Cônsul de Portugal dá dicas para quem quer Imigrar

0
5499

Portugal já possui mais de 85 mil brasileiros com residência fixa, além de mais 30 mil que conseguiram cidadania por descendência.

O fenômeno de emigração que ocorre no Brasil, demonstrado em uma pesquisa DataFolha divulgada em maio, indica que seis em cada dez brasileiros têm desejo de deixar o país. exponencial parte desse número desejam ir para Portugal, onde já habitam mais de 85 mil brasileiros com residência fixa além de mais 30 mil que conseguiram cidadania por descendência, conforme dados do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

Uma das principais razões que levam os brasileiros ao país é a praticidade da língua, mas também está sendo procurado, por pessoas de diversas partes do mundo. Isso pois vive um instante especial de sua história com grande desenvolvimento econômico, cultural e de estabilidade social, segundo Antônio Almeida, cônsul do país europeu em João Pessoa.

Antônio explicou que, entre outras coisas boas, a segurança que as famílias se deparam por lá é mais um dos pontos que atrai os brasileiros. Ele falou ao Portal Correio sobre como é o processo de integração dos que estão se deslocando para viver em Portugal. Assista aos tópicos no vídeo acima.

Quem são as pessoas que podem migrar?

“Qualquer pessoa. O adequado, é que se vai para trabalhar, é fundamental já ter um contrato em Portugal, para imigrar legalizado no país”.

Como funciona a Legalização?

“Primeiro de tudo, caso queira morar em Portugal, é importante ir antes para tomar conhecimento de qual a região que deseja ficar e as condições. Mas para se legalizar, é fundamental ter passaporte com vencimento prolongado, ser maior idade, RG, ficha de antecedentes criminais, certidão de nascimento, diplomas etc.

Todos os documentos precisam ser apropriadamente apostilhados em qualquer cartório capacitado independentemente da origem destes e deixarão de ser apresentados aos serviços consulares para legalização”.

De acordo com o cônsul Antônio Almeida, cerca de 30 mil brasileiros estão no país em circunstância irregular na expectativa de conseguirem se legalizar.

Quantos Euros devo ter?

“É necessário, no mínimo, ter mil euros mensalmente para se manter Vai pagar um Arrendamento de 300 a 400 euros. O restante é para outros custos como alimentação”.

Como é o mercado de trabalho em Portugal?

“Portugal está Necessitando de mão de obra especializada, certamente cada um em sua área. Engenharia, enfermagem e comércio em geral, principalmente em hotelaria, estão em evidência”.

Diploma brasileiro, consigo cursar em Portugal?

“Para usar o diploma brasileiro em Portugal, é necessário revalidá-lo. Antes de ir, você passa em um cartório, faz o apostilhamento do certificado e das disciplinas que estudou e lá em Portugal, nas faculdades, vai confirmar essa revalidação”.

Brasileiros podem usar o Sistema de Saúde em Portugal?

“Os brasileiros possuem direito aos serviços de saúde de graça em Portugal. Após apresentar o PB4, que é um documento de segurança social, eles começam a ter o atendimento gratuito no país”.

Fonte: Portal Correio

Conheça um Passo a Passo Completo para você Imigrar para Portugal Legalmente!