Fomos enganados até hoje! Lisboa não é a capital oficial de Portugal; entenda qual é

0
514

A história de Portugal é tão rica que, por vezes, nem mesmo os professores de História ensinam algumas curiosidades bem interessantes. Uma delas está com certeza na escolha da capital portuguesa.

De fato, ao contrário do que nos foi ensinado desde cedo, Lisboa não é, em termos históricos e teóricos, a capital oficial de Portugal. Quem é oficialmente a capital portuguesa é a bonita cidade de Coimbra. Relembramos que com o nosso passo a passo atualizado para morar em Portugal todo o processo vai se tornar mais simples.

Mas porque motivo Coimbra é a capital oficial de Portugal?

Como garante o site “Observador”, a capital oficial do país é Coimbra, onde a corte morou até 1255. Nesse ano, D. Afonso III quis mudar toda a corte para Lisboa, que se havia tornado numa cidade cada vez mais próspera. O estuário estava de tal forma desenvolvido que podia receber os navios de mercadorias, o que motivou muita gente a escolher viver por perto. A certa altura, Coimbra tinha ficado para trás nas condições de vida que oferecia. Então D. Afonso III fez as malas e rumou para a cidade. Mas nem ele, nem nenhum outro rei assinou qualquer documento que oficializasse Lisboa como capital oficial portuguesa: passou a sê-lo de facto, na prática, porque a corte lá vivia em permanência. Algo que nunca foi oficializado, pelo que Coimbra continua a ser a capital oficial de Portugal.

Conheça um pouco “a capital oficial” de Portugal

Coimbra é uma cidade belíssima de ruas estreitas, pátios, escadinhas e arcos medievais. Foi o berço de nascimento de seis reis de Portugal e da Primeira Dinastia, assim como da primeira Universidade do País e uma das mais antigas da Europa fundada em 1290 com aproximadamente 30000 (trinta mil) estudantes.

A escolha da capital portuguesa nunca foi fácil

Na verdade, Portugal, ao longo dos tempos, já teve cinco capitais. São 900 anos de História, portanto o número não é de espantar. Tudo começou em Guimarães, o berço de Portugal, seguindo depois para Coimbra – que permaneceu efetivamente como capital até ao reinado de Afonso III em 125 – e mudou para Lisboa quando a residência oficial da corte passou a ser em terras do Tejo. Pelo caminho estiveram também o Rio de Janeiro (Brasil) e Angra do Heroísmo (Açores), a primeira durante as Invasões Francesas e a segunda durante o conflito entre liberais e absolutistas.

De fato, a história de Portugal ainda tem muitos segredos surpreendentes, provando mesmo porque o país foi um dos primeiros em todo o mundo a conseguir fixar suas fronteiras, o tornando um dos mais antigos da história.

Se quiser viver nesse país maravilhoso, tenha suas dúvidas eliminadas e faça parte da nossa enorme equipe que com nosso curso atualizado entrou e se legalizou em Portugal, sabendo de tudo para tornar o processo rápido e simples.