Relatos de imigrantes – Morar em Portugal

Este artigo é dedicado aos Brasileiros que decidiram morar em Portugal.
Estes brasileiros são pessoas normais, como você que está lendo aqui, agora…

Como você vai ver, cada imigrante tem a sua dificuldade quando chega, assim como tem as suas paixões…. Uns amam as praias, outros amam a culinária, mas todos tem algo em comum. Saíram do seu país de origem e recomeçaram a vida em Portugal.

Ser imigrante pode brilhar aos olhos de muitas pessoas, as vezes é o sonho americano, outras vezes o sonho europeu, mas não é fácil ser imigrante em nenhum país do mundo. Este artigo servirá como um informativo para quem está chegando.

Um imigrante é um guerreiro, e ninguém se torna guerreiro sem luta!

Conheça agora um pouco destes guerreiros 🙂

 

Rodrigo Lopes ,37 anos , de  Sorocaba, interior de São Paulo

Rodrigo Lopes
Foto: Arquivo pessoal

O que levou você a escolher Portugal como Destino? Fui para Portugal com 21 anos em 2001 , meu irmão mais velho não estava passando um bom momento no Brasil , ele a esposa conheciam um casal que estavam dispostos a ir também para Lisboa e resolveram ir , em fevereiro de 2001 e eu aproveitando embalo fui em maio ,

Está a quanto tempo em Portugal? morei 14 anos em Portugal

Quais foram suas maiores dificuldades? Passamos dificuldades é verdade, teve momentos em que tinha pouca comida… Nessa época a maior dificuldade penso que era um pouco racismo , muito preconceito para os brasileiros e os de outras nacionalidades, mas tudo foi melhorando com o tempo , obtenção de vistos , trabalhos melhores.  ,

O que mais gosta em Portugal? Eu vejo que em Portugal o dinheiro tem valor, o custo de vida é baixo, para conseguir estruturar sua vida você não leva anos, a segurança é muito melhor , escola também , hospitais também são excelentes.

No momento estou no Brasil, mas estou de malas prontas para retornar a Portugal ainda este ano com minha família.




morar em Portugal - Jamile Fridman | Foto: Arquivo Pessoal

Jamile Fridman
Foto: Arquivo Pessoal

Jamille Fridman, 27 anos, Morava no Rio de Janeiro

O que levou você a escolher Portugal como Destino? Me mudei com meu namorado na altura, que hoje é marido, porque a família dele veio pra cá,

Está a quanto tempo em Portugal? Em agosto desse ano completo 4 anos aqui

Quais foram suas maiores dificuldades? Estar longe da família e dos amigos

O que mais gosta em Portugal? Viver com segurança e da facilidade de conhecer outros países

Voltaria para o Brasil?  No momento não, porque tenho uma vida estruturada aqui e o custo de vida em Portugal é muito mais acessível que no Rio de Janeiro

O que diria para quem está chegando em Portugal? Acho só que as pessoas têm que levar a sério a questão da documentação. Muitas pessoas ficam aqui ilegais e acabam se prejudicando, Portugal tem suas dificuldades como em qualquer país, muitas pessoas acham que estamos aqui de férias, mas temos uma vida normal como qualquer pessoa. A diferença é que o custo de vida é mais baixo que no Rio de Janeiro e a qualidade de vida muito melhor. É um lugar pra ser muito feliz, desejo boa sorte pra quem vai encarar essa nova experiência.



Morar em Portugal

Jairo Santos
Foto: Arquivo pessoal

Jairo Augusto Pereira Santos, 46 anos, Rio de Janeiro (carioca)
O que levou você a escolher Portugal como Destino? Encantos de Portugal, sua história e a língua
A quanto tempo está em Portugal?Estou em Portugal à 16 anos
Quais foram suas maiores dificuldades? Minhas dificuldades foram basicamente com relação a legalização no país, mas isso já foi superado!
O que mais gosta em Portugal?  Vivo no Porto, que por si já é encantador, na verdade é muito difícil expor em poucas linhas o que mais gosto nesse País… mas vou tentar resumir em: Culinária, tranquilidade, segurança, qualidade de vida…como eu disse são muitas coisas que aqui me encantam!
Voltaria para o Brasil? Voltaria da mesma maneira que já fiz, de férias somente.
O que diria para quem está chegando em Portugal? Aos meus patrícios desejo-vos toda sorte e felicidade, assim como eu consegui, vocês também conseguirão!



Morar em Portugal - Rose Verhaert Foto: Arquivo pessoal

Rose Verhaert | Foto: Arquivo pessoal

 

Rose Verhaert,  de Santa Catarina.
O que levou você a escolher Portugal como Destino? Morava no litoral Catarinense e escolhi Portugal por causa da facilidade do visto para brasileiros.
A quanto tempo está em Portugal? 9 meses
Quais foram suas maiores dificuldades? Encontrar moradia para alugar e ser sozinha sem conhecer NINGUÉM
O que mais gosta em Portugal? Das coisas que funcionam, do serviço público, da segurança e das pessoas
Voltaria para o Brasil? Não voltaria. Infelizmente tive que voltar por motivos profissionais, mas retorno a Portugal em breve e para sempre.
O que diria para quem está chegando em Portugal? Olha, o recado é… vá com muito planejamento, com tudo juridicamente certo pois a época de chegar e ver o que acontece já se foi. Agora a fiscalização está em cima, e a crise se abateu sobre toda a Europa. A diferença entre o Brasil, é que a Europa sempre sai do buraco, cedo ou tarde se realinha. E o Brasil desde que nasci (há meio século atrás) nunca saiu disso.




Morar em Portugal

Manoel Vitor Pratte
Foto: Arquivo Pessoal

Manoel Vitor Pratte 32 anos, Morava na Rio, mas é Capixaba

O que levou você a escolher Portugal como Destino? Oportunidade de fazer o Mestrado em Marketing
A quanto tempo está em Portugal? Cerca de 4 meses
Quais foram suas maiores dificuldades? Ainda é a adaptação com a cultura local principalmente em meu trabalho, distancia de família e amigos.
O que mais gosta em Portugal? A tranquilidade da cidade, carga cultural, financeiramente mais estável é muito próximo de diversos outros destinos.
Voltaria para o Brasil?  Sim. Basicamente por motivos emocionais ou profissionais.




Robson Alves e família 34 anos, de Porto Alegre,

Robson Alves e família
Foto: Arquivo pessoal

O que levou você a escolher Portugal como Destino? Minha primeira oportunidade de conhecer Portugal foi em 2006, onde acabei ficando e morando por 6 anos e depois voltei pro Brasil, onde fiquei um período, mas voltei à Portugal
A quanto tempo está em Portugal? No total tenho quase 7 anos de Portugal
Quais foram suas maiores dificuldades? Apesar de em Portugal falarem português, o português daqui é bem diferente do português do Brasil…. então no começo não entendia muito bem o que os portugueses falavam…. 
O que mais gosta em Portugal? A segurança, a educação e a qualidade de vida que posso proporcionar a minha família são os principais fatores, mas não posso deixar de mencionar que as praias são maravilhosas, a culinária é espetacular (principalmente pra quem gosta de frutos do mar).
Voltaria para o Brasil?  Não pensamos nisso.




Cadastre-se em nossa Lista

Patrícia Alves

Fundadora e proprietária do site Morar em Portugal.
Mãe, esposa, web marketeer e imigrante em Portugal.
Mora em Cascais com o marido e as filhas.

Clique no ícone do Facebook para acessar meu perfil

Website: https://moraremportugal.com