Portugal, um país que preserva sua história

0
2075

Portugal preserva sua história

No último mês o Brasil se entristeceu junto com a perda de parte de sua história. A falta de investimentos e cuidados com a História do País causou isso. Algo interessante de se refletir é o motivo de não se encontrarem notícias sobre museus e prédios históricos fechados ou destruídos em Portugal. Se formos analisar pela lógica, as edificações Portuguesas são muito mais antigas que as brasileiras, sendo assim o país não deveria ser mais propenso a acidentes que o Brasil? NÃO! Isso não ocorre por que Portugal é um dos países que mais investe em Cultura.

O investimento em Cultura teve um impulso no ano de 1990 na terrinha de Cabral, a partir dali o crescimento do investimento na história do País passou a ser de 14% ao ano, vale ressaltar que Portugal é o único país europeu sem quebra de investimentos desde o ano de 1996!

Para exemplificar o que estou falando, irei citar algumas das mais antigas e famosas edificações históricas do País, contando seu ano de fundação e explicando um pouco de sua história:

 

Museu Nacional Soares Reis – Segundo Registros, é o mais antigo do País, foi fundado no decorrer do ano de 1833, o mesmo está instalado no Palácio das Carrancas, que foi construído no ano de 1795. Ele se encontra na cidde do Porto e possui como seu principal objetivo a divulgação de peças artísticas, como telas e esculturas.

Mosteiro dos Jerónimos – Fundado pelo Rei Dom Manuel I no início do século XVI (isso mesmo, por volta do ano de 1500). A primeira pedra da edificação foi posta sobre o solo no dia 6 de Janeiro, algo simbolico pois o dia citado refere-se ao dia de reis. O local se mantém preservado e conta a historia dos Monges que viveram ali até o século XIX. Encontra-se em Lisboa.

Igreja Paroquial de Válega– O local é uma verdadeira obra Prima, tem sua fachada virada para o poente, suas paredes com azulejos coloridos e desenhos qur até hoje são preservados e possui estrutura dourada. A igreja é um verdadeiro templo dourado! Seu patronado era de iniciativa privada até o ano de 1150, desta data até o ano de 1288 foi o Mosteiro de São Pedro de ferreira. De 1583 até 1833 foi propriedade do Bispo e da Sé Catedral do Porto. Construção antiga e história que hoje é uma bela igreja.

Torre de Belém – construida por Francisco de Arruda entre os anos de 1514 e 1521, foi construída para ser um baluarte de defesa da entrada do Rio, cruzando fogo com a torre fronteira de São Sebastião que se encontra na outra margem. Foi encomendada por Dom Manuel I e é aberta a visitações. O local se mantém belo e preservado, está localizado em Lisboa.

Fica claro o quanto Portugal preserva e prestigia sua história. Um país que não reconhece o esforço de seus antepassados, não preserva seus registros e não cuida de sua cultura, padece no caos de um futuro incerto.


Capela dos ossos-
Situada na igreja de São Francisco, foi construida no século XVII pela iniciativa de três monges. O local é decorado por ossos do chão ao teto. Está localizada em Évora, a capela teve algumas de suas partes restauradas nos anos de 2014 e 2015, os custos da restauração foram cerca de 3,5 milhões de Euros.

 

Quer morar em Portugal e não sabe por onde começar? Acesse nosso guia COMPLETO