Mais oportunidades! Brasil e Portugal assinam acordo histórico para se aproximarem

0
3153

Os dois países assinaram no passado dia 27 de junho um acordo bilateral que promete aproximar ainda mais o Brasil e Portugal.

O objeivo principal é que exista ainda um maior intercâmbio entre os dois países irmãos, proporcionando uma maior criação de emprego e investimentos em startups e outros negócios envolvendo os dois países. Relembramos que com o nosso passo a passo atualizado para morar em Portugal todo o processo vai se tornar simples.

Um acordo histórico que nos torna ainda mais próximos

Como garante a Agência Brasil, Brasil e Portugal assinaram, em Lisboa, um acordo para incrementar a cooperação em inovação entre os dois países. Com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento econômico e social de ambos os países, o ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), Marcos Jorge, e o ministro da Economia de Portugal, Manuel Caldeira Cabral, assinaram o documento.

O ministro brasileiro, Marcos Jorge, conversou com a Agência Brasil e disse que a relação de intercâmbio entre Portugal e Brasil já propiciou trocas de conhecimento, principalmente por meio das experiências portuguesas com startups e a chamada indústria 4.0 e que o acordo assinado hoje vai contribuir com o aprofundamento dessas trocas.

O acordo, que também foi firmado por representantes da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e da Secretaria da Indústria de Portugal, tem como finalidade elevar e diversificar o perfil dos investimentos nos dois países; proporcionar a criação de empregos; fortalecer a colaboração em iniciativas no setor da indústria 4.0; apoiar os contatos de negócios e a troca de informações entre funcionários e especialistas.

Acordo entre Mercosul e Portugal está para breve

Apesar de o acordo entre Mercosul e União Europeia não ter sido ainda finalizado, Marcos Jorge disse que tanto Brasil quanto Portugal reafirmaram o desejo de concretizar a parceria.

“Obviamente, muita coisa depende do bloco europeu. Portugal reforçou a sua posição de manifestar-se dentro do bloco europeu, muito favoravelmente à conclusão do acordo entre o Mercosul e a União Europeia – posição que nós também convergimos e que estamos mostrando toda disposição, não apenas do Brasil mas também do Mercosul, para ter acordo entre os blocos”.

Essa já não é a primeira medida entre os países irmãos

Há cerca de um ano, o governante brasileiro Castro Mendes garantiu que é preciso “trabalhar juntos nesta ideia de conteúdo cultural, conteúdo artístico e conteúdo criativo em língua portuguesa”, devendo também intensificar as trocas entre os dois países com os demais de língua portuguesa e, ainda, “pensar no mercado global”, disse. Sá Leitão declarou que o Brasil está a iniciar este ano as comemorações dos 200 anos da independência do Brasil (que ocorreu a 7 de setembro de 1822), sendo algo que irá se intensificar ao longo do tempo até 2022.

Se quiser viver em Portugal, tenha suas dúvidas eliminadas e faça parte da nossa enorme equipe que com nosso curso atualizado entrou e se legalizou em Portugal, sabendo de tudo para tornar o processo rápido e simples.