António Costa dirigiu-se aos portugueses, na tarde de domingo, para falar sobre as medidas fronteiriças a adotar, na sequência da pandemia de Covid-19.
Via TVI
O primeiro-ministro adiantou que haverá segunda-feira de manhã uma reunião entre os ministros da Saúde e da Administração Interna da União Europeia, para uma decisão comum sobre a fronteira externa europeia.
Também serão discutidas “preocupações com a nossa fronteira interna, tendo em conta a situação em Espanha”, adiantou António Costa
Da videoconferência com o homólogo espanhol, António Costa revelou que os países acordaram em “agir em conjunto na gestão da fronteira, que é comum”.
Na segunda-feira, o ministros da Saúde e da Administração Interna de Portugal e Espanha reúnem-se para “definir as regras”, que deverão obedecer aos princípios da liberdade de circulação de mercadorias e garantir os direitos dos trabalhadores fronteiriços.
O primeiro-ministro salientou que, nas regras a definir, “haverá uma restrição à circulação para efeitos de turismo e lazer”.
Para o primeiro-ministro, a restrição à circulação para efeitos de turismo e lazer “é importante tendo em conta que nos períodos de férias da Páscoa há tradicionalmente uma grande ocorrência de turistas espanhóis a Portugal“.
As medidas serão acordadas amanhã, de forma a garantir que a nossa fronteira terrestre vai continuar a permitir o bom funcionamento das relações entre os dois países, mas a assegurar a segurança que é imprescindível garantir neste momento”, reforçou António Costa.