fluxo cultural entre Brasil e Portugal, que deve ainda envolver outros países lusófonos. “Tenho visto que a cultura brasileira, pelas mãos do mercado, tem chegado a Portugal, mas a cultura portuguesa tem chegado pouco ao Brasil e penso que isso é muito ruim para os dois países. Acho que podemos, a partir de uma política pública efetiva para isso, aumentar, intensificar e acelerar este fluxo de trocas culturais entre os dois países”, declarou à Lusa o ministro.

O ministro referiu ainda que é preciso ainda “fazer chegar (esta troca) aos demais países de língua portuguesa e, porque não, ao resto do mundo”. Sérgio Sá Leitão falou à margem da conferência “Horasis — The Global Visions Community”, que se realiza em Cascais, arredores de Lisboa, até a terça-feira. Na terça-feira, Sá Leitão vai reunir-se com o seu homólogo português, Luís Filipe de Castro Mendes.

“Eu penso que o ministro Luís Filipe tem um conjunto de ideias e sugestões e, obviamente, estamos abertos a ouvi-las e a avaliá-las. Nós também temos algumas sugestões”, referiu. “O objetivo central deste encontro é o meu desejo, é o desejo dele, e acho que é uma necessidade do ponto de vista dos dois países, que possamos não só no nível do discurso, mas concretamente aprofundar a relação cultural e o fluxo cultural entre Brasil e Portugal”, declarou.

Necessário trabalhar juntos

Para o governante brasileiro, é preciso “trabalhar juntos nesta ideia de conteúdo cultural, conteúdo artístico e conteúdo criativo em língua portuguesa”, devendo também intensificar as trocas entre os dois países com os demais de língua portuguesa e, ainda, “pensar no mercado global”, disse. Sá Leitão declarou que o Brasil está a iniciar este ano as comemorações dos 200 anos da independência do Brasil (que ocorreu a 7 de setembro de 1822), sendo algo que irá se intensificar ao longo do tempo até 2022.

“Vou compartilhar com o ministro Castro Mendes como estamos a trabalhar isso e vamos procurar ver de que maneira como Portugal pode se juntar a nós. Acho importantíssimo que esta comemoração se dê com uma presença muito ativa de Portugal, pelas raízes históricas, pelos elos todos que nos unem, que estão bem representados por este episódio da independência do Brasil”, indicou. Este ano, segundo o ministro já há uma exposição que vai focar “o legado de D. João VI (…) integrando a programação oficial”.

Se quiser viver nesse país maravilhoso, tenha suas dúvidas eliminadas e faça parte da nossa enorme equipe que com nosso curso atualizado entrou e se legalizou em Portugal, sabendo de tudo para tornar o processo rápido e simples.